A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade de Brasília Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade de Brasília Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de Brasília Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico

2 Universidade de Brasília Projetos submetidos ao Edital FVA/TIB: FINEP/CNPq 01/2002 Ednalva Fernandes Costa de Morais Vice-Diretora CDT/UnB-DF Rio de Janeiro, 19 a 21 de outubro de 2005.

3 Universidade de Brasília O objetivo do edital era apoiar projetos no âmbito do programa TIB, visando expandir e consolidar a infra-estrutura de serviços tecnológicos em propriedade intelectual. Para o tema de propriedade intelectual haviam 2 chamadas: núcleos de apoio ao patenteamento e organização de escritórios de negócios.

4 Universidade de Brasília Projeto 1: Núcleo de apoio ao patenteamento: Projeto destinado a criar ou consolidar núcleos especializados no fornecimento de serviços de assistência técnica e informação sobre PI.

5 Universidade de Brasília Organização de Escritórios de Negócios: Promover o estabelecimento de escritórios de negócios em propriedade intelectual, como mecanismos de orientação e assessoramento, atuando na interface entre empresas e instituições de ensino e pesquisa, e identificando resultados de pesquisa com potencial de aplicação comercial.

6 Universidade de Brasília NUPITEC Criado em 1999, o Núcleo de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia – NUPITEC, atendia somente à comunidade acadêmica (professores, pesquisadores, alunos, técnicos de laboratório e administrativo). O projeto propôs estender o escopo de atendimento ao público externo como micro e pequenas empresas do DF e inventores isolados.

7 Universidade de Brasília Serviços Consultoria em propriedade intelectual para a comunidade externa via Disque Tecnologia e Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT Assessoria técnica nos trâmites de proteção e acompanhamento das tecnologias da Universidade de Brasília Comercialização das tecnologias geradas na Universidade para o setor produtivo, por meio de transferência ou licenciamento

8 Universidade de Brasília Projetos propostos pelo CDT Núcleo de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia Ampliado.

9 Universidade de Brasília Objetivos Específicos Criação de mecanismos e rotinas para atendimento às empresas e inventores isolados Aperfeiçoamento dos processos internos de atendimento a professores/pesquisadores na geração de tecnologias criadas na UnB Formação e capacitação de recursos humanos na área de propriedade intelectual Estimular e orientar empresários/inventores na proteção dos conhecimentos gerados nas suas respectivas empresas, de forma a contribuir para o desenvolvimento científico-tecnológico nacional.

10 Universidade de Brasília Resultados Esperados Melhoria da capacidade técnica da instituição no que se refere aos trâmites do processo de patenteamento Absorção de mão-de-obra capacitada; Melhoria da infra-estrutura do NUPITEC; Ampliação do número de patentes e outros registros da Universidade Aumento do número de depósitos de patentes e outros registros pelas empresas do Distrito Federal

11 Universidade de Brasília Resultados Alcançados Elaboração do manual de procedimentos; Atualização do banco de dados de pesquisadores; Estudo de setores e segmentos empresariais relevantes na economia local, com identificação das principais necessidades quanto a propriedade intelectual do DF e C&T&I; Ampliação da quantidade de tecnologias protegidas; Palestras Institucionais;

12 Universidade de Brasília Ativos Intangíveis Protegidos Exemplos PATENTES: 15 Patentes de invenção - Pasteurizador de Leite Híbrido (Eng. Mecânica) - Processo de obtenção de etanol a partir de matéria- prima amilácea (Biologia) 08 Patentes em Co- titularidade Resultados do NUPITEC Insulina Humana Recombinante – Biobrás/Biomm (Biologia) (protegida em 7 países)

13 Universidade de Brasília 02 Patentes de Modelo de Utilidade Aplicador de Fita Adesiva (Desenho Industrial) 01 Registro Desenho Industrial Guitarra (Desenho Industrial)

14 Universidade de Brasília 06 Registros de Software Localização de celulares roubados, clonados e Emergências (Eng. Elétrica) 31 Marcas