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LAR E FAMÍLIA CASAMENTO A MAIORIA É DO TIPO PROVACIONAL OU EXPIATÓRIO RAROS SE APOIAM NA AFINIDADE VERDADEIRA QUASE SEMPRE RECEBEMOS COMO CÔNJUGE QUEM.

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1 LAR E FAMÍLIA CASAMENTO A MAIORIA É DO TIPO PROVACIONAL OU EXPIATÓRIO RAROS SE APOIAM NA AFINIDADE VERDADEIRA QUASE SEMPRE RECEBEMOS COMO CÔNJUGE QUEM MUITO PREJUDICAMOS NO PASSADO IMPORTANTE FINALIDADE DO CASAMENTO TRANSFORMAR AS AVERSÕES EM AMIZADE, E, SE POSSÍVEL, EM AMOR ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA )

2 LAR - É O EDUCANDÁRIO DOMÉSTICO - É UMA CONQUISTA DO CASAL - NÃO HÁ LAR ONDE NÃO HAJAM MENTES UNIDAS TRABALHANDO EM RUMOS E OBJETIVOS IGUAIS O LAR EXIGE CONCESSÃO TOLERÂNCIA RENÚNCIA FRATERNIDADE ( FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO )

3 FAMÍLIA É REUNIÃO DE ALMAS EM PROCESSO DE EVOLUÇÃO, REAJUSTE E APERFEIÇOAMENTO. (NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE - ANDRÉ LUIZ É UM LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS REPARADORAS. É ESCOLA DE APRENDIZAGEM E REDENÇÃO. (S.O.S. - FAMÍLIA - JOANNA DE ÂNGELIS)

4 GENITORES QUE DESTACAM UNS FILHOS DOS OUTROS SÃO ESPÍRITOS EM EVOLUÇÃO, RETORNANDO À VIDA FÍSICA PARA SE REDIMIREM DOS FRA- CASSOS DO PASSADO. ( FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO ) CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA FILHOS QUE AGRIDEM OU AMPARAM PAIS PAIS QUE SE DIGLADIAM IRMÃOS QUE SE AMAM OU SE DETESTAM

5 ALERTA ! A DIFICULDADE DE CONVIVÊNCIA PODE NÃO DECORRER DE PASSADAS DIVERGÊNCIAS. ( NÃO PISE NA BOLA - RICHARD SIMONETTI QUAL A ORIGEM ? - NOSSA INCAPACIDADE DE CONVIVER EM HARMONIA - FALTA DE EDUCAÇÃO

6 SINAIS DE ALARME ! TÉDIO INEXPLICÁVEL SILÊNCIOS INJUSTIFICÁVEIS IRA DISFARÇADA PERDA DO GOSTO DE CONVERSAR IRRITABILIDADE CONSTANTE DESINTERESSE PELOS PROBLEMAS DO OUTRO FALTA DE INTERCÂMBIO DE OPINIÕES ATRITOS CONTÍNUOS AGRESSÃO (S.O.S. - FAMÍLIA - JOANNA DE ÂNGELIS)

7 CONSEQÜÊNCIAS OS ESPINHOS DA INCOMPREENSÃO ABREM DISTÂNCIAS PRODUZEM FERIDAS AS DIFICULDADES DIFICULDADES ATITUDESPREVENTIVAS ABRIR O CORAÇÃO UM PARA COM O OUTRO PROVIDÊNCIAS PARA SANAR OS MALES EXAME DAS OCORRÊNCIAS (S.O.S. - FAMÍLIA - JOANNA DE ÂNGELIS)

8 COMO ? CULTIVO DOS IDEAIS NOBILITANTES (S.O.S. - FAMÍLIA - JOANNA DE ÂNGELIS) (FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO) EDUCANDO-SE E DOMINANDO A SUA VONTADE, SUPERANDO AS SUAS DEFICIÊNCIAS ESPIRITUAIS, EMPENHANDO-SE NO ESFORÇO PRÓPRIO. MELHORES DEFESAS PRECE VIGILÂNCIA ESPIRITUAL

