A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um pouco da História do Chapéu...…. Os Chapéus são usados desde o inicio da humanidade. É impossível afirmar quando é que foi usado pela primeira vez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um pouco da História do Chapéu...…. Os Chapéus são usados desde o inicio da humanidade. É impossível afirmar quando é que foi usado pela primeira vez."— Transcrição da apresentação:

1 Um pouco da História do Chapéu...…

2 Os Chapéus são usados desde o inicio da humanidade. É impossível afirmar quando é que foi usado pela primeira vez uma pele de animal sobre a cabeça como proteção contra os elementos da natureza. Apesar de este não ser um verdadeiro chapéu no atual sentido da palavra, o homem percebeu que cobrir a cabeça era uma vantagem.

3 A palavra CHAPÉU provém do latim antigo "cappa", "capucho" que significa peça usada para cobrir a cabeça. As primeiras modalidades de proteção para cabeça surgiram por volta do ano a.C. no antigo Egito, na Babilônia e na Grécia quando o uso de faixas na cabeça tinha a finalidade de prender e proteger o cabelo. A faixa estreita colocada em torno da copa dos chapéus da atualidade (a fita ou bandana) é um remanescente desse primeiro tipo de proteção para a cabeça. Mais tarde originaram-se os turbantes, as tiaras e as coroas, usadas por nobres, sacerdotes e guerreiros como símbolo de status social. Como sinal de distinção social ou profissional permanecem até hoje os chapéus específicos destinados a pessoas que ocupam determinadas atividades (soldados, marinheiros, eclesiásticos, etc.). O primeiro chapéu efetivamente usado foi o "PÉTASO" por volta do ano a.C.. Tratava-se de um chapéu dotado de copa baixa e abas largas que os gregos que faziam uso em suas viagens como uma forma de proteção. Era um tipo prático, ajustável, podendo ser retirado com facilidade.

4 Na Antiga Roma (por volta do ano a.C.), os escravos eram proibidos de usar chapéus. Quando eram libertados passavam a adotar uma espécie de chapéu semelhante ao barrete (boné em forma de cone, com a ponta caída para um lado), em sinal de liberdade. Outro tipo bastante parecido com o barrete foi o capuz, unido ou não a um manto.

5 INDÚSTRIA DE CHAPÉUS Os materiais mais empregados tradicionalmente na indústria de chapéus são o feltro, a palha e o tecido. Os materiais usados na confecção de chapéus variam conforme os países e as regiões, dependendo das substâncias disponíveis ou dos costumes das pessoas. Em geral o material deve ser usado dependendo sempre do feitio e da função do chapéu. Por exemplo, os chapéus para chuva geralmente são à prova dágua e os chapéus de verão são feitos de palha e tecido leve. Fonte:

6

7

8

9

10

11

12

13

14 1- Agora que vocês já conhecem um pouco da história do chapéu e observaram as imagens da galeria, a tarefa é: a)Construir um chapéu criativo e colorido. Este chapéu será um dos adereços cênicos que vamos usar no Recorte Cênico, do dia 12/11/10. Vocês podem usar uma base: chapéu de palha, feltro ou de outro material e decorar como quiser. Mas caso queiram, podem ousar e construir seu chapéu usando outros recursos e materiais (reciclados, inusitados,... ) 2-Registrar todo o processo de construção em foto e gravar em CD. 3- Entregar o chapéu e o CD dia 10/11/10, impreterivelmente.


Carregar ppt "Um pouco da História do Chapéu...…. Os Chapéus são usados desde o inicio da humanidade. É impossível afirmar quando é que foi usado pela primeira vez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google