A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÃO Ana Cristina Macedo Magalhães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO Ana Cristina Macedo Magalhães."— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO Ana Cristina Macedo Magalhães

2 Organização Combinação de esforços individuais para realizar propósitos coletivos, inatingíveis para uma pessoa. Recursos, como máquinas e equipamentos, dinheiro, tempo, espaço e conhecimentos. Exemplos: Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório de análises ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola.

3 Ingredientes da Organização
As organizações têm características importantes que as diferenciam de outros grupos sociais, como a família, as multidões, os passageiros de um veículo coletivo e a massa de consumidores de determinado produto: - propósito; - divisão do trabalho e - coordenação

4 Propósito Objetivos: produtos e/ou serviços. Apenas uma missão.
Ex: Uma empresa montadora de ônibus e caminhões produz e comercializa ônibus, caminhões, peças e componentes, e presta serviços como assistência técnica e treinamento do pessoal e de seus concessionários.

5 Lucrativas e não lucrativas.
Propósito ·        Preço que o consumidor ou usuário para por seus produtos e serviços. ·        Os impostos e as taxas que o cidadão paga ao governo para que este os transforme em serviços destinados a seu próprio benefício; ·        As contribuições ou taxas que os associados de certas instituições como clubes e associações, pagam para sua manutenção. Lucrativas e não lucrativas.

6 Propósito Distinguem-se de outros agrupamentos de pessoas, em especial dos chamados grupos primários (família, vizinhança e os grupo de amizade) . Pelos objetivos explícitos ou ocasionais específicos, (construir um centro comunitário, uma casa, uma excursão). Outros grupos sociais (multidões nos estádios e as massas de consumidores), são meramente agregadores de objetivos individuais coincidentes ou aceitos voluntariamente.

7 Ingredientes da Organização
- propósito; - divisão do trabalho e - coordenação

8 Divisão do Trabalho Cada pessoa e cada grupo de pessoas tem papel específico para a realização da missão. Assim como as organizações são especialistas em determinadas missões, as pessoas e os grupos que nelas trabalham também são especializadas em determinadas tarefas. É a divisão do trabalho que permite superar as limitações individuais. Quando se juntam pequenas contribuições de cada um, realizam-se produtos e serviços que ninguém conseguiria fazer sozinho.

9 Ingredientes da Organização
- propósito; - divisão do trabalho e - coordenação

10 Coordenação Numa praia, ou num teatro todos têem o mesmo objetivo, mas não são organização. Não há divisão do trabalho ou coordenação de diferentes esforços especializados para tentar atingir um objetivo único. Numa organização, as diversas tarefas especializadas precisam combinar-se e integrar-se porque elas são interdependentes – para realizar uma, é preciso realizar outra ou nada acontece. 

11 Coordenação Interdependência e convergência palavras chave no processo de coordenação, a atividade que procura fazer as peças especializadas se encaixarem uma nas outras, de modo que o conjunto consiga cumprir sua finalidade. A coordenação funciona por meio de três mecanismos principais: hierarquia, comunicação e planejamento. 

12 Coordenação hierarquia, comunicação e planejamento. 

13 Hierarquia  Em qualquer organização há uma pessoa ou grupo de pessoas cujo trabalho consiste em desempenhar a tarefa da administração – são os dirigentes. Por meio da autoridade formal ou da liderança, essa pessoa ou grupos conseguem influenciar o comportamento das demais pessoas para que elas executem suas tarefas de maneira coordenada. Os dirigentes são “pinos de ligação”, entre as diferentes partes da organização para integrar as diferentes tarefas especializadas, convergindo-as para a realização do objetivo.

14 Coordenação por meio de Comunicação
  A comunicação entre as pessoas e os grupos de pessoas é o meio pelo qual se transferem e recebem informações e se tomam decisão. É por meio da comunicação que as partes da organização se interligam e articulam suas atividades para funcionar como um conjunto. Sem informação e comunicação, seja entre os dirigentes ou entre os grupos de trabalho, nenhuma organização consegue funcionar, tomar decisões e muito menos fazer suas partes trabalharem de maneira coordenada.

15 Coordenação por meio de Planejamento
 Planejamento: tomar decisões antecipadamente, ou preparar a tomada de decisões. O planejamento envolve os responsáveis pelas diferentes partes especializadas em que a tarefa se divide, de forma coordenada para chegar aonde devem. A coordenação por meio de planejamento é uma arte com o auxilio de técnicas. Não usar essas técnicas é deixar de levar em conta a coordenação que muitas tarefas interdependentes exigem.


Carregar ppt "ORGANIZAÇÃO Ana Cristina Macedo Magalhães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google