A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enfermagem em Saúde Coletiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enfermagem em Saúde Coletiva"— Transcrição da apresentação:

1 Enfermagem em Saúde Coletiva
Prevenção Enfª Darlane A. Ferreira Wobeto

2 CONCEITOS DE SAÚDE Saúde – pode ser definida como “ausência de doença”. Doença conceituada como falta ou perturbação da saúde. “Saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença.” (OMS, 1948).

3 FASES DA HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA
Fase Inicial (ou de suscetibilidade); Fase Patológica pré-clínica; Fase Clínica; Fase de incapacidade residual.

4 Fases da história natural da doença
Fase Inicial (ou de suscetibilidade) – Nesta fase ainda não há doença propriamente dita, mas existe o risco de adoecer. Fase Patológica pré-clínica – a doença ainda está no estágio de ausência de sintomas, mas o organismo apresenta alterações patológicas.

5 Fase Clínica – a doença já se encontra em estágio adiantado, com diferentes graus de acometimento.
Fase de incapacidade residual – a doença pode progredir para a morte, ou as alterações se estabilizam.

6 FATORES DETERMINANTES DA DOENÇA
Endógenos Exógenos.

7 O que é Prevenção ?

8 Conceitos Prevenir é prever antes que algo aconteça e cuidar para que não aconteça. Saúde Coletiva Prevenção é a ação antecipada tendo como objetivo de interceptar ou anular a evolução de uma doença.

9 Prevenção Ações comuns em Saúde Pública destinadas a evitar o início biológico de uma dada doença. Cloração da água de abastecimento público; Pasteurização do leite; Controle de vetores; Imunização do suscetíveis; Fluoretação da água Educação em saúde da população Chega com queixa difusas, o exames sao negativos, e a reacao do medico eh…

10 Prevenção Prevenção Prevenção
Prevenção em sentido mais amplo Prevenção não apenas para evitar o aparecimento de doença mais também para interromper o processo da doença que já se instalou no organismo. Período Pré-patológico Período Patológico Desenlace Prevenção Prevenção Prevenção

11 Prevenção Prevenção Primária Prevenção Secundária Prevenção Terciária
Classificação das medidas preventivas Prevenção Primária Promoção à Saúde Proteção Específica Prevenção Secundária Diagnóstico precoce Tratamento precoce Limitação da Invalidez Prevenção Terciária Prevenção de incapacidade Desenvolvimento da capacidade residual

12 Diagnóstico e Tratamento precoce Limitação de incapacidade
Prevenção Período Pré-patológico Período Patológico Desenlace Sinais e Sintomas Morte Limiar clínico Período de Suscetibilidade Cronicidade Alterações Bioquímicas Invalidez Interação Estímulo Hospedeiro Cura Prevenção Primária Prevenção Secundária Prev. Terciária Diagnóstico e Tratamento precoce Promoção da Saúde Proteção específica Limitação de incapacidade Reabilitação

13 PREVENÇÃO PRIMÁRIA: Promoção da Saúde: destinadas para manter o bem-estar, sem visar nenhuma doença. Proteção específicas: inclui medidas para impedir o aparecimento de uma determinada doença.

14 Prevenção Prevenção Primária Promoção à Saúde Proteção Específica
Moradia adequada; Educação; Áreas de laser; Alimentação adequada; Emprego; Renda adequada, etc. Imunização; Fluoretação da água; Saúde ocupacional; Higiene pessoal e do lar; Aconselhamento genético; Controle de vetores, etc.

15 Prevenção Prevenção Secundária Diagnóstico precoce Tratamento precoce
Inquéritos para descoberta de casos na comunidade; Exames individuais, para detecção de casos (auto exames). Tratamento precoce Uso de antibióticos em cirurgias e infecções; Uso de AAS em pacientes infartados. Limitação da Invalidez Medidas para evitar sequelas; Posicionamento de pacientes infartados.

16 Prevenção Prevenção Terciária Reabilitação; Fisioterapia; TO;
Fonoaudiologia; Adaptações de órteses e próteses para o desenvolvimento de funções atingidas.

17 Prevenção Cinco níveis de prevenção 1º Nível- Promoção a saúde
2º Nível- Proteção específica 3º Nível- Diagnóstico e tratamento precoce 4º Nível- limitação do Dano 5º Nível- Reabilitação (Pereira, 2002)

18 Diagnóstico e tratamento precoce
Prevenção 1º Nível 2º Nível 3º Nível 4º Nível 5º Nível Diagnóstico e tratamento precoce Promoção a saúde Proteção Específica Limitação do Dano Reabilitação Prev. Terciária Prevenção Primária Prevenção Secundária Prevenção Cura Reab. Promoção Proteção Recuperação


Carregar ppt "Enfermagem em Saúde Coletiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google