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Programa Saúda da Família no Ceará- O processo de implantação e os atores. Imaculada Fonseca 2011.

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1 Programa Saúda da Família no Ceará- O processo de implantação e os atores. Imaculada Fonseca 2011

2 I-A HISTÓRIA NO TEMPO - os atores envolvidos- –1987-Implantação do PACS no Ceará. (Dr Carlile, Míria, e o grupo sob coordenação de Ines Amaral, Vilane, Laura,Graça, Mary, Sonia. –1991-Implantação do PACS no Brasil.(Fátima Souza e Heloisa Machado ).

3 A HISTÓRIA NO TEMPO - os atores envolvidos- –Final de agosto de 1993-Dr Halim Girade ( UNICEF )assessor de Henrique Santillo é incumbido de formular uma proposta de APS a partir de experiências brasileiras –Setembro de 1993- Dr Odorico leva proposta de Quixadá de Residencia em Saúde da Família para ser financiada pelo MS. –Novembro de 1993-Reunião do MS com 18 Técnicos para formular uma proposta de APS para o Brasil,sendo o nome Saúde da Família sugerido por Dr Odorico.

4 A HISTÓRIA NO TEMPO - os atores envolvidos- 1994- O MS lança oficialmente o PSF, após a SAS/MS (DR Gilsom Carvalho) viabilizar financiamento. No MS inicialmente é abrigado na FUNASA (DR.Àlvaro Machado) e posteriormente na Coordenação de saúde e Comunidade/SAS (Heloísa Machado e Fátima Souza onde já estava o PACS).

5 II-A Gestão no Ceará 18/5/92 a dezembro de 1994-Na gestão de Dra Ana Maria,inicia-se um grande processo de mobilização para o novo modelo. È composto um grupo de Técnicos para elaborar um documento de diretrizes e começa a implantação das equipes de Quixadá Dr Odorico- Presidente do COSSEMS e logo após Beberibe- Dr Marcos Queiroz-vice presidente do COSSEMS. Em seguida no mesmo ano os municípios de jucás,Itapiúna,Iracema,Fortim,Iguatu.

6 DIRETRIZES OPERACIONAIS –No início Equipe – médico, enfermeiro e de 8 a 10 ACS. Dedicação exclusiva. Reuniões semanais com todas as equipes. Equipe morar na área de atuação

7 No Ceará Lançamento do PSF em Beberibe em 1994

8 No Ceará De 01//1/ 1995- Gestão de Dr Anastácio Queiroz Na SESA /DIRSA ( Dra Jocileide ) o grupo inicial do PSF ( Lucineide,Eva, Alberto, Ercelina,Lene, Imaculada - coordenação) é abrigado no DETEC coordenado por Ines Amaral. Sendo posteriormente repassada para Imaculada,período que ocorre a fusão do PACS e PSF ( 1995 a 2002 )

9 No Ceará 2003-2006-Gestão de Dr jurandir a coordenação do PSF com Dra Vilauva (2003) e Carmen Osterno (Final de 2003 até 2006.. 2007-2010- Gestão Dr Ananias, coordenação com Imaculada Fonseca. 2011-2014- Gestao Dr Arruda-Dra Virginia Justa.

10 FACILIDADES Experiências exitosas do Ceará começam a ter repercussão para outros municípios e outros estados. ( Reunião dos Governadores do Nordeste). Processo de cooperação técnica da SESA/ESP aos municípios para implantação do novo modelo. Decisão governamental de apoiar o programa. Cooperação Técnica Internacional ( DFID ), e consultorias (Espanha, UK, Cuba) e nacionais ( Eugenio Vilaça.)

11 FACILIDADES Recursos liberados do Ministério. - Assessoria da SESA na elaboração dos projetos para os convênios, oficinas de sensibilização dosprefeitos e secretários. Parceria do COSSEMS. Protagonismo dos municípios. Autonomia Técnico-gerencial. Curso de especialização da ESP- ( SILOS ) e posteriormente Saúde da Família. Boa articulação entre SESA e MS Seminários de APS para troca de experiências

12 Parceria com o MS Reuniões de avaliação dos Resultados

13 DIFICULDADES -Adesão dos prefeitos a proposta. Equipe estadual e local mínima para conduzir implantação. Precárias estruturas das unidades de saude (física e de equipamentos ) Fixação de profissionais. Perfil dos profissionais Ineditismo da experincia Inexistencia d financiamento e politica específica para APS

14 MELHORIA DOS INDICADORES DE SAÚDE X AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE EQUIPES RESULTADOS

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18 DESAFIOS A APS coordenadora da rede de atenção com os atributos garantidos. Política de recursos humanos para EPS (formação de generalistas e programa de EPS para osprofissionais da APS, Plano de cargos e carreiras) Estruturação das UBSFs e melhoria do processo de trabalho. Monitoramento, avaliação e um programa de qualidade.

19 Obrigada ! Imaculada.fonseca@saude.ce.gov.br


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