A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Normas e procedimentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Normas e procedimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Normas e procedimentos
CENTRO EDUCACIONAL RAKEL RECHUEM Leiam o slide 22 que altera alguns pontos sobre avaliação. Essa modificação foi realizada após as reuniões gerais. Reunião Geral 2014 Normas e procedimentos Dicas para um bom aprendizado Avaliação Paradidáticos Ensino Médio

2 Reunião Geral 2014 Vale lembrar: CENTRO EDUCACIONAL RAKEL RECHUEM Le
Leiam o slide 22 que altera alguns pontos sobre avaliação. Essa modificação foi realizada após as reuniões gerais. Reunião Geral 2014 Vale lembrar: Todo o conteúdo dessa reunião é baseado no Boletim Informativo, Calendário e no Regimento Interno que todos os responsáveis assinaram ao matricular seus filhos.

3 Normas e Procedimentos

4 Freqüência / Assiduidade
75 % Educação Física Atenção!

5 Uniforme

6 Preservação do patrimônio escolar

7 Material escolar completo

8 Prazos marcados pela escola
Entrega de trabalhos, exercícios, pesquisas, reuniões de grupos, provas, provas de segunda chamada, provas de recuperação, simulados, etc.

9 Perdas e danos de valores e objetos.

10 Uso de smartphones, celulares e outros equipamentos eletrônicos.

11 Utilização de material fotográfico digitalizado, gravações de áudio e postagens na Internet.

12 Aviso ao colégio sobre problemas particulares de ordem de saúde dos alunos.

13 O aluno só terá permissão para se ausentar das aulas com a presença do responsável que esteja inscrito em nossos arquivos. O responsável deverá assinar o caderno de ocorrências na secretaria. É terminantemente proibida a saída de alunos com solicitação via telefone.

14 Modificação! Procedimentos e conduta dos alunos fora do colégio (físico) e na Internet. Comportamentos agressivos e bullying via Internet são passíveis de Intervenções legais. Temos que educar e não somente punir.

15 Normas disciplinares O nosso colégio está alinhado com os princípios e parâmetros contidos no ECA. Baseamos a conduta de nossos alunos, professores e todos os nossos funcionários no Bom Senso e nos princípios estabelecidos como padrão dentro de nossa sociedade. Em cada sala de aula há um Caderno de Ocorrência onde códigos foram criados para que possamos estabelecer um padrão mínimo de comportamento durante nossas aulas, recreios ( intevalos ) e passeios. Existem sanções disciplinares aplicaveis em diferentes situações. Vale lembrar que esses códigos tratam do comportamento e da realização de tarefas feitas pelo aluno.

16 Normas disciplinares Os alunos que aparecem , constantemente, nesses cadernos, têm anotadas em suas fichas de acompanhamento essas ocorrências e os responsáveis são acionados . O comparecimento dos responsáveis é de extrema importância para que possamos, juntos, resolver situações e corrigirmos algo que deva ser corrigido. Caso tenha acontecido algo mais grave o responsável é acionado imediatamente e o aluno poderá sofrer uma das seguintes sanções disciplinares:

17 Sanções disciplinares
1º Advertência Verbal. 2º Advertência por escrito aos responsáveis. 3º Suspensão de 1 a 5 dias. 4º Desligamento da escola.

18 Avaliação

19 ? substituição 1º Bi P1 6 1.0 1/2 4º Bi 2 5 10 7 8 4 aprovação %
Modificação! Critério de avaliação substituição 1º Bi P1 ? 6 1.0 1/2 4º Bi 2 5 10 7 8 4 Prova Final = 5 recuperação aprovação %

