A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma solução para o consumo de energia e o lixo eletrônico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma solução para o consumo de energia e o lixo eletrônico"— Transcrição da apresentação:

1 Uma solução para o consumo de energia e o lixo eletrônico
Virtualização Uma solução para o consumo de energia e o lixo eletrônico

2 Introdução Consumo de Energia:
Gastos com infraestrutura de TI é a 3ª maior fonte de consumo de energia. 50% dos investimentos na aquisição de equipamentos é gasto com energia e refrigeração.

3 Introdução Descarte de equipamentos eletrônicos:
Datacenters são responsáveis por 23% da emissão de gases. PCs e os monitores atingem 40%. Utiliza substâncias tóxicas, como chumbo e mercúrio, que podem contaminar o solo ou os lençóis freáticos.

4 Virtualização O que é ? É uma forma de emular as características físicas de um computador mostrando ao usuário um hardware virtual, ou seja, ele cria um ambiente virtual isolado a realidade daquele sistema.

5 História da Virtualização
Década de 60 IBM introduziu o conceito de “Time Sharing”. Década de 70 IBM cria o S370 Virtualização de mainframe.

6 História da Virtualização
-Década de 80 Declinio dos plataformas mainframes Crescimento da plataforma x86(aplicações cliente/servidor e desktops) Conceito de virtualização é abandonado

7 História da Virtualização
Década de 90 Windows e Linux fazem os servidores x86 se tornar um padrão no mercado. VMWare cria o hipervisor, um novo conceito de virtualização.

8 Tipos de Virtualização
Virtualização de Servidores: Técnica consiste em rodar diversos sistemas operacionais em um mesmo sistema. Também conhecido como Hypervisor.

9 Tipos de Virtualização
Virtualização de Aplicativos: Técnica consiste em ter uma única cópia de determinado aplicativo, instalada em um servidor virtual.

10 Tipos de Virtualização
Virtualização de Desktop: Técnica que permite criar varias maquinas virtuais, ou seja, executar diversos sistemas operacionais em um servidor.

11 Benefícios da Virtualização
Menor Consumo de energia Volume menor no descarte de produtos eletrônicos. Ganho de espaço físico Otimização dos sistemas de refrigeração Redução de custos na aquisição e manutenção dos equipamentos

12 Exemplos de Virtualização
A multiplicação das transações e serviços prestados aos correntistas vinha desafiando a capacidade de processamento do banco. Nos centros de dados do Itaú, havia um parque de três mil servidores, mas era necessário a compra de mil novos servidores para suporte das transações. Com a virtualização são: 70 servidores HP Capacidade é superior a 4 mil servidores. Economia de R$ 1,5 milhão por ano com custos de energia e manutenção.

13 Exemplo de Virtualização
No centro de dados havia servidores e um parque de 55 mil computadores. Com a virtualização: Reduziu 900 servidores com capacidade superior a 2 mil. Implantaram o projeto de substituir os computadores por thin clients. redução de custos com consumo de energia, manutenção de equipamentos e aquisição de licenças de software a uma economia anual de aproximadamente R$ 80 milhões.


Carregar ppt "Uma solução para o consumo de energia e o lixo eletrônico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google