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Eficiência Energética nos Transportes
Seminário Internacional Cenários Energéticos até 2050 Tecnologia de Transportes Jayme Buarque de Hollanda Diretor Geral INEE 5 de outubro de 2007 Auditório da PETROBRAS, RJ
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Veículos elétricos – alavanca da eficiência energética
Roteiro Veículos elétricos – alavanca da eficiência energética Tratamento mais abrangente do etanol
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Uso de energia – Fonte ao Uso Final (W2W)
(carvão, petróleo,GN, Hidro, cana, madeira etc.) ENERGIA PRIMÁRIA (calor, frio, luz, movimento, transporte) ENERGIA ÚTIL η ≈ 0,85 η ≈ 0,12
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Transporte – fonte ao uso (W2W)
~ 10 Veículo leve a gasolina ~ 90
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Uso veicular da energia I
O carro usa a energia para vencer as forças seguintes : % 21 33 56 Resist. do Ar Atritos / deform. Inércia / gravidade freio
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Uso veicular da energia II
Motor ligado com carro parado, má condução, acessórios etc. 20 12 100 18 6 62 Descarga & Radiador
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Aumento da eficiência O aumento da eficiência Energética das tecnolo-
gias é uma tendência Histórica. Fonte: “Because the Brain Does Not Change, Technology Must” Jesse H. Ausubel
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Eficiência energética – evolução
230 W 25 W Evolução Contínua Evolução descontinuada W R$ R$/lm Lm/W $ 1 W , ,0?
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?
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Eficiência veículos leves - EUA
Km/Litro Rio 92 PNGV Partnership For A New Generation Of Vehicle” Objetivo 80 mpg “Zero Emission” Califórnia “Clean Air Act / 90” Kyoto 10 5 Fonte : John German - depoimento ao Senado EUA
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“Veículo acionado por, pelo menos um motor elétrico”
Veículo Elétrico (VE) “Veículo acionado por, pelo menos um motor elétrico”
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Veículo Elétrico Bateria (VEB)
Freio regenerativo
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Veículo Elétrico Híbrido (VEH)
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Veículo Elétrico Célula a Combustível(VEcc)
H2
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Veículo Elétrico Híbrido “plug-in” (VEH P)
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Eficiências VEH / EUA Órdem Fabr/Modelo km/l Classe Cidade Estrada 1
Toyota Prius 25,5 21,7 Carro médio 2 Honda Civic 20,8 Carro compacto 3 Toyota Camry 17 16,2 4 Ford Escape 15,3 13,2 Utilitário esporte Fonte :
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Eficiência Ônibus VEH / NY
Fonte: Palestra VE-2006 / INEE ; Gerry La Bouffe, diretor NYTA
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(*) p (*) Inferido dos dados até junho 10 10 10% 10 1% Log10(p/(1-p) 10 10 10 p = VEH novos / total de veículos Fonte: Hipótese: produção mundial 50 milhões de veículos/ano
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Perspectivas dos VEs Baterias
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Motor de combustão interna
Perspectivas Motor de combustão interna Agrega e aumenta as melhorias Menor potência Opera de forma ótima Ênfase na eficiência Ciclo Atkinson
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Casamento com o serviço elétrico Tecnologia freio regenerativo aumenta
Perspectivas Outros Acionamento 4 rodas Casamento com o serviço elétrico Tecnologia freio regenerativo aumenta Eletrônica de potência Aproveitamento da energia térmica Gases turbo Calor ciclo Stirling
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Fonte ao uso
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Sobre a cana energética.....
Fato 1: Em 2005 a cana produziu 31 Mtep. A energia hidráulica foi de 29 Mtep toe Fato 2: 1 ton de cana ≈ 1,2 barrís de petróleo Energia em 1 ton de cana: Caldo 608 Mcal Bagaço 598 Mcal Palhas 512 Mcal
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Álcool da cana - fonte ao uso
31 7 P C B 21 bar
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Álcool da cana - fonte ao uso
P C B >60 bar ou ga- seifica
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Organização VE.org.br
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