20 Média Anual _ > B1 + B2 + B3 + B ,0 ______________ 4

21 ATENÇÃO AGORA!

22 Modificado em 2 de ABRIL de 2014
Slide 22 Após encontro com professores, decidimos que deveria haver uma modificação na avaliação. Os professores pediram que tivessem maior espaço de tempo para avaliar qualitativamente os alunos, e todos nós chegamos à conclusão que isso poderia ser feito transferindo a nota qualitativa para a P2. A P1 valeria 10 e a P2 seria a nota da prova ( 0 – 8 ) mais a nota qualitativa ( 0 – 2 ). Dessa forma, modificamos o que, até então, tínhamos passado aos pais durante as reuniões. Avisamos a todas as turmas sobre a mudança e explicamos aos alunos as razões. Pedimos desculpas por não termos decidido fazer essa modificação antes das reuniões gerais, mas como foi dito nas mesmas, estamos sempre em ação, em progresso, em movimento para alcançarmos, juntos, modelos mais justos e coerentes dentro do universo do ensino-aprendizagem. Modificado em 2 de ABRIL de 2014

23 PQ prática qualitativa = de 0 a 2 pontos
Modificação! Modificado em 2 de ABRIL de 2014 PROVA (por bimestre) P 2 = Prova de 0 a 8 + PQ prática qualitativa = de 0 a 2 pontos P 1= de 0 a 10 Bimestre (B1,B2 e B3) P 1 + P = Média Bimestral 2 4º BIMESTRE P1 = Feira Cultural + P2 ( ) + PQ ( )

24 Prática Qualitativa Cada professor terá Trabalhos
liberdade para avaliar da melhor maneira possível esse acompanhamento da vida acadêmica do aluno, valorizando pontos anteriormente esquecidos, ou aspectos que julgue pertinentes. A Coordenação estará monitorando esse Trabalho ao longo do ano. Trabalhos Baterias de Exercícios Produção em sala de aula Produção em casa Atuação em debates, discussões, etc Esforço demonstrado Assiduidade e pontualidade Interesse Participação positiva

25 RECUPERAÇÃO Antigo critério = CRITÉRIO ACUMULATIVO. Até 2013
Se o aluno tivesse uma média bimestral de nota menor que 6.0. Ela teria que ir para a recuperação, fazer uma prova de valor de 0-4 E essa nota era “adicionada” à MÉDIA. Ex. : P1 = 4,0 P2 = 6, Média 5,0 Recuperação = 2,0 Nota Bimestral recalculada = 7,0 Aqui os 2 pontos foram adicionados à média.

26 RECUPERAÇÃO Modificação! Mudamos para o CRITÉRIO SUBSTITUTIVO. Agora
Se o aluno consegue uma média bimestral de nota menor que 6.0. Ela terá que ir para a recuperação, fazer uma prova de valor de 0-10 E essa nota agora substitui a menor nota tirada na P1 ou na P2. Ex. : P1 = 4,0 P2 = 6, Média 5,0 Recuperação = 7.0 P1 = , P2 = 6,0 Nota Bimestral recalculada = 6.5

27 Prova Final (PF) O aluno que obtiver Média Anual (MA) menor do que 6,0
será encaminhado para a Prova Final (PF).

28 Fórmula da Média Final (MF)
> MF = MA + PF _ 5,0 ________ 2 A prova final vale de 0 a 10.

29 Segunda Chamada de Provas
O responsável do aluno que tenha perdido uma das avaliações no bimestre, exceto a prova de recuperação, deverá requerer a 2ª chamada na secretaria. Caso o pai tenha o atestado médico, ele estará isento da taxa de prova de 2ª chamada. O aluno que tenha faltado por outro motivo deverá justificar sua ausência e pagar a taxa por disciplina perdida.

30 Segunda Chamada de Provas
Caso o aluno falte a P2, infelizmente, a sua nota de Prática Qualitativa não poderá ser levada em consideração. Ele fará a Segunda Chamada normalmente e essa valerá 10 pontos.