9 REFLEXÃO O LAR É SEMELHANTE A UMA EMBARCAÇÃO LANÇADA AO MAR DA VIDA, ENFRENTANDO TORMENTAS E CALMARIAS, CONVOCANDO O CASAL AO ENTENDIMENTO MÚTUO, NESSA LONGA VIAGEM. (FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO)

10 EDUCAÇÃO DOS FILHOS PREPARAR OS FILHOS INFÂNCIA - A IDADE INFANTIL OS TORNA BRANDOS, ACESSÍVEIS AOS CONSELHOS. - É O PERÍODO IDEAL PARA SE REALIZAR A EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO REENCARNANTE. - NÃO É O ÚNICO PERÍODO, PROSSEGUE NA ADOLESCÊNCIA. ( RELACIONAMENTO ENTRE PÁIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA ) VIDA MATERIAL VIDA ESPIRITUAL MISSÃO DOS PAIS

11 ( RELACIONAMENTO ENTRE PÁIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA ) 1. AMOR E CARINHO PALAVRAS DE EMMANUEL EDUCAÇÃO DOS FILHOS PONTOS IMPORTANTES A MELHOR ESCOLA AINDA É O LAR, ONDE A CRIATURA DEVE RECEBER AS BASES DO SENTIMENTO E DO CARÁTER. SÃO MAIS EQUILIBRADOS E FELIZES TORNAM-SE CARENTES AGRESSIVOS REVOLTADOS AMOR E CARINHO SÃO OS MAIS PODEROSOS RECURSOS PARA EDUCAR, QUANDO USADOS DE FORMA ADEQUADA. FORMA ADEQUADA. OS QUE NÃO RECEBEMOS QUE RECEBEM

12 INFÂNCIA COMENTÁRIO DE EMMANUEL PASSADA A FASE INFANTIL, OS PRO- CESSOS DE EDUCAÇÃO MORAL QUE FORMAM O CARÁTER, TORNAM-SE MAIS DIFÍCEIS. ATINGIDA A MAIORI- DADE, SE A EDUCAÇÃO NÃO SE HOU- VER FEITA NO LAR, SÓ O PROCESSO VIOLENTO DAS PROVAS RUDES PODE RENOVAR O PENSAMENTO E A COM- CEPÇÃO DAS CRIATURAS. ( O CONSOLADOR )

13 2. DIÁLOGO E ORIENTAÇÃO NÃO SÓ AS CRIANÇAS NECESSITAM DE AMOR, CARINHO E ATENÇÃO - OS JOVENS TAMBÉM PRECISAM. ALERTA ! - AS PALAVRAS AGRESSIVAS FICAM GRAVADAS E EXERCEM INFLUÊNCIA NEGATIVA. - UTILIZAR ARGUMENTAÇÃO LÓGICA E LINGUA- GEM ACESSÍVEL À IDADE E AO ENTENDIMENTO. - OS PAIS PRECISAM DE TER PACIÊNCIA PARA OUVIR OS FILHOS. ( RELACIONAMENTO ENTRE PÁIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

14 3. ENERGIA E CASTIGO - ÀS VEZES, MESMO EM PREGANDO O AMOR E O DIÁLOGO, OS PAIS TÊM QUE AGIR COM ENERGIA. RECURSOS QUE DÃO BONS RESULTADOS : - FAZER ASSUMIR AS CONSEQÜÊNCIAS - RESTRINGIR PASSEIOS, DIVERSÕES - OS CASTIGOS CORPORAIS DEVEM SER EVITADOS, POIS CRIAM : - TRAUMAS - DESEQUILÍBRIOS - REVOLTAS - INIBIÇÃO - AGRESSIVIDADE - INSEGURANÇA ( RELACIONAMENTO ENTRE PÁIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

15 4. MOTIVAÇÃO E PRÊMIOS - MUITOS PAIS SE OMITEM, QUANDO AS CRIANÇAS CUMPREM BEM OS SEUS DEVERES, DEIXANDO DE ESTIMULÁ-LAS. - MOTIVAR E PREMIAR FUNCIONAM MUITO MELHOR DO QUE CENSURAR E CASTIGAR. - ENSINAR AS CRIANÇAS QUE AS ALTERNATIVAS DE LAZER CONSTITUEM PRÊMIOS, MAS QUE PODEM SER RETIRADAS. - AGINDO ASSIM OS PAIS NÃO ESTÃO PUNINDO, MAS DEIXANDO DE PREMIAR. - BEM MELHORES - NÃO GERAM REVOLTAS RESULTADOS ( RELACIONAMENTO ENTRE PÁIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

16 5. LIBERDADE - AS CRIANÇAS TÊM DIREITO À LIBERDADE, MAS NÃO EXCESSIVA. - OS PAIS PRECISAM SABER DOSÁ-LA. - A LIBERDADE CONCEDIDA SEM CRITÉRIOS PODE SER MUITO PREJUDICIAL. - AS CRIANÇAS TÊM O DIREITO DE CHORAR. - IDENTIFICAR A CAUSA - SOLUCIONAR O PROBLEMA - NÃO DEVEM BATER - NO CASO DE MANHA : - DEIXÁ-LA CHORAR ATÉ DESISTIR - DOSAR A ATENÇÃO - A CRIANÇA TEM O DIREITO DE BRINCAR AS CRIANÇAS PRECISAM DE LIBERDADE NO LAR. ( RELACIONAMENTO ENTRE PÁIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

17 AMOR RELIGIÃO + - AMOR E RELIGIÃO CONSTITUEM A BASE DE TODA A EDUCAÇÃO. - DESENVOLVEM E FORTIFICAM AS FORÇAS DA NATU- REZA HUMANA. - SEM AMOR E SEM CRENÇA NÃO SE CONSEGUE O VERDADEIRO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA HUMA- NIDADE. (PESTALOZZI, O GRANDE EDUCADOR - Prof. Luciano Lopes ) 6. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA EDUCAÇÃO ( PESTALOZZI )

18 ENTREVISTA ( CHICO XAVIER ) PERGUNTA: O QUE O SR. ENSINARIA A UM FILHO PARA QUE ELE PUDESSE VENCER ESPIRITUALMENTE NA VIDA ? RESPOSTA: RESPEITO À EXISTÊNCIA DE DEUS, RESPEITO À JUSTIÇA, AMOR AO TRABALHO E QUE ELE NÃO SERIA E NÃO SERÁ MELHOR DO QUE OS FILHOS DO OUTROS. ( ENTENDER CONVERSANDO - CHICO XAVIER/EMMANUEL, PÁG. 24 )

19 REFLEXÃO TEU FILHO AMA-O E EDUCA-O, OFERECENDO-LHE O MELHOR DA TUA ALMA, AINDA MESMO QUE O TEU FILHO NÃO POSSA COMPRE- ENDER A NOBREZA DO TEU SACRIFÍCIO E A EXCELSITUDE DA TUA ABNEGAÇÃO. RECEBERÁS DO PAI CELESTIAL A BÊNÇÃO DA ALEGRIA E DA PAZ. ( EMMANUEL - FAMÍLIA )

20 CAUSAS VARIADAS CRISES NA VIDA CONJUGAL QUASE TODOS OS CASAIS PASSAM POR MOMENTOS DIFÍCEIS, VERDADEIRAS CRISES, NA MAIORIA DAS VEZES PASSAGEIROS. PROCESSOOBSESSIVO SÃO AS MAIS COMUNS ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA ) PROBLEMASFINANCEIROS

21 CONSEQÜÊNCIAS O CASAL DEVE ENFRENTAR ESSES MOMENTOS DE CRISE, PROCURANDO RESOLVER AS QUESTÕES SEM QUE A SITUAÇÃO CONJUGAL SEJA AFETADA DE FORMA IRREVERSÍVEL. MEDIDAS PREVENTIVAS ESTÃO NO EVANGELHO DE JESUS ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA ) INDIFERENÇAAFETIVAESFRIAMENTO DO CONVÍVIO PODEM GERAR DECISÕESPRECIPITADAS

22 ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA ) CIÚME UNIÃO CONJUGAL CONFIANÇA ATITUDE DO CIUMENTO OUTRAS CAUSAS DEVE SER APOIADA NA CONFIANÇA MÚTUA NÃO SE IMPÕE CONQUISTA-SE – COBRANÇA EXAGERADA – EXIGIR EXPLICAÇÕES DE TUDO – VIGIAR SEMPRE

23 ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA ) CONSEQÜÊNCIAS - FERE PROFUNDAMENTE O OUTRO - CONTRIBUI PARA ESFRIAR O RELACIONAMENTO CONJUGAL CONJUGAL - DIFICULTA O RELACIONAMENTO SEXUAL - TEM SIDO CAUSA FREQÜENTE DE SEPARAÇÕES BONDADERESPEITOCONSIDERAÇÃOLEALDADE O CIUMENTO GARANTEMRESULTADOSMUITOMELHORES AO INVÉS DO CIÚME - VIVE INFELIZ - SOFRE POR CAUSA DA DESCONFIANÇA QUE ALIMENTA, FRUTO DE SUA INSEGURANÇA FRUTO DE SUA INSEGURANÇA - NÃO CONSEGUE CULTIVAR A TRANQÜILIDADE INTERIOR

24 ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA ) CONSEQÜÊNCIAS INFIDELIDADE CAUSAS - FORMAÇÃO MORAL DEFICIENTE - CRISES CONJUGAIS - INFLUÊNCIAS DO MUNDO MODERNO - INFLUENCIAÇÃO DOS ESPÍRITOS OBSESSORES CONCEPÇÃO MACHISTA TENDÊNCIA VALORIZAÇÃO EXCLUSIVA DA APARÊNCIA FÍSICA BRIGAS CONSTANTES INDIFERENÇA FALTA DE ROMANTISMO - LESÕES EMOCIONAIS - MUDANÇAS NO RELACIONAMENTO CONJUGAL - CONTAMINAÇÃO POR DOENÇAS VENÉREAS - AIDS - DÉBITO PERANTE A JUSTIÇA DIVINA

25 ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA ) ACEITAR A ESPOSA OU O ESPOSO COMO ELES SÃO. DEFEITOS OS DEFEITOS DAS PESSOAS QUE VIVEM MAIS PRÓXIMAS DE NÓS SÃO NOTADOS COM MAIS FREQÜÊNCIA. TODAS AS PESSOAS APRESENTAM DEFEITOS E QUALIDADES FINALIDADE DA REENCARNAÇÃO CORRIGIR AS IMPERFEIÇÕES MORAIS CONQUISTAR O PROGRESSO INTELECTUAL ALTERNATIVA

26 COMO AJUDAR LONGE DE OUTRAS PESSOAS CORRIGIR AS FALHAS EM PÚBLICO HUMILHA FERE NÃO AJUDA COMPROMETE O RELACIONAMENTO ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA ) COM RESPEITO DE FORMA AMIGA COM MUITO CUIDADO HÁBITOS NEGATIVOS COMENTAR COM AMIGOS E PARENTES USAR PALAVRAS DEPRECIATIVAS CONSEQÜÊNCIA

27 EXALTAR AS QUALIDADES UM DO OUTRO ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA ) HÁBITOS POSITIVOS PRESTAR ATENÇÃO NO LADO BOM O EGOÍSMO, ESTA CHAGA DA HUMANIDADE, É O ALVO PARA O QUAL TODOS DEVEM APONTAR SUAS ARMAS, DIRIGIR SUAS FORÇAS, SUA CORAGEM; POIS É PRECISO MAIS CORAGEM PARA VENCER A SI MESMO, DO QUE PARA VENCER OS OUTROS. PARA SUPERAR AS DIVERGÊNCIAS 1º PASSO VENCER O EGOÍSMO ( O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. XI )

28 OS CONFLITOS ENTRE OS CASAIS DENUNCIAM A AUSÊNCIA DO EVANGELHO NO LAR. O EVANGELHO NOS DARÁ TOLERÂNCIA, MAIS COMPREENSÃO, RENÚNCIA, PIEDADE, CARI- DADE E FRATERNIDADE LEGÍTIMAS. ( FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO ) ( FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO ) REFLEXÃO

29 ADOLESCÊNCIA ( RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

30 CARACTERÍSTICAS FASE DAS MUDANÇAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS. SURGE A INSTABILIDADE EMOCIONAL. PREDOMINA A INSEGURANÇA. INICIA-SE A LUTA PELA AUTO-AFIRMAÇÃO. MANIFESTA-SE AS VOCAÇÕES PELO INTERESSE SEXUAL. ESTRUTURA-SE A PERSONALIDADE. O RELACIONAMENTO COM OS PAIS PODE TORNAR-SE DIFÍCIL. ( ESCLARECENDO OS JOVENS - UMBERTO FERREIRA )

31 DIÁLOGO COM ADOLESCENTES - O DIÁLOGO É O PRINCIPAL RECURSO PARA EDUCAR. - BATER E CASTIGAR SÃO RECURSOS INADEQUADOS. - DIZER UM NÃO BRUSCAMENTE NÃO É RECOMENDÁVEL. - O DIÁLOGO DEVE SER LÓGICO E CONVINCENTE - FORÇA DA ARGUMENTAÇÃO. - OS PAIS PRECISAM TER PACIÊNCIA PARA OUVIR OS FILHOS. ( RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

32 - DEVE SER CONCEDIDA COM CRITÉRIOS. TOTALPERIGOSO RESTRINGIR DEMAISREVOLTA - DEVE SER CONCEDIDA À MEDIDA QUE VÃO DEMONS- TRANDO RESPONSABILIDADE. - CONHECIMENTO E ACOMPANHAMENTO PERMITEM CON- CEDER A LIBERDADE. - CADA UM TEM O DEVER DE RESPEITAR O ESPAÇO DOS OUTROS. - MAIORES DE 20 ANOS TRATÁ-LOS E RESPEITÁ-LOS COMO ADULTOS. LIBERDADE PARA OS JOVENS

33 RECOMENDAÇÕES AOS PAIS 1. ESTIMULEM AS CONFIDÊNCIAS DO SEU FILHO, MAS NÃO AS EXIJA. ( RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA ) 2. EVITEM COMPARAÇÕES. 3. DÊEM BONS EXEMPLOS. 4. PROCUREM VÊ-LO COMO REALMENTE É. 5. NÃO TENTEM SER UM CAMARADA - SEJAM PAIS. 6. AJAM COM HARMONIA E COERÊNCIA. 7. APLIQUEM A DISCIPLINA PARA CORRIGIR, NÃO PARA PUNIR. 8. DEIXEM QUE O SEU FILHO PROCURE O SEU NÍVEL PRÓPRIO. 9. ANIMEM-O A REALIZAR AS SUAS AMBIÇÕES.

34 MENSAGEM AOS JOVENS (CHICO XAVIER) SEM ESTUDO E DISCIPLINA, TRABALHO E RESPONSABILIDADE É IMPOSSÍVEL CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR. ( ENTENDER CONVERSANDO, CHICO XAVIER/EMMANUEL - PÁG. 127 )

35 RELACIONAMENTO CONJUGAL ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA ) 1. DIÁLOGO PONTOS IMPORTANTES O CASAMENTO COMEÇA A CORRER RISCO QUANDO OS CÔNJUGES PERDEM A CAMARADAGEM E O GOSTO DE CONVERSAR ( NOSSO LAR - ANDRÉ LUIZ ) SUCESSO DO DIÁLOGO INTERESSAR-SE UM PELO OUTRO AMBIENTE ADEQUADO TOM DE VOZ SABER OUVIR

36 PALAVRAS DE JESUS BEM-AVENTURADOS OS BRANDOS E PACÍFICOS FAZ DA BRANDURA, DA MODERAÇÃO, DA AFABILIDADE E DA PACIÊNCIA, UMA LEI. CONDENA A VIOLÊNCIA A CÓLERA TODA EXPRESSÃO DESCORTÊS ( O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. IX )

37 A HARMONIA CONJUGAL O IDEAL DECIDIR TUDO EM CONJUNTO, DIALOGANDO SEMPRE, CEDENDO NO QUE FOR POSSÍVEL. 2. SABER CEDER NENHUM PODE QUERER QUE A SUA VONTADE PREVALEÇA. AMBOS TEM QUE CEDER UM POUCO. NINGUÉM PODE TORNAR O OUTRO ESCRAVO DOS SEUS CAPRICHOS. NÃO PODEMOS ESTABELECER PADRÃO DE VIDA PARA OUTREM. NÃO HÁ COMO EXIGIR QUE UM TENHA OS MESMOS GOSTOS DO OUTRO. NENHUM PODE CERCEAR A LIBERDADE DO OUTRO.

38 O ENTENDIMENTO SE TORNA FÁCIL QUANDO UM PENSA MAIS NA FELICIDADE DO OUTRO DO QUE NA SUA. OU SEJA QUANDO AGEM DE FORMA CONTRÁRIA AO EGOÍSMO. ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA ) EGOÍSMO É O CAUSADOR DE TODAS AS MISÉRIAS DO MUNDO. É A NEGAÇÃO DA CARIDADE. É O MAIOR OBSTÁCULO À FELICIDADE. ( O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. XI )

39 3. ROMANTISMO TODA CRIATURA NECESSITA DE AMAR E RECEBER AMOR. NO INÍCIO O RELACIONAMENTO É BASTANTE ROMÂNTICO APÓS A MAIORIA DEIXA QUE O ROMANTISMO DIMINUA OU ACABE. RAROS O CONSERVAM A VIDA TODA. ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA )

40 ESFRIAMENTO DO ROMANTISMO CAUSAS DESCUIDO DECEPÇÕES INDIFERENÇA DESPREZO FALTA DE DIÁLOGO EGOÍSMO GROSSERIA MAUS TRATOS INFIDELIDADE ETC. COMO MANTER O ROMANTISMO - PENSAR UM NO OUTRO COM TERNURA - TER PEQUENOS GESTOS DE ATENÇÃO - MANIFESTAR CARINHO E APREÇO - PROCURAR AGRADAR UM AO OUTRO ALERTA ! NÃO SE CONSEGUE CULTIVAR O ROMANTISMO U N I L A T E R A L M E N T E ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA )

41 4. AMIZADE - SENTIMENTO MADURO - ELEVADO, MAIS ESPIRITUAL - LIGAÇÃO IDEAL MATRIMÔNIO VEM DE DEUS E É SEMPRE UM AJUSTE ASSIM : UMA PAIXÃO QUE SE ACABA EM AMIZADE SEM FIM. JOSÉ ALBANO - FAMÍLIA JOSÉ ALBANO - FAMÍLIA MATRIMÔNIO VEM DE DEUS E É SEMPRE UM AJUSTE ASSIM : UMA PAIXÃO QUE SE ACABA EM AMIZADE SEM FIM. JOSÉ ALBANO - FAMÍLIA JOSÉ ALBANO - FAMÍLIA OS LARES QUE CULTIVAM O EVANGELHO EM CASA ENFRENTAM MUITO MENOS PROBLEMAS E TÊM MAIS HARMONIA E FELICIDADE. ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA) REFLEXÃO

42 PROBLEMAS FAMILIARES 1. REJEIÇÃO ESPÍRITOS QUE ENCARNAM NUMA MESMA FAMÍLIA O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - A. KARDEC - CAP. XIV GERALMENTE SÃO SIMPÁTICOS PODERÃO TER AVERSÃO UNS PELOS OUTROS

43 OS VERDADEIROS LAÇOS DE FAMÍLIA MAS OS DA SIMPATIA E DA COMUNHÃO DE PENSAMENTOS NÃO SÃO OS DA CONSAGÜINIDADE O ESPÍRITO REENCARNADO VEM PARA EVOLUIR, SUPERAR CONFLITOS, AJUSTAR-SE AO NINHO DOMÉSTICO, NUM LONGO CURSO DE AMOR FRATERNAL. O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - A. KARDEC - CAP. XIV

44 REASCENDENDO O INSTINTO DE VINGANÇA 2. INGRATIDÃO DOS FILHOS CONFLITO ENTRE O AMOR E RANCOR, PERDÃO E ÓDIO. POR QUE OS FILHOS INGRATOS ? SE DEIXAR ARRASTAR PELO RANCOR SE SUPERAR HAVERÁ PAZ COM OS PAIS. NÃO SE FARÁ AMIGO DA FAMÍLIA. PODERÁ TORNAR-SE INIMIGO. FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO

45 OS PAIS DEVERÃO PROCURAR RESGATAR ESSE ESPÍRITO DO CLIMA DE AMARGURA, DO RANCOR, DO DESAMOR. O QUE FAZER ? COMO ? - DEDICANDO-SE, DESDE CEDO, A AJUDÁ-LO A SUPERAR-SE. - NÃO REJEITANDO-O. - COMBATENDO-LHE AS INCLINAÇÕES VICIOSAS. - ENSINANDO-O A AMAR E A BENDIZER A DEUS. - AJUDANDO-O, DENTRO DO POSSÍVEL, A AMAR E A BENDIZER O LAR. FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO

46 - QUASE INCORRIGÍVEIS. - COLOCAM-SE ACIMA DOS BONS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO. - SÃO DUROS DE SENTIMENTO. - SÃO RESISTENTES À DISCIPLINA. CARACTERÍSTICAS 3. FILHOS REBELDES FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO

47 O QUE FAZER ? ? - MOVIMENTE TODOS OS RECURSOS POSSÍVEIS PARA DESPERTÁ-LOS PARA O BEM. - MOSTRE-LHES A REALIDADE DA EXISTÊNCIA E DA VIDA. - DÊ-LHES AMOR E CARINHO. - NÃO POUPE ENERGIA NECESSÁRIA PARA A REEDU- CAÇÃO. - NÃO SE CULPE PELAS ATITUDES QUE ELES PREFEREM. - SAIBA QUE ELES PODEM SE AUTO-CORRIGIR. - OREM POR ELES. FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO

48 PAIS, ABRAÇAI O FILHO QUE VOS CAUSA DESGOSTO, E DIZEI-VOS: UM DE NÓS DOIS FOI O CULPADO. E SE OS ESFORÇOS FOREM EM VÃO ? - NÃO SE CULPE POR ISSO. - GUARDE TRANQÜILIDADE EM SEU CORAÇÃO. - CONFIE NA PROVIDÊNCIA DIVINA. - ENTREGUE-O AO PAI CELESTIAL, QUE DEVERÁ REEDUCÁ-LO ATRAVÉS DE PROVAÇÕES REDEN- TORAS. FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. XIV

49 4. VÍCIOS USO DE DROGAS OCUPA LUGAR DE DESTAQUE. DESORGANIZA A ECONOMIA SOCIAL E MORAL DA TERRA. DOMINA AS GERAÇÕES NOVAS. ESTRANGULA AS ESPERANÇAS HUMANAS EM RELAÇÃO AO FUTURO. FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO

50 COMO PREVENIR EDUCAÇÃO MORAL À LUZ DO EVANGELHO. CONCIENTIZAÇÃO ESPIRITUAL. LIBERDADE E ORIENTAÇÃO COM BASES NA RESPONSA- BILIDADE. DISCIPLINA MORAL DESDE CEDO. VIGILÂNCIA CARINHOSA. CRIÁ-LOS COM MUITO AMOR E DIÁLOGO. MANTER AMBIENTE DE HARMONIA NO LAR. DAR BONS EXEMPLOS PARA SEREM SEGUIDOS. FAZER TUDO PARA QUE SEJAM CRIANÇAS E JOVENS FELIZES. S.O.S. - FAMÍLIA - JOANA DE ÂNGELIS RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA ALERTA ! O PROBLEMA, PORTANTO, É DE EDUCAÇÃO NA FAMÍLIA CRISTIA- NIZADA, NA ESCOLA ENOBRECI- DA, NA COMUNIDADE HONRADA.

51 EDUQUE, CADA FILHO COMO SENDO UM ESPÍRITO INDIVIDUAL, FUGINDO DA CON- DUTA DE QUEM QUER IGUALAR TODOS OS SEUS FILHOS ENTRE SI. CADA UM É CADA UM ! ( FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO) REFLEXÃO !


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