A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA EM UM MESMO DIA. Queixa dos alunos sobre concentração de disciplinas de uma mesma área por dia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA EM UM MESMO DIA. Queixa dos alunos sobre concentração de disciplinas de uma mesma área por dia."— Transcrição da apresentação:

1 MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA EM UM MESMO DIA. Queixa dos alunos sobre concentração de disciplinas de uma mesma área por dia.

2 Disciplinas em dias consecutivos. Os alunos se queixam pois há pouco tempo para entrega de tarefas por um lado e muito tempo entre os encontros dificultando o planejamento individual. Obs.Isso não se aplica a disciplinas que dividem alunos em grupos alternados (Ex. Artes-música; Física-Química do 9º ano)

3 Disciplinas com carga horária semanal superior a 4 não podem ter aulas duplas em dias consecutivos ou em extremos da semana. Isso não se aplica as disciplinas de Artes, Música, PD (EF), Ciências (nono ano) e Línguas estrangeiras (EM), pois os encontros se dão com grupos diferentes de alunos.

4 Disciplinas sem aulas duplas têm dificuldades de executar atividades como exposição de filmes, apresentação de trabalhos, palestras etc. Além disso, aumenta a quantidade de trocas de turmas. Por outro lado, disciplinas com mais de duas aulas por dia tendem a criar fadiga, além de dificultarem o planejamento de tarefas de casa.

5 Aulas partidas pelo recreio trazem os mesmos inconvenientes apontados no slide anterior com o agravante de que há tendência do professor ocupar o recreio dos alunos para execução das tarefas. O recreio, além de uma justa pausa para alimentação, constitui em um dos poucos momentos de convivência de todos os alunos.

6 Mais de quatro disciplinas por turno além de criar perda de tempo com deslocamentos dificultam a organização do aluno para entrega de tarefas e marcação de provas.

7 O horário de 11:50 às 12:40 foi criado diante de circunstâncias que não existem mais na escola. Desde a sua implantação até o dia de hoje há queixas, tanto de alunos quanto de professores sobre a fadiga causada por haver aula nesse horário. O bloco de aulas é criado para que se minimize a ocorrência dessas aulas e que não coincidam com os dias em que há aula a tarde.

8 O SOE não tem encontro previsto para o primeiro horário com as turmas, a fim de que seja possível o atendimento aos pais imediatamente após deixarem seus filhos na escola.

9 Não pode haver coincidência de horário do Diretor e da Vice-diretora, a fim de que ao menos um dos dois esteja disponível para responder pela escola, caso seja necessário. O mesmo ocorre com os integrantes do SOE, de modo que haja sempre alguém disponível para responder pelo serviço.

10 Prever substituição de professores ao longo do ano letivo sem que haja necessidade de alterar o horário. Alterações de horário no decorrer do ano podem atrapalhar, principalmente, a rotina dos estagiários, caso ocorra em meio a um semestre.

11 As aulas duplas de Educação Física devem encerrar junto com intervalos (recreio ou almoço Ao fim das aulas duplas de Educação Física os alunos devem se preparar para o retorno à outra sala. Caso não haja um intervalo de tempo previsto, os alunos tendem a se atrasar na aula seguinte ou comparecerem suados.

12 Garantir que não haja choque de horário nas salas ambiente. Prever a reserva das salas-ambiente provoca otimização do uso dos recursos adquiridos (material comprado para as salas) e maior disponibilidade de uso das salas coletivas (Informática, projeção, Biblioteca...).

13

14 Garantido para as aulas duplas.

15

16 Mínimo de duas aulas por dia. Horário de almoço Tamanho máximo de janelas = 3. Um dia livre de aulas na semana.

17 Atender a distribuição de turmas, entregues pelos professores: Por vezes, professores dividem turmas com mais de um colega.

18

19

20 O que pode ser incluído? Um horário permanente para a escola. Um horário para salas ambiente, alterando as salas de turmas para salas de disciplinas. Horário de alunos. Controle de mudanças de salas (deslocamento). Distribuição equitativa das disciplinas pelas turmas de cada série por dia a fim de que feriados causem efeito semelhante no andamento das aulas. Restringir cada disciplina ao máximo de um único encontro semanal, no último horário, por turma. Redução das aulas vagas.


Carregar ppt "MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA EM UM MESMO DIA. Queixa dos alunos sobre concentração de disciplinas de uma mesma área por dia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google