A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação das Monarquias Centralizadas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação das Monarquias Centralizadas"— Transcrição da apresentação:

1 Formação das Monarquias Centralizadas
França e Inglaterra

2 Monarquia Francesa Tratado de Verdun: Declínio do Império Carolíngio.
Dinastia Capetíngia: Hugo Capeto – busca constante para retomar o crescimento do império

3 Hugo Capeto

4 Dinastia Capetíngia Combateu aos vassalos,
Buscou o sistema de moeda única, Centralizou o poder.

5 Reis Franceses Luís VI, o Gordo – institui uma política de casamentos entre a nobreza e parentes próximos. Felipe Augusto – anexou os territórios da Normandia, Anjou, Artois e Touraine.

6 Reis Franceses Luís IX – apoio do mercadores – impostos – combateu aos Albigenses e derrotou Henrique III da Inglaterra. Filipe IV – buscou resolver problemas econômicos cobrando impostos da Igreja Católica.

7 Reis Franceses Filipe IV – convocou a Assembleia dos Estados Gerais (Órgão meramente consultivo). – Indicou Clemente V para o cargo de Papa.

8 Divisão da Sede da Igreja Católica:
Cisma do Ocidente Divisão da Sede da Igreja Católica: Uma sede em Roma (Urbano VI) Uma sede em Avinhão (Clemente VII) Uma sede em Pisa (Alexandre V)

9 Cisma do Ocidente Clemente V transferi a sede da Igreja de Roma para Avinhão. (Agradar ao Rei Filipe IV). Retorno da seda para Roma (Eleito o Papa Urbano VI)

10 Cisma do Ocidente Papa Urbano VI – desequilibrado (destituído do cargo) – eleito Clemente VII. Urbano VI não reconhece a autoridade de Clemente e o excomunga – Clemente não reconhece a autoridade de Urbano VI e o excomunga.

11 Conselho de Pisa Tentativa de solução para o problema: Anulação da eleição de Urbano VI e Clemente VII e Eleição de Alexandre V.

12 Urbano VI Clemente VII Alexandre V

13 Concilio de Constança No Concilio de Constança foi eleito o Papa Martinho V e o papado voltou definitivamente para Roma.

14 Ordem dos cavaleiros Templários
Destruídos por ordem de Clemente V e Filipe IV, o Belo

15 Guerra dos Cem Anos Fatores: A Inglaterra (Rei) possuía terras na França. Conflito pelo domínio de Flandres. Eduardo III (Inglaterra) considerava-se Herdeiro de Filipe IV.

16 Monarquia Inglesa Guilherme, o Conquistador (duque da Normandia) invade a Inglaterra e se torna se rei.

17 Monarquia Inglesa Henrique Plantageneta – parente de Guilherme, tornou-se rei da Inglaterra com o titulo de Henrique II.

18 Monarquia Inglesa Realizações de Henrique II:
Criou as common law – leis comuns a todo o território inglês – juízes asseguravam o cumprimento das leis.

19 Monarquia Inglesa Ricardo Coração de Leão – enfraquecimento do reino em função da ausência – participava da 3ª cruzada (Cruzada do Reis).João Sem Terra.

20

21 Monarquia Inglesa João Sem Terra foi obrigado a assinar uma Carta Magna – os impostos só poderiam ser aumentados com autorização do Grande Conselho.

22 Guerra das Duas Rosas

23 Guerra das Duas Rosas Disputa pelo trono inglês entre as famílas York e os Lancaster. Henrique (descendente dos Lancaster) casa com uma (descendente dos York)- início da dinastia Tudor.


Carregar ppt "Formação das Monarquias Centralizadas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google