A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 O que são os Faraós ?  As tarefas que cabiam ao faraó cumprir ?  Quais os seus poderes ;  Como se organizava a sociedade egípcia ;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " O que são os Faraós ?  As tarefas que cabiam ao faraó cumprir ?  Quais os seus poderes ;  Como se organizava a sociedade egípcia ;"— Transcrição da apresentação:

1

2  O que são os Faraós ?  As tarefas que cabiam ao faraó cumprir ?  Quais os seus poderes ;  Como se organizava a sociedade egípcia ;

3  O faraó era aquele que governava o Egito o seu poder era sacralizado e absoluto ( a sua autoridade era exercida em nome dos deuses ).  Ele era considerado um deus vivo, filho de Ámon-rá, o deus sol.  O faraó era simultaneamente rei e deus.

4 SERPENTE SAGRADA ( símbolo da proteção do rei ) CHICOTE ( símbolo do poder ) CETRO (símbolo do poder) Barba postiça (símbolo Barba postiça (símbolo da imortalidade)

5  Os faraós eram considerados encarnações terrenas do deus Hórus  Os egípcios acreditavam que os faraós apesar de não serem imortais conseguiam influenciar o comportamento do Nilo através de determinadas cerimónias.  O poder dos Faraós era muito grande mas o dos deuses ainda era maior.

6  Ele era intermediário entre os deuses e os humanos, zelava para que o caos se mantivesse fora do Egito.  Devia garantir que a harmonia universal fosse mantida.  Ele era sumo-sacerdote, sopremo comandante dos exércitos e juiz supremo.  Como rei do alto e baixo Egito tinha o papel cimeiro no funcionalismo e administração do país

7  O que ilustra o poder dos faraós é o grande templo de Ramsés II (c a 1224 a.C.) em Abu Siebel.

8  O Faraó podia ter quantas mulheres desejasse mas só a herdeira legitima era a verdadeira rainha do Egito.  No antigo Egito a lei de sucessão era matriarcal, o que significa que a herança se transmitia pela linha feminina.  Os soberanos, entretanto, escolhiam, na medida do possível, um herdeiro macho, geralmente um de príncipe casava com a herdeira de maneira a legitimar o seu direito ao trono.

9 Os diferentes estratos que compunham a sociedade eram: Faraós e a família real. Nobres, sacerdotes, altos funcionários e escribas. Soldados. Comerciantes artificies e camponeses. Escravos. Cada grupo destes tinha várias funções como podem observar nesta pirâmide :

10

11  Ana Marta Tomás  José Leal e Silva  7º B


Carregar ppt " O que são os Faraós ?  As tarefas que cabiam ao faraó cumprir ?  Quais os seus poderes ;  Como se organizava a sociedade egípcia ;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google