31 Dicas para um bom aprendizado e desenvolvimento.
Terceira Parte Dicas para um bom aprendizado e desenvolvimento.

32 Utilização complementar
Portal Positivo Utilização complementar Aprofundamento Enriquecimento Suporte Informações Atualizações Modernidade

33 Papel da Família

34 - Atmosfera favorável. - Incentivo real e contínuo. - Acompanhamento
- Atmosfera favorável. - Incentivo real e contínuo. - Acompanhamento. - Compreensão . - Críticas construtivas. - Planejamento das atividades da família. - Acreditar e transparecer esse sentimento. - Investir.

35 Sugestão de Horário de Estudo

36 2a 3a 4a 5a 6a Manhã Tarde sábado domingo
Matemát. Geografia Redação Ciências Geometria Português História Inglês Ed.Fís Artes Almoço e Descanso : O aluno necessita descansar ou até mesmo dormir um pouco ao chegar em casa. Isso trará nova energia para continuar o dia. Não mais que 1 hora ou o efeito será contrário. Tarde Estudar: Matemat .e Portugues Estudar: Geografia e Redação e Inglês + Escolher uma outra para estudar + Outra que esteja necessitando de mais atenção Diversão Estudar, Fazer deveres ou Pesquisar Dever de casa: Geografia e Dever: Redação e Inglês Dever de casa: Dever de casa: Matem. Portugues Observe que existe uma sequencia lógica no horário. O que é estudado pela manhã será estudado à tarde. O dever de casa deve seguir um ritmo em sua execução. Esse seria um horário MÍNIMO de estudo. Cada aluno possui seu próprio ritmo de estudo, mas ele deve dar conta desse horário para que não acumule conteúdos não estudados. Se o aluno não cumpre horários de estudo, com certeza, seu aproveitamento será ruim. Essa tabela deve ser preenchida tomando-se como base o horário do aluno. Caso ele tenha compromissos como cursos, devemos colocar as atividades nesse horário também. Para os alunos que estudam à tarde, deve-se inverter a tabela. No final de semana o aluno deveria fazer um balanço de suas atividades durante essa mesma semana. Caso o aluno escolha estudar aos sábados, ele terá os domingos livres, ou vice-versa. Não há espaço para dois dias livres totalmente. Existem feriados, recessos e férias para atividades de lazer mais longas.

37 Almoço e descanso ( Controle bem o seu tempo. )
sábado domingo manhã Almoço e descanso ( Controle bem o seu tempo. ) tarde Para impressão Complete seu horário de estudo

38 Professores + Pais + Coordenação + Direção
Valores Exemplos Experiência Orientação saber ... Sucesso acadêmico e humano do nosso aluno.

39 EM3 & Ensino Médio Simulados. Formatura.
Preparatório para ENEM e Vestibulares. Projeto Profissões

40 Preparatório Proposta
1 - Revisão inicial geral para que os alunos possam continuar o Preparatório com maior confiança. 2 - Estudar material que, normalmente, aparece no ENEM e vestibulares. 3 – Acelerar o aprendizado. 4 – Intensificar Simulados 5 – Recuperar alunos em relação ao Entendimento de textos e enunciados.

41 Preparatório Horário e Disciplinas segunda terça quarta quinta sexta
14:00 Produção e Entendimento textual Matemática Física Português 14:50 15:50 Química História Geografia Biologia 16:40

42 Preparatório R$ 150,00 mensalmente Custo Inscrições na secretaria
(aproximadamente 2 reais por aula assistida) Inscrições na secretaria O aluno do Rakel não precisa trazer fotos, comprovante de residência ou Documento de identificação. Início: XXXXXXXXXX

43 Sua necessidade e valor Ler X Entender = tragédia nacional
Paradidáticos Sua necessidade e valor Ler X Entender = tragédia nacional Ler é básico! Entender é essencial! OPERAÇÃO RESGATE

44 REUNIÃO GERAL 2014 Obrigado por sua presença!


Carregar ppt "Normas e procedimentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google