A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36."— Transcrição da apresentação:

1 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação

2 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação INTRODUÇÃO O trabalho a ser apresentado tem o objetivo de exclarecer e mostrar de forma clara, como funciona o código padrão de peças da Volkswagen. Um modelo em especial, foi escolhido para exemplificar esses códigos, que é o Golf. O modelo foi escolhido, por ser um carro de sucesso e conhecido por todos e também por ter todos os exemplos e variáveis existentes na vasta codificação existente. A codificação de peças da Volkswagen, foi criada de forma inteligente e de maneira com que todas as peças existentes sejam comportados por ela, deixando ainda espaço para o surgimento de muitas outras, caso seja necessário.

3 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação HISTÓRIA DA VOLKSWAGEN A história da Volkswagen no Brasil começa em 1949, quando pesquisas no mercado latino-americano indicaram o Brasil como o melhor lugar para receber a primeira fábrica da marca fora da Alemanha. Em 23 de março de 1953, em um pequeno armazém alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, nascia a Volkswagen do Brasil. Em janeiro de 1999, com investimentos de R$ 1,2 bilhão, a empresa inaugurou a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Ao longo de quase 50 anos no Brasil, a Volkswagen sempre procurou a evolução tecnológica e o aprimoramento de seus produtos.

4 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação HISTÓRIA DA CODIFICAÇÃO DE PEÇAS DA VOLKSWAGEN As primeiras peças que foram montadas em veículos aqui no Brasil, chegaram de navio vindas da matriz na Alemanha. Elas totalizavam 100% das peças usadas na fabricação e seguiam a mesma codificação que era usada na matriz.

5 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação Com o surgimento da Volkswagen, como montadora de carros no Brasil, também surgiu a necessidade da criação de dois departamentos: um o de Desenvolvimento de Produtos e o da Engenharia do Produto. O primeira cuidava da criação das primeiras peças a serem usada, com base na codificação criada pôr eles. Todas as peças quando criadas, recebiam um código batismo onde em qualquer outra fábrica do grupo, ou mesmo em agências, seguiam a mesma numeração e tinham fácil identificação. O segundo departamento, cuidava de modificações necessárias no produto, no decorrer de sua vida útil em um modelo. Ambos os departamentos existem até hoje.

6 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação OBJETIVOS E ABRANGÊNCIA O objetivo da codificação criada, é uniformizar informações existentes dentro da empresa, favorecer a comunicação entre área, programas, departamentos, pessoas, bem como ser possível identificar de maneira lógica cada uma das peças, onde, em que parte do carro são usadas., isso somente analisando um código, mesmo que a peças não seja vista pessoalmente. Com isso problemas podem ser resolvidos mais rapidamente e soluções inteligentes podem ser criadas. O mesmo ocorre entre o contato fábrica x fornecedor. A abrangência da codificação vai desde todos os departamentos da empresa até toda a rede de concessionária Volkswagen.

7 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação Se as peças, que são usadas na fabricação de um carro, precisarem ser adquiridas pelo consumidor, o mesmo poderá se dirigir a uma concessionária e em posse do código, que na sua maioria estão estampados na parte interna das peças, solicitar a peça certa para seu veículo. Toda concessionária, além de tabelas, tem também acesso online com a fábrica, onde dúvidas podem ser tiradas e pesquisas podem ser feitas. Caso o consumidor não saiba o código da peça, mas apenas falar em que parte do carro ela está, a concessionária rapidamente consegue vasculhar no programa ou na tabela e encontrar a peça solicitada.

8 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação SIGNIFICADO A codificação Volkswagem seguem uma ordem lógica, fácil de ser interpretada e de acesso a toda a empresa. Todo código de peças da Volkswagen tem a seguinte formação:

9 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação Um prefixo, que é formado pôr três letras, números, a combinação de ambas ou mesmo pela letra N, que significa que são parafusos, pinos, tampas e porcas. Quando o último número do prefixo for 3, significa ainda que a peça é exclusiva de um veículo duas portas e quando for o número 4, significa que a peça é exclusiva de um veículo quatro portas pelo prefixo, é possível saber em que modelo de carro a peça é usada.

10 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação Um básico, que é formado pôr seis números. Os três primeiros mostram em que parte do carro são usados, os dois próximos números seguem a seqüência de criação das peças e subconjuntos das mesmas e o último número do básico, se for impar, significa que a peça é esquerda e se pôr par, direita. Pelo básico, é possível saber em que parte do carro a peça é usada.

11 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação Um sufixo, que é formado pôr letras, números, ou a combinação de ambas, como é o caso de tintas. Pelo sufixo, é possível saber o número de modificações que a peça sofreu desde a sua criação, ou mesmo a cor de um veículo.

12 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação Para exemplificar o uso de peças, podemos tomar como exemplo alguns códigos usados em três áreas onde um veículo passa para ser fabricado: Armação, Pintura, Montagem. EXEMPLOS

13 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação 1J4 853 500 A A7W – Friso Lateral Golf Quatro Portas Prata 1J4 – Significa que a peça é usada no Golf, exclusivamente o quatro portas. 853 – O 8 significa que é uma peça da carroceria e o 53 significa que é um friso. 500 – O 50 significa a ordem de batismo da peça e o 0 significa que é uma peça usada em ambos os lados do carro. A – Mostra que a peça ainda permanece como foi criada. A7W – Significa que essa peça é na cor prata PINTURA

14 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação ARMAÇÃO 1J0 803 506 C – Longarina Traseira Direita 1J0 - significa que a peça é usada no Golf, tanto no duas quanto no quatro portas. 803 – O 8 significa que é uma peça da carroceria e o 03 significa que é uma peça usada no assoalho. ( segundo tabela ) 506 – O 50 significa a ordem de criação ou batismo da peça e o 6 significa que a peça é direita.

15 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação MONTAGEM 1J0 810 971 E – Cobertura Inferior 1J0 – Significa que a peça é usada no Golf, tanto no duas quanto no quatro portas. 810 – O 8 significa que é uma peça da carroceria e o 10 significa que é uma peça usada na lateral do veículo. 971 – O 97 significa a ordem de batismo da peça e o 1 significa que ela é uma peça esquerda. E – Significa que a peça já sofreu 4 alterações desde a sua criação.

16 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EXISTENTES Dentro das fábricas da Volkswagen, existem vários programas interligados entre si. Alguns desses programas, são comuns para uso em mais de uma área. Na sua maioria, os programas são abastecidos de informações através da ligação existente entre eles. Ao total são 42 sistemas. Para as concessionárias, existe um programa, chamado de ELSA, Elektronisches Service Aufkuftssystem ou seja, Sistema Eletrônico de Informações de Serviço.

17 FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36 Rodrigo Valério, nº 59 Administração de Gerenciamento de Informação CONCLUSÃO Com base nas pesquisas feitas e no trabalho apresentado, podemos concluir que a codificação de peças da Volkswagen, tem uma sequência bem estruturada e bastante lógica, garantindo a rastreabilidade e o fácil acompanhamento de cada uma das peças em todos os departamentos e sistemas da empresa. A fácil disseminação dos códigos nas concessionárias, garante um perfeito atendimento ao consumidor da marca, podendo esse a qualquer instante, solicitar qualquer peça do carro com base nos códigos ou mesmo, transmitindo algumas informações, descobrir o que ele está exatamente procurando.


Carregar ppt "FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná Business Unit Curitiba CÓDIGO PADRÃO VOLKSWAGEN - GOLF Claudio Marco B. Pires, nº 15 Israel Toledo, nº 36."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google