A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário Internacional Cenários Energéticos até 2050 Tecnologia de Transportes Jayme Buarque de Hollanda Diretor Geral INEE 5 de outubro de 2007 Auditório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário Internacional Cenários Energéticos até 2050 Tecnologia de Transportes Jayme Buarque de Hollanda Diretor Geral INEE 5 de outubro de 2007 Auditório."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Internacional Cenários Energéticos até 2050 Tecnologia de Transportes Jayme Buarque de Hollanda Diretor Geral INEE 5 de outubro de 2007 Auditório da PETROBRAS, RJ Eficiência Energética nos Transportes

2 Roteiro Veículos elétricos – alavanca da eficiência energética Tratamento mais abrangente do etanol

3 Uso de energia – Fonte ao Uso Final (W2W) η 0,85 η 0,12 ENERGIA PRIMÁRIA (carvão, petróleo,GN, Hidro, cana, madeira etc.) ENERGIA ÚTIL (calor, frio, luz, movimento, transporte)

4 Transporte – fonte ao uso (W2W) ~ 90 ~ 10 Veículo leve a gasolina

5 Uso veicular da energia I Resist. do Ar Atritos / deform. Inércia / gravidade % freio O carro usa a energia para vencer as forças seguintes :

6 Uso veicular da energia II Descarga & Radiador Motor ligado com carro parado, má condução, acessórios etc

7 Aumento da eficiência Fonte: Because the Brain Does Not Change, Technology Must Jesse H. Ausubel O aumento da eficiência Energética das tecnolo- gias é uma tendência Histórica.

8 Eficiência energética – evolução 230 W 25 W Evolução Contínua Evolução descontinuada

9 ?

10 Fonte : John German - depoimento ao Senado EUA Eficiência veículos leves - EUA Km/Litro 5 10 Rio 92 PNGV Partnership For A New Generation Of Vehicle Objetivo 80 mpg Zero Emission Califórnia Clean Air Act / 90 Kyoto

11 Veículo Elétrico (VE) Veículo acionado por, pelo menos um motor elétrico

12 Veículo Elétrico Bateria (VEB) Freio regenerativo

13 Veículo Elétrico Híbrido (VEH )

14 Veículo Elétrico Célula a Combustível(VEcc ) H2H2

15 Veículo Elétrico Híbrido plug-in (VEH P )

16 Eficiências VEH / EUA ÓrdemFabr/Modelo km/l Classe CidadeEstrada 1Toyota Prius25,521,7Carro médio 2Honda Civic20,821,7Carro compacto 3Toyota Camry1716,2Carro médio 4Ford Escape15,313,2Utilitário esporte Fonte :

17 Eficiência Ônibus VEH / NY Fonte: Palestra VE-2006 / INEE ; Gerry La Bouffe, diretor NYTA

18 10 Log 10 (p/(1-p) 1% p 10% Fonte:www.marlines.com (*) (*) Inferido dos dados até junho Hipótese: produção mundial 50 milhões de veículos/ano p = VEH novos / total de veículos

19 Perspectivas dos VEs Baterias

20 Perspectivas Agrega e aumenta as melhorias Menor potência Opera de forma ótima Ênfase na eficiência Motor de combustão interna Ciclo Atkinson

21 Perspectivas Outros Acionamento 4 rodas Casamento com o serviço elétrico Tecnologia freio regenerativo aumenta Eletrônica de potência Aproveitamento da energia térmica Gases turbo Calor ciclo Stirling

22 Fonte ao uso

23 Sobre a cana energética..... Fato 1: Em 2005 a cana produziu 31 Mtep. A energia hidráulica foi de 29 Mtep toe Fato 2: 1 ton de cana 1,2 barrís de petróleo Energia em 1 ton de cana: Caldo608 Mcal Bagaço598 Mcal Palhas 512 Mcal

24 Álcool da cana - fonte ao uso C B P bar

25 Álcool da cana - fonte ao uso C B P >60 bar ou ga- seifica

26 Organização VE.org.br


Carregar ppt "Seminário Internacional Cenários Energéticos até 2050 Tecnologia de Transportes Jayme Buarque de Hollanda Diretor Geral INEE 5 de outubro de 2007 Auditório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google