A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

05 - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "05 - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL"— Transcrição da apresentação:

1 05 - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Disciplina: Nome Professor: 05 - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

2 ESCRITURAÇÃO A escrituração contábil pode ser definida como um conjunto de lançamentos das operações da empresa, feita de forma estruturada e sistematizada. É o procedimento contábil que registra nos livros contábeis da empresa as movimentações ocorridas em seu patrimônio. 2

3 ESCRITURAÇÃO E SUA UTILIZAÇÃO

4 Para cada operação há um débito e um crédito de igual valor.
Método das Partidas Dobradas Para cada operação há um débito e um crédito de igual valor. Não há débitos sem créditos correspondentes.

5 Cascavel, 14/02/2007 D- 1. 3. 02. 003 Equipamentos de Informática. 5
Cascavel, 14/02/2007 D Equipamentos de Informática 5.000,00 C Caixa ,00 O lançamento acima refere-se a compra à vista de uma impressora por R$ 5.000,00. Representa para a empresa uma saída de caixa e uma entrada no ativo imobilizado nos mesmos valores.

6 LIVROS DE ESCRITURAÇÃO
O Livro diário tem como características o registro em ordem cronológica dos acontecimentos na empresa. Pode ser feito de forma informatizada ou manual e deve contemplar informações básicas como: data; conta(as) debitada(as); conta(as) creditada(as); histórico e; valor.

7 Informações obrigatórias a constar no Razão:
O LIVRO RAZÃO Tem sua principal função como sendo o agrupamento dos registros executados no livro diário por contas específicas. Informações obrigatórias a constar no Razão: identificação da conta; data da operação; coluna para lançamento a débito; coluna para lançamento a crédito; saldo final da conta.

8 Para utilização didática, convencionou-se trabalhar as contas de razão em forma de Razonetes.

9 Outros livros contábeis
Fiscais: exigidos pelas esferas governamentais, ou seja, livro de apuração do lucro real; livro de apuração do IPI; livro de Registro de entrada e saída de mercadorias; livro de registro de empregados; livro de apuração do ICMS; Facultativos: livro caixa e livro de controle de duplicatas; Sociedades anônimas: livro de registro de ações nominativas; livro de transferência de ações nominativas; livro de atas das assembléias gerais; livro de presença dos acionistas.

10 D - 1.1.01.001 Caixa 5.000,00 C - 2.4.01.001 Capital Social 5.000,00
PROCESSO DE ESCRITURAÇÃO D Caixa ,00 C Capital Social ,00

11 1º forma 2º forma 3º forma 4º forma Débito Crédito
QUADRO AUXILIAR PARA A ESCRITURAÇÃO 1º forma 2º forma 3º forma 4º forma Débito Crédito

12 Operação Debitar Creditar Grupo Ativo ++ aumenta -- Diminui Despesa
É possível realizar os lançamentos no diário através de quatro diferentes formas: Operação Debitar Creditar Grupo Ativo ++ aumenta -- Diminui Despesa Passivo diminui Aumenta Receita

13 A teoria de débitos e créditos, que visa exemplificar na prática que as contas devedoras e credoras devem estar sempre em equilíbrio

14 Disciplina: Nome Muito Obrigado(a)!! Professor: E-mail Professor:


Carregar ppt "05 - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google