A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR Profa. Alice T. Cybis Pereira, Ph.D. Programa de Pós-Graduação em Eng. de Produção/EPS/CTC Curso de Esp. em Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR Profa. Alice T. Cybis Pereira, Ph.D. Programa de Pós-Graduação em Eng. de Produção/EPS/CTC Curso de Esp. em Informática."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR Profa. Alice T. Cybis Pereira, Ph.D. Programa de Pós-Graduação em Eng. de Produção/EPS/CTC Curso de Esp. em Informática no Projeto e no Desenho/EGR/CCE

2 zLocalização temporal - terceira geração de computadores ( ). Circuitos Integrados- Chips contribuem para a redução em termos de custo e tamanho dos computadores. Estes ficam mais acessíveis aos órgãos governamentais e instituições de pesquisa e educação. Linguagens de alto nível são desenvolvidas, ex. algol e fortran, motivando o desenvolvimento de softwares em diversos campos da engenharia. CAD e seu Desenvolvimento

3 zNo inicio dos anos 60, Ivan E. Sutherland desenvolve o sistema SketchPad no Laboratório Lincoln do MIT. Implementado em um computador TX-2 financiado pela Agência de Projetos Avançados de Pesquisa do Departamento de Defesa do EUA, o SketchPad é considerado como o marco fundamental no desenvolvimento de sistemas CAD.

4 Sistema Sketchpad z O SketchPad, naquela época, já possuía características dos atuais software gráficos, tais como desenhar círculos perfeitos em qualquer escala, copiar, cortar e colar.

5 Sistema Sketchpad zEste consistia de um terminal gráfico interativo, o qual permitia ao projetista manipular desenhos que apareciam nas telas em tempo real através de uma caneta de luz e um teclado. zNaquela época computadores não eram interativos, consistiam em mainframes alimentados por programas escritos à mão e transcritos em cartões perfurados ou fitas magnéticas.

6 Sistema Sketchpad zEstes programas eram levados a um centro computacional e rodados em batch-mode. zO esquema time sharing, na qual várias pessoas poderiam usar a mesma máquina simultaneamente via terminais estava apenas sendo introduzido.

7 Terminais Gráficos Interativos z No inicio do desenvolvimento de CAD, tubos de raios catódicos (CRT) revestidos com fósforo de baixa persistência eram usados como terminais gráficos.

8 CAD e seu Desenvolvimento zA tecnologia de computadores eram muito cara nas décadas de 60 e 70. z CAD exigia computadores bastante potentes e caros. zNaturalmente, a pesquisa em CAD desenvolveu- se devido a investimentos de órgãos governamentais ou instituições grandes e ricas.

9 CAD e seu Desenvolvimento zO desenvolvimento de CAD concentrou- se basicamente na indústria automobilística e aeroespacial do que em outras áreas, como por exemplo arquitetura.

10 CAD e seu Desenvolvimento Razões: zdiferença de tamanho e riqueza das firmas; zo custo de projeto em relação ao custo do produto; zcapacidade das firmas em amortizar o custo de equipamento caro.

11 Computer Aided Architecture Design zPesquisa em CAAD - Computer Aided Architecture Design começa a desenvolver-se principalmente nas Universidades e centros de pesquisas. z Na Inglaterra, o desenvolvimento de CAAD está ligado à grandes projetos do setor público na área de edificações (hospitais, habitação, escolas).

12 Computer Aided Architecture Design Sistemas CAAD típicos daquela época: ztentativa de automatizar a tarefa do designer, em termos de gerar soluções e avaliá-las; zo papel do designer ficava reduzido a entrada de dados e, ao ajuste da solução ótima gerada pelo computador à realidade de outros requisitos que não foram considerados pelo sistema. zEx. Whitehead e Eldars(1964)- Rotina de alocação de espaços em hospitais.

13 Computer Aided Architecture Design z Críticas a este tipo de sistemas CAAD foram bastante severas, quanto a consideração a muito poucos requisitos de projeto e também quanto a retirada do projeto das mãos do designer.

14 CAD e seu Desenvolvimento zEnquanto isso, a 4a. Geração de Computadores ( ) trazia o VLSI - Very Large Scale Integration, a integração em um único chip de um processador completo. zA redução em tamanho e custo trouxe os minicomputadores e os desktop microcomputadores, permitindo a popularização deste em todas as áreas de nosso dia-à-dia.

15 CAD e seu Desenvolvimento zA 4a. Geração de computadores trouxe muitos desenvolvimentos na tecnologia de videos, dispositivos de entrada e saída. z A 2a., 3a. e 4a. fases de desenvolvimento de CAD aconteceram durante a 4a. Geração de computadores.

16 Segunda fase do CAAD zMinicomputadores (time-sharing). z tubos de imagens avançados (tubos de raios catódicos-CRT revestidos com fósforo de alta persistência). zdigitalizadores (pulsos elétricos em uma grade de fios/ som ultrasonico em uma linha de microfones) z ComputerAided Building System, ex. HARNESS (hospitais), CEDAR (environment)

17 Terceira fase do CAAD z32 bits zsistemas operacionais multi-usários zvideos para gráficos raster. zDesenvolvimento de softwares de rendering, shading e hidden surface removal. z Muitos dos softwares atuais de CAAD começaram nesta época. z Sistemas modeladores 3D que permitem a integração da informação em um único banco de dados.

18 Quarta fase do CAAD zMicro-computadores e estações gráfica isoladas (ex. SUN, Apollo) zCustos baixam substancialmente motivando a pesquisa e tornando possível o emprego deste em firmas de arquitetura de grande e médio porte. z Criação de bureaus de serviço tornavam CAAD possível para pequenas firmas. z Nos anos 80, os investimentos foram drasticamente reduzidos para pesquisa. z Inicio dos CAAD atuais.

19 Fase Atual do CAAD zInicia com a 5a. Fase de desenvolvimento de computadores. zComputadores baseados em processadores de conhecimento e não mais em processadores de informação. z CAAD com sistemas de suporte à decisão usando técnicas de inteligência artificial. z Realidade Virtual e Artificial no desenvolvimento de modelos.


Carregar ppt "PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR Profa. Alice T. Cybis Pereira, Ph.D. Programa de Pós-Graduação em Eng. de Produção/EPS/CTC Curso de Esp. em Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google