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Célula a Combustível Parte 3 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA I Profa. Dra. Maria de Fátima Ribeiro Raia.

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1 Célula a Combustível Parte 3 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA I Profa. Dra. Maria de Fátima Ribeiro Raia

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3 UTC PureCell® System Model 400 – vista de trás CaC – ácido fosfórico, rendimento total - 95%, durabilidade stack - 10 anos vida útil – 20 anos, combustível – qualquerhidrocarboneto

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5 Mais de 50 plantas instaladas em todo o mundo; Cerca de 30 MW instalados até o momento; Crescimento no número de instalações de plantas Multi Megawatts (acima de 2 MW). Célula a Combustível de Carbonato Fundido - MCFC fonte: BrasilH2

6 Exemplo de Aplicação de Célula a Combustível MCFC Cervejaria Sierra Nevada – Califórnia Sistema de Célula a Combustível de 1 MW à Biogás Eficiência elétrica 45 a 48% (nova geração tem 53% de eficiência) Cogeração: 76% Emissões – comparação com gerador a combustão por kWh gerado. 99,96% menos NOx 99,99 menos SO 2 59% menos CO 2 fonte: BrasilH2

7 Vantagens das Células a Combustível MCFC Alta Temperatura (600 a 800 ˚C) possibilita: Cogeração de energia; Uso de materiais mais baratos como catalisadores (níquel) e aço inox em placas bipolares; Reforma interna do biogás; Insensível ao CO; Alta eficiência elétrica (47 a 53%); Menor emissão de CO 2 ; Menor emissão de NOx, SO 2 ; Aproveitamento do calor residual da célula para a biodigestão; fonte: BrasilH2

8 Características de uma planta de 1MW Vida Útil Sistema: 30 anos Stack*: 3 anos (atual) a 5 anos (próxima geração) horas de operação * Representa 30% do custo do equipamento Consumo de biogás 4400 m 3 /dia Temperatura de operação do stack 650˚C Temperatura gás de exaustão 460˚C Custo de manutenção US$ ,00 / ano fonte: BrasilH2

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12 Ballard Honda FCX Clarity

13 impulsionado por uma célula de 67 kg; tanque comporta 4,1 kg de hidrogênio; comprimidos a 345 bar de pressão potência de 136 cv; autonomia de 450 km; alcança velocidade máxima de 160 km/h vai de 0 a 100 m em menos de 10s; consumo médio de 29,41 km por litro de combustível (valor equivalente se o motor fosse à combustão). Foi eleito o carro verde mundial. FCX Honda Clarity 2012

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16 Parceria Internacional para a Economia do Hidrogênio O IPHE é uma das maiores iniciativas no mundo para a criação da Economia do Hidrogênio, unindo 15 grandes países consumidores de energia, entre os quais o Brasil. Países Participantes do IPHE respondem por: ¾ do consumo mundial de energia elétrica; 2/3 do consumo global de energia; Cerca de 3,5 bilhões de pessoas; fonte: BrasilH2

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19 Conclusões

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