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BALANÇO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL

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Apresentação em tema: "BALANÇO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

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2 BALANÇO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL
SEMINÁRIO: BALANÇO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL

3 O Ensino Médio Em âmbito nacional, fatores como a desigualdade educacional e uma relação precária entre a permanência dos alunos na escola e uma aprendizagem de qualidade, configuram o panorama do Ensino Médio. A consolidação de uma política pública prioritária para esta etapa do ensino requer uma visão sistêmica e integrada em que a avaliação permita fazer projeções sobre a qualidade de ensino que se almeja implementar.

4 A nova perspectiva do Ensino Médio prevê, portanto, a execução de programas e ações orgânicas, considerando funções específicas como o currículo, formação de professores, materiais didáticos e tecnologias, além de reestruturar e fortalecer a gestão educacional com a articulação e apoio dos Sistemas de Educação Básica para sua realização.

5 Contribuição ao FUNDEB
Estimativa do impacto financeiro do FUNDEB por unidade federada e esfera de governo – 2007. UF Contribuição ao FUNDEB Receita do FUNDEB Est./DF Municípios TOTAL AC ,2 ,1 ,3 ,4 ,9 AL ,0 ,0 ,1 ,8 ,2 ,0 AM ,4 ,4 ,8 ,3 ,5 AP ,3 ,9 ,2 ,3 ,0 BA ,1 ,6 ,8 ,0 ,8 ,8 CE ,5 ,9 ,3 ,3 ,3 ,7 DF ,3 ---- ----- ES ,6 ,2 ,9 ,4 ,4 GO ,2 ,4 ,7 ,5 ,2 Fonte: MEC/INEP

6 Contribuição ao FUNDEB
Estimativa do impacto financeiro do FUNDEB por unidade federada e esfera de governo UF Contribuição ao FUNDEB Receita do FUNDEB Est./DF Municípios TOTAL MA ,3 ,6 ,0 ,7 ,5 ,2 MG ,0 ,3 ,3 ,1 ,2 MS ,5 ,8 ,3 ,9 ,5 MT ,8 ,8 ,6 ,1 ,5 PA ,0 ,7 ,7 ,5 ,4 ,0 PB ,3 ,5 ,8 ,9 ,9 ,8 PE ,9 ,9 ,8 ,2 ,2 ,4 PI ,2 ,2 ,4 ,3 ,6 ,0 PR ,3 ,2 ,5 ,5 ,9 Fonte: MEC/INEP

7 Contribuição ao FUNDEB
Estimativa do impacto financeiro do FUNDEB por unidade federada e esfera do governo UF Contribuição ao FUNDEB Receita do FUNDEB Est./DF Municípios TOTAL RJ ,4 ,0 ,4 ,8 ,6 RN ,6 ,1 ,7 ,3 ,4 ,7 RO ,5 ,4 ,8 ,8 ,1 RR ,8 ,6 ,4 ,1 ,2 RS ,7 ,5 ,2 ,6 ,7 SC ,9 ,3 ,2 ,5 ,7 SE ,5 ,9 ,4 ,1 ,3 SP ,3 ,0 ,3 ,7 ,6 TO ,6 ,4 ,1 ,1 ,0 Estados ,3 ,8 ,0 ,4 ,6 ,0 Fonte: MEC/INEP

8 Contribuição ao FUNDEB
Estimativa do impacto financeiro do FUNDEB por unidade federada e esfera de Governo UF Contribuição ao FUNDEB Receita do FUNDEB Est./DF Municípios TOTAL AC AL AM AP BA CE ES GO MA Fonte: MEC/INEP

9 Contribuição ao FUNDEB
Estimativa do impacto financeiro do FUNDEB por unidade federada e esfera de Governo UF Contribuição ao FUNDEB Receita do FUNDEB Est./DF Municípios TOTAL MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO Fonte: MEC/INEP

10 Contribuição ao FUNDEB
Estimativa do impacto financeiro do FUNDEB por unidade federada e esfera de Governo UF Contribuição ao FUNDEB Receita do FUNDEB Est./DF Municípios TOTAL RR RS SC SE SP TO Est. DF ---- Total Fonte: MEC/INEP

11 Número de Matrículas do Ensino Médio/ 2004 - 2006
Total Federal Estadual Brasil 67.652 67.650 Norte 4.140 7.086 Nordeste 20.531 21.001 Sudeste 27.479 24.690 Sul 10.471 9.932 Centro-Oeste 5.031 4.941 Mato Grosso do Sul 86.771 450 86.321 85.558 419 85.139 Fonte: MEC/INEP

12 Número de Matrículas da EJA-Ensino Médio/ 2004 - 2006
Total Federal Estadual Brasil 316 814 Norte 88.243 58 88.185 100 Nordeste 95 185 Sudeste 133 280 Sul 30 Centro-Oeste 93.466 - 64 Mato Grosso do Sul 15.185 24.748 Fonte: MEC/INEP

13 Número de Matrículas da Educação Profissional / 2004- 2006
Total Federal Estadual Brasil 82.293 79.878 Norte 9.530 5.814 3.716 18.766 5.364 13.402 Nordeste 36.969 27.481 9.488 58.224 27.253 30.971 Sudeste 32.021 27.746 Sul 63.556 13.360 50.196 79.094 14.608 64.486 Centro-Oeste 8.526 3.617 4.909 10.960 4.907 6.053 Mato Grosso do Sul 562 - 615 Fonte: MEC/INEP

