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Eficiência Energética nos Transportes

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Apresentação em tema: "Eficiência Energética nos Transportes"— Transcrição da apresentação:

1 Eficiência Energética nos Transportes
Seminário Internacional Cenários Energéticos até 2050 Tecnologia de Transportes Jayme Buarque de Hollanda Diretor Geral INEE 5 de outubro de 2007 Auditório da PETROBRAS, RJ

2 Veículos elétricos – alavanca da eficiência energética
Roteiro Veículos elétricos – alavanca da eficiência energética Tratamento mais abrangente do etanol

3 Uso de energia – Fonte ao Uso Final (W2W)
(carvão, petróleo,GN, Hidro, cana, madeira etc.) ENERGIA PRIMÁRIA (calor, frio, luz, movimento, transporte) ENERGIA ÚTIL η ≈ 0,85 η ≈ 0,12

4 Transporte – fonte ao uso (W2W)
~ 10 Veículo leve a gasolina ~ 90

5 Uso veicular da energia I
O carro usa a energia para vencer as forças seguintes : % 21 33 56 Resist. do Ar Atritos / deform. Inércia / gravidade freio

6 Uso veicular da energia II
Motor ligado com carro parado, má condução, acessórios etc. 20 12 100 18 6 62 Descarga & Radiador

7 Aumento da eficiência O aumento da eficiência Energética das tecnolo-
gias é uma tendência Histórica. Fonte: “Because the Brain Does Not Change, Technology Must” Jesse H. Ausubel

8 Eficiência energética – evolução
230 W 25 W Evolução Contínua Evolução descontinuada W R$ R$/lm Lm/W $ 1 W , ,0?

9 ?

10 Eficiência veículos leves - EUA
Km/Litro Rio 92 PNGV Partnership For A New Generation Of Vehicle” Objetivo 80 mpg “Zero Emission” Califórnia “Clean Air Act / 90” Kyoto 10 5 Fonte : John German - depoimento ao Senado EUA

11 “Veículo acionado por, pelo menos um motor elétrico”
Veículo Elétrico (VE) “Veículo acionado por, pelo menos um motor elétrico”

12 Veículo Elétrico Bateria (VEB)
Freio regenerativo

13 Veículo Elétrico Híbrido (VEH)

14 Veículo Elétrico Célula a Combustível(VEcc)
H2

15 Veículo Elétrico Híbrido “plug-in” (VEH P)

16 Eficiências VEH / EUA Órdem Fabr/Modelo km/l Classe Cidade Estrada 1
Toyota Prius 25,5 21,7 Carro médio 2 Honda Civic 20,8 Carro compacto 3 Toyota Camry 17 16,2 4 Ford Escape 15,3 13,2 Utilitário esporte Fonte :

17 Eficiência Ônibus VEH / NY
Fonte: Palestra VE-2006 / INEE ; Gerry La Bouffe, diretor NYTA

18 (*) p (*) Inferido dos dados até junho 10 10 10% 10 1% Log10(p/(1-p) 10 10 10 p = VEH novos / total de veículos Fonte:www.marlines.com Hipótese: produção mundial 50 milhões de veículos/ano

19 Perspectivas dos VEs Baterias

20 Motor de combustão interna
Perspectivas Motor de combustão interna Agrega e aumenta as melhorias Menor potência Opera de forma ótima Ênfase na eficiência Ciclo Atkinson

21 Casamento com o serviço elétrico Tecnologia freio regenerativo aumenta
Perspectivas Outros Acionamento 4 rodas Casamento com o serviço elétrico Tecnologia freio regenerativo aumenta Eletrônica de potência Aproveitamento da energia térmica Gases  turbo Calor  ciclo Stirling

22 Fonte ao uso

23 Sobre a cana energética.....
Fato 1: Em 2005 a cana produziu 31 Mtep. A energia hidráulica foi de 29 Mtep toe Fato 2: 1 ton de cana ≈ 1,2 barrís de petróleo Energia em 1 ton de cana: Caldo 608 Mcal Bagaço 598 Mcal Palhas 512 Mcal

24 Álcool da cana - fonte ao uso
31 7 P C B 21 bar

25 Álcool da cana - fonte ao uso
P C B >60 bar ou ga- seifica

26 Organização VE.org.br


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