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MATEMÁTICA BÁSICA Prof.: Gilson Quelhas Introdução A matemática é como um “kit”de ferramentas. As operac ̧ ões básicas de adic ̧ ão, subtrac ̧ ão,

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1 MATEMÁTICA BÁSICA Prof.: Gilson Quelhas Introdução A matemática é como um “kit”de ferramentas. As operac ̧ ões básicas de adic ̧ ão, subtrac ̧ ão, multiplicac ̧ ão e divisão são as ferramentas disponíveis para nos ajudar a resolver um problema em questão. Apostila pág. 1-23 à 1-32

2 Gráficos e Tabelas Sistemas de Medição Gráficos e tabelas são representações pictoriais de dados, equac ̧ ões e fórmulas. Apostila pág. 1-23,24

3 Tabelas Apostila pág. 1-17,22 Polegada Pé Parcial (cm) Parcial (cm) Inteiro=Pol 5’ = ? Pol 5’ = 5 x 12  60” --------------||--------------- 30” = ? Pés 30” = 30/12  2,5’ 5’ = ? Pol 5’ = 5 x 12  60” --------------||--------------- 30” = ? Pés 30” = 30/12  2,5’ 24” = ? cm 24” = 24 x 2,54  60,96 cm --------------||--------------- 90 cm = ? Pol 90 cm = 90/2,54  35,43” 24” = ? cm 24” = 24 x 2,54  60,96 cm --------------||--------------- 90 cm = ? Pol 90 cm = 90/2,54  35,43”

4 Tabelas Parte Unidade Parcial Inteiro Apostila pág. 1-17,22

5 Tipos de Gráficos Gráficos e tabelas são representacões pictoriais de dados, equac ̧ ões e fórmulas. Apostila pág. 1-24 Alguns dos tipos mais comuns são: os gráficos de barras, gráficos em linha quebrada, gráficos com curvas contínuas e gráficos com círculos.

6 Exemplos: Leitura dos gráficos É mais importante, do ponto de vista do meca ̂ nico, ser capaz de ler um gráfico adequadamente ao invés de desenha-lo. A relac ̧ ão entre a pote ̂ ncia de um certo motor, ao nível do mar e em qualquer altitude até 10.000 pés, pode ser determinada através da tabela Apostila pág. 1-24

7 Exemplos: Este tipo de gráfico evita ter que fazer o cálculo Monograma Geralmente é necessário fazer cálculos, usando a mesma fórmula; porém usando valores diferentes para as variáveis. É possível obter uma soluc ̧ ão usando uma régua de cálculo ou preparando uma tabela. É possível evitar todo esse trabalho, usando um diagrama representativo da fórmula. Apostila pág. 1-25

8 Não consta na Apostila 1 1 2 2 3 3 4 4 5 5 98%

9 Sistema de Medidas Apostila pág. 1-26

10 Lógica do Metro (SI) Apostila pág. 1-27 METRO (10 0 )

11 Conversão de Sistemas Apostila pág. 1-30 a 32 1 mm = 0,04 Pol 1 cm2 = 0,16 Pol2 1 Pol = 25 mm 1 Pol2 = 6,25 cm2 1 mm = 0,04 Pol 1 cm2 = 0,16 Pol2 1 Pol = 25 mm 1 Pol2 = 6,25 cm2 Parcial Inteiro Parte Unidade

12 Conversão de Sistemas Apostila pág. 1-28 a 30

13 Conversão de Sistemas Apostila pág. 1-28 a 30

14 Conversão de Sistemas Apostila pág. 1-28 a 30

15 Unidades de Medida (SI) Litro Mililitro   Não consta na Apostila

16 Matéria terminada Gráficos e tabelas são representações pictoriais de dados, equac ̧ ões e fórmulas. Apostila Completa Será marcada a prova

17 MATEMÁTICA BÁSICA Prof.: Gilson Quelhas Techal Exercícios Teste 2:16-20 Correção Final


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