14 Taxa de Aprovação – Ensino Médio/2005
Total Dependência Administrativa Federal Estadual Municipal Privada Brasil 73,2% 84,9% 70,5% 75,4% 92,7% Norte 83,6% 68,8% 80,4% 92,0% Nordeste 70,9% 82,8% 68,2% 74,1% 90,8% Sudeste 76,1% 85,2% 79,0% 93,6% Sul 72,3% 88,8% 69,1% 64,6% 94,2% Centro-Oeste 71,5% 86,7% 68,0% 76,5% 92,4% Mato Grosso do Sul 67,8% 88,9% 63,0% 75,6% 94,4% Fonte: MEC/INEP

15 Taxa de Reprovação – Ensino Médio/2005
Total Dependência Administrativa Federal Estadual Municipal Privada Brasil 11,5% 11,2% 12,3% 9,4% 5,8% Norte 8,7% 12,2% 8,9% 5,1% 6,5% Nordeste 9,0% 12,7% 6,7% Sudeste 13,0% 10,1% 14,2% 13,3% 5,5% Sul 14,5% 9,2% 15,9% 21,5% 4,9% Centro-Oeste 10,9% 12,0% 11,8% 5,7% Mato Grosso do Sul 16,1% 11,1% 18,1% 16,3% 4,7% Fonte: MEC/INEP

16 Taxa de Abandono – Ensino Médio/2005
Total Dependência Administrativa Federal Estadual Municipal Privada Brasil 15,3% 3,9% 17,2% 15,2% 1,5% Norte 20,8% 4,2% 22,3% 14,5% Nordeste 20,1% 4,5% 22,4% 19,2% 2,7% Sudeste 10,9% 4,7% 12,6% 7,7% 0,9% Sul 13,2% 2,0% 15,0% 13,9% Centro-Oeste 17,6% 1,3% 20,2% 18,0% 1,9% Mato Grosso do Sul 16,1% 0,0% 18,9% 8,1% Fonte: MEC/INEP

17 IDEB – Prova Brasil / Saeb 2007
Etapa de Ensino IDEB Prova Brasil / SAEB Taxa de aprovação média (%) REAL META Nota média de Ling. Port. e Matem.(padr.) 2005 2007 2009 Brasil 3º EM 3,4 3,5 4,4 77,2 77,8 Norte 2,9 3,0 3,8 3,9 75,1 73,8 Nordeste 3,1 4,0 75,5 75,8 Sudeste 3,6 3,7 4,5 4,7 79,2 79,8 Sul 39 4,9 76,2 79,3 Centro-Oeste 3,3 74,8 75,7 Mato Grosso do Sul 68,5 78,9 Fonte: MEC/INEP

18 Plano de Ações Articuladas – PAR/MS
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação Plano de Ações Articuladas – PAR/MS Melhorar o desempenho das escolas da Rede Estadual de Ensino; - Acompanhar os ações/projetos implementados pela SED junto à 100% das escolas estaduais; - Implantar em 113 escolas estaduais, com IDEB abaixo da média nacional, atividades educativas no contraturno escolar; - Implantar coordenação por área nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Investir na formação dos coordenadores pedagógicos da Rede Estadual de Ensino; - Oferecer Curso de Formação Continuada para coordenadores pedagógicos da rede; - Oferecer curso de Especialização em Gestão Pedagógica para os coordenadores pedagógicos da Rede; -Implantar e implementar programa de formação continuada para professores e equipes pedagógicas da Rede.

19 Plano de Ações Articuladas – PAR/MS
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação Plano de Ações Articuladas – PAR/MS Garantir que as escolas da REE tenha mecanismos que estimulem a leitura; - Elaborar e implementar programa de incentivo a leitura envolvendo professores e alunos da Rede; - Disponibilizar um profissional da educação por escola para atuar como multiplicador e mediador no programa de incentivo a leitura. Reorganizar o PPP das escolas da REE; - Orientar a reorganização do Projeto Político Pedagógico em 100% das escolas da Rede. Elevar as taxas de aprovação na Educação Básica; - Acompanhar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem das escolas da Rede.

20 Plano de Ações Articuladas – PAR/MS
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação Plano de Ações Articuladas – PAR/MS Qualificar os profissionais da educação que atuam no Ensino Médio; - Habilitar professores em Química, Física, Sociologia, Espanhol e Filosofia. Implantar nas escolas da REE com Ensino Médio o ensino de Espanhol; - Universalizar nas escolas estaduais de ensino médio a língua estrangeira moderna/Espanhol, conforme Deliberação CEE/MS Nº 8434/2007; - Elaborar material de suporte pedagógico para a disciplina de Espanhol.

21 Plano de Ações Articuladas – PAR/MS
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação Plano de Ações Articuladas – PAR/MS Estimular a formação científica dos alunos do Ensino Médio; - Elaborar material de suporte pedagógico para atender escolas com Ensino Médio; - Adquirir softwares educativos para a formação científica; - Implantar e implementar programa e projetos de formação científica para o Ensino Médio. Atender o Ensino Médio noturno nas suas especificidades; - Reestruturar o ensino médio noturno. Dotar às escolas de Ensino Médio de infra-estrutura necessária; - Equipar 52 dos laboratórios de ciências naturais e exatas.

22 Plano de Ações Articuladas – PAR/MS
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação Plano de Ações Articuladas – PAR/MS Investir na formação dos professores que atuam na EJA: - Implantar e implementar Política de Formação Continuada para professores da EJA; - Elaborar Programa de Formação Continuada para professores que atuam na EJA.

23 Maria Nilene Badeca da Costa
Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul 2008


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