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João Pizysieznig Filho

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Apresentação em tema: "João Pizysieznig Filho"— Transcrição da apresentação:

1 João Pizysieznig Filho
Escritórios de Comercialização de Tecnologia: a experiência internacional João Pizysieznig Filho

2 Escopo Original Ajustado ao corte no orçamento
definir projeto básico para a instalação de escritório de negócios tecnológicos para todo o Estado de São Paulo, com parceria IPT e FIESP Ajustado ao corte no orçamento papel e o funcionamento do escritórios de negócios tecnológicos, a partir de uma amostra de instituições internacionais

3 Problemas na Execução Prazo excessivo entre aprovação e contratação ~ 1 ano Cortes – 2/3: aprovado R$ 53 mil Cortes: consultores, advogados, especialistas Saída da FIESP (mudanças políticas) Uso do recurso: apenas R$ 25 mil

4 Agenda da apresentacão
Natureza do Produto Tecnologia Política Tecnológica Mudanças Institucionais: Recompensa aos Pesquisadores Associações ligadas à Transferência de Tecnologia Lei Bayh-Dole e transferência de tecnologia nos EUA Transferência de Tecnologia em organizações européias: Pasteur, ISIS Innovation – Oxford, Cambridge Enterprise Lei da Invoação: Brasil X Melhores Práticas Recomendações

5 Natureza do Produto Tecnologia
Não Rivalidade Não Exclusividade Rendimentos a escala

6 Não Rivalidade Bem Rival
Compra do bem = subtração da quantidade disponível no mercado Compra do bem não altera a quantidade disponível (Sinais de rádio e TV, rodovia, conhecimento)

7 Não Exclusividade Bem exclusivo
Proprietário pode cobrar pelo consumo ou uso do bem (sinais TV a cabo, rodovias pedagiadas, conhecimento com propriedade intelectual) Bem não exclusivo Proprietário tem dificuldades para cobrar pelo consumo ou uso => EXTERNALIDADES (sinais de rádio e TV aberta, conhecimento não protegido)

8 Economias de Escala: altos custos fixos
Custo Fixo Custo Custo Médio Produção Tecnológica Produção Tecnológica

9 Concentração de Mercado
Economias de Escala geram grandes escalas Centros Universitários mais produtivos têm grande escala Maior parte das inovações são geradas em grandes empresas (Pavitt, 2003) PAVITT, K. The Process of Innovation SPRU Electronic Working Paper Series, Succex : SPRU, August 2003

10 Tecnologia = Bem Público
Mercado eficiente preço = custo marginal Tecnologia custo marginal = 0 Mercados são ineficientes para a produção tecnológica = imperfeição de mercado Intervenção do Estado

11 Eficiência de Mercado Mercados Eficientes
Retorno privado = retorno social Produção ~ demanda social Imperfeições de Mercado Produção ≠ demanda social (poluição, educação, saúde, segurança)

12 Política Tecnológica Investimento na produção tecnológica
Financiamento da infra-estrutura Financiamento à produção (pública ou privada) Correção das fontes de imperfeição Não rivalidade => propriedade intelectual Não exclusividade => recompensa e remuneração aos produtores (pesquisadores)

13 Caso da longitude nos mares
Latitude: altura da estrela polar (hemisfério norte) Longitude – (?) 1714 – Parlamento Inglês define prêmio para quem descobrir método para determinar longitude (£10 a £ 20 mil). (Considerado o primeiro fundo de pesquisa)

14 Caso da longitude nos mares
Primeira proposta H1 de John Harrison Prêmio: 1772 Harrison = 79 anos Solução: H4

15 Recompensas são fundamentais para a inovação
Inglaterra no sec XVII criou a primeira lei de patentes para conhecimento “ Any innovation involving substantial cost (or the possibility of large losses) would not occur until the private rate of return could be increased sufficiently to make the venture worthwhile” (North and Tomas: The Rise of The Western World, 1992)

16 Ônus da inovação para pesquisadores
Inovação é multidisciplinar = “Prova de Conceito” Pesquisador é demandado após o desenvolvimento do conhecimento Risco técnico Risco para a reputação Avaliação acadêmica = publicações

17 Mudanças Institucionais: Recompensa aos Pesquisadores
EUA, 1980 – Bayh-Dole Act Transferia para as universidades e institutos os direitos de PI oriundas de projetos financiados com recursos públicos (universidades, logo a seguir, estendem aos pesquisadores) França, 1999 – Lei de Inovação Estende a pesquisadores os direitos de PI UK, 2001 – Código de Gestão do Serviço público Idem

18 Funções dos Escritórios de Transferência de Tecnologia
Fonte: Yencken and Ralston, 2005

19 Escritórios de Transferência de Tecnologia - ETT
Gestão da Propriedade Intelectual Contratos de Pesquisa Recursos para “Prova de Conceito” Licenciamentos e opções Spin outs Start ups (incubadora) Gestão de fundos de VC Liberação de funcionários

20 Associações ligadas à Transferência de Tecnologia
AUTM (USA, Canada) – Association of University Technological Managers membros em dos quais 567 univesidades UNICO (UK) – University Companies Association ASTP (EU) – Association of Science and Technology Transfer Professionals – 1999 LES – Licensing Executive Society – Internacional

21 Impacto da Lei Bayh-Dole na Criação de ETT

22 Impacto da Lei Bayh-Dole na Criação de ETT

23 Produção Tecnológica - USA

24 Produção Tecnológica - USA

25 Produção Tecnológica - USA

26 Produção Tecnológica - USA

27 Transferência Tecnológica - USA

28 Transferência Tecnológica - USA

29 Transferência Tecnológica - USA

30 Transferência Tecnológica - USA

31 Transferência Tecnológica - USA

32 Transferência Tecnológica - USA

33 Transferência Tecnológica - USA

34 Transferência Tecnológica - USA

35 Instituto Pasteur

36

37 ISIS Innovation - Oxford

38 ISIS Innovation - Oxford

39 ISIS Innovation - Oxford

40 Cambridge Enterprise Resultados desde a fundação em 2001 até 2004

41 Cambridge Enterprise

42 Lei de Inovação x Melhores Práticas

43 Recomendações Revisão da Lei de Inovações
Remuneração do pesquisador; Licitações; Afastamento do pesquisador, etc Estimular programas de marketing tecnológico Estimular trabalho em rede Fomentar feiras tecnológicas com presença de empresários

44 GRATO!

45 Agência IPT de Inovação:áreas-chave
Consórcios de Inovação Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia Empreendedorismo Inovador Inovação Social Atuação Fomento de projetos coopeerativos de inovação (ex. APLs) Busca de recursos para projetos Organização de eventos Relacionamento com a mídia Acompanhamento de projetos Identificação de oportunidades de patentemento Patenteamento Comercialização de patentes Organização de eventos Relacionamento com a mídia Acompanhamento de projetos Projetos de Inovação na PME Spin offs Inventor independente Busca de recursos para projetos Organização de eventos Relacionamento com a mídia Acompanhamento de projetos Projetos de Inovação em ONGs sociais e comunidades carentes Busca de recursos para projetos Organização de eventos Relacionamento com a mídia Acompanhamento de projetos Mercado-alvo Entidades de pequeno e médio porte Governo / Entidades de Apoio Prioritariamente empresas de médio e grande porte PMEs Pesquisadores IPT ONGs Comunidades sociais organizadas Fontes de recursos Recursos privados Recursos governamentais % de contratos Recursos próprios Recursos governamentais % royalties Recursos governamentais Participação nos resultados Recursos governamentais Recursos privados (Entidades de Apoio)


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