A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural"— Transcrição da apresentação:

1 América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural
Capítulo 38

2 Continente Americano Expansão marítima européia;
Mercantilismo (capitalismo comercial); Tratado de Tordesilhas (limites coloniais entre Portugal e Espanha): América hispânica – metais preciosos (extração mineral); - mão-de-obra ameríndia; - relações servis; - mestiços: branco com índio. América portuguesa - plantations (cana-de-açúcar); - trabalho escravo; - mestiços: branco com negro.

3 Divisão sócio-histórica
Colônias de exploração - América hispânica e portuguesa; - produção que visava atender aos mercados externos; - monopólio do comércio nas mãos da metrópole. Colônias de povoamento - colonizadores: dissidentes religiosos e perseguidos políticos; - reprodução do modo de vida, com intuito de ocupar/povoar a terra; - Sul : plantações senhoriais; - Norte: economia familiar;

4 Divisão cultural América Anglo-Saxônica - Canadá e EUA, cujo idioma oficial predominante é o inglês. No Canadá, o francês também é considerado uma língua oficial. Países desenvolvidos; América Latina - demais países onde houve o predomínio da colonização portuguesa e espanhola, línguas originadas do latim. Países subdesenvolvidos.

5 Divisão físico/geológico/natural
América do Norte - Canadá, EUA e México. América Central - (continental e insular) Nicarágua, Belize, Honduras, Haiti, Cuba etc. América do Sul - treze países, entre eles o Brasil.

6 Formação dos países latino-americanos
Início do século XIX – processo de independência das colônias; A América portuguesa deu origem a um só império; A América hispânica fragmentou-se em várias repúblicas (multiplicidade de interesses regionais); Caribe: formação de microestados insulares; Lutas à favor da independência Destaque para: - José San Martín (argentino); - Simón Bolívar (venezuelano). Tornaram-se chefes militares influenciados pelas ideias revolucionárias da França e pela independência norte-americana; Novas formas de dependência: Inglaterra e EUA apoiaram o processo de independência e tornaram-se importantes aliados das elites latino-americanas.

7 União americana Tentativas frustradas de integração entre os países da América hispânica, liderado principalmente por Bolívar, com ideais que pregavam o rompimento com as influências européias; A ascensão norte-americana como potência contribuiu contra os ideais de unificação da América hispânica; Os EUA, através da Doutrina Monroe, negava o direto dos europeus de intervenção e recolonização do continente; Tal situação não afastou a influência dos EUA, que tinha projetos territoriais expansionistas e comerciais com a América independente; Formação ( ) da União Pan-Americana sucedida em 1948 na OEA (Organização dos Estados Americanos)

8 Grupos pré-colombianos
Maias, Astecas (território mesoamericano) e Incas (território andino) formaram impérios e cidades com organização econômica voltada para a agricultura e comércio; Grupos indígenas, culturas guaranis, formavam sociedades seminômades com base agrícola e na caça; Contato com o colonizador (genocídio)- guerras, maus-tratos e exposição às doenças;

9 Multiculturalismo e reflexos da colonização
Base populacional: - etnias ameríndias pré-colombianas; - europeus; - africanos. Regiões econômicas com uso de mão-de-obra escrava: - Brasil e Antilhas (cana-de-açúcar); - Venezuela (cacau e café); - Colômbia (café, tabaco e algodão). Destaque para o Haiti, onde 96% da população é de afrodescendentes; População de origem indígena presente em países como México, Guatemala, Peru e Bolívia (presença de traços da cultura pré-colombiana)

10 Globalização e desafios atuais
Cidades latino-americanas que estão entre as maiores aglomerações do mundo (megacidades): Cidade do México; Buenos Aires; São Paulo; Rio de Janeiro. Cultura urbano-industrial, baseada no estilo de vida da classe média estadunidense (consumismo), apesar de grande parte da população da América Latina estar fora desse mercado de consumo;

11 Globalização e desafios atuais
11% da população é indígena, cerca de 50 milhões. Sua distribuição é desigual. Bolívia e Guatemala constituem mais da metade da população. Principais problemas: dificuldade em manter seus conhecimentos, língua e hábitos; Desigualdades sociais acentuadas são resultado de relações de dominação e exploração a que foram submetidas tais regiões, desde a chegada do europeu na região; Nove entre dez pessoas, falam alguma língua européia e seguem uma religião de origem externa; A maioria dos católicos do mundo é latino-americana; Investimentos crescentes na educação bilíngue como forma de combater a exclusão e reconhecer as tradições de grupos minoritários e/ou excluídos. Ex: Bolívia, México, Peru, Paraguai etc.

12 Panorama econômico da América Latina
Capítulo 39

13 Estruturas econômicas
A América Latina ficou classificada na divisão internacional do trabalho (DIT), como fornecedora de matérias-primas, o que ainda constituiu uma marca para muitos países na atualidade: América Central: frutas tropicais; Brasil e Colômbia: destaque para o café; Cuba: açúcar; Argentina e Uruguai: Carne, lã e trigo; Bolívia: estanho; Chile: cobre; Peru: prata e pescados.

14 Industrialização Tardia
A industrialização teve seu início no período entre guerras; A dificuldade na importação de bens manufaturados das grandes potências, estas envolvidas em crises/guerras, impulsionou o desenvolvimento industrial através do modelo de SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES; O surto industrial, no início do século XX, ocorreu em poucos países, como o Brasil, a Argentina e o México; Isso se deve aos investimentos estatais nos setores de infra-estrutura (energia e transporte), e na regulação do mercado de trabalho; 1ª Guerra Mundial – Crise de – 2ª Guerra Mundial

15 Industrialização Tardia
Entre , Brasil Argentina e México passam a receber investimentos estrangeiros , com a instalação de filiais de empresas transnacionais no ramo automobilístico, por exemplo; Tais países ampliaram sua participação na DIT, abastecendo o mercado mundial com produtos manufaturados de bens de consumo duráveis e não-duráveis; O desenvolvimento industrial não assegurou autonomia a estes países, obrigando-os a importar tecnologias sofisticadas, reforçando a situação de dependência econômica;

16 América Latina e economia globalizada
Década de 80 Década de 90 Redução das taxas de juros internacionais e renegociação de dívidas externas; Políticas de atração de capital estrangeiro e valorização da moeda; Financeirização que gerou: - sucateamento industrial; - necessidade de geração de superávits comerciais; - transferência de parte dos setores públicos e privado nacionais para o capital internacional. Contexto: crise, recessão; Altas taxas de juros sobre a dívida externa; Baixos investimentos em setores de infra-estrutura e em políticas sociais; Privatizações e controle dos gastos públicos (Consenso de Washington).

17 América Latina e economia globalizada
Consequências diferentes: México - Ênfase no desenvolvimento do norte do país com a presença das indústrias maquilladoras e crescimento das cidades médias; Chile – Inserção no mercado internacional, especializando a produção; - ao norte, investimentos estrangeiros para a mineração (extração de cobre); - ao sul, fruticultura mais sofisticada. Argentina e Brasil – Políticas influenciadas pelas corporações internacionais; formação de redes extravertidas de transportes, facilitando a integração com mercados mundiais ao invés de iniciativas para integração nacional.

18 Indicadores sociais e econômicos
Reúne países com distribuição de renda mais desigual do mundo: 220 milhões de pessoas vivendo na pobreza (100 milhões em pobreza extrema), com diferenças em todos os níveis: renda, lazer, acesso à serviços de educação, transporte, saneamento, saúde e habitação; Medidas NEOLIBERAIS que favoreceram a situação acima: - controle dos gastos públicos; - cortes em investimentos sociais; - situação da economia mundial (recessão). Distribuição da Renda Nacional entre os 10% mais ricos e os 10% mais pobres 10% mais ricos 10% mais pobres quase 50% da renda pouco mais de 1% da renda

19 América Central e do Caribe: Pág.570
- Fraca industrialização; - Agricultura de exportação emprega a maior parte da população (produtos: banana, cana, algodão e tabaco;turismo em expansão). Equador e Venezuela: - exportação assentada no petróleo; - redução de gastos devido à queda nos preços internacionais do produto; PRODUÇÃO MINERAL: desempenha papel importante para as economias do México, Brasil e países Andinos (cobre, estanho, manganês, ferro, zinco, chumbo, alumínio, prata e ouro) Pág. 566; Brasil, Argentina e México apresentam maior industrialização e diversificação e o Chile e Peru possuem maior integração com economias asiáticas; Apresentam maior estabilidade econômica que os demais países latino americanos!!


Carregar ppt "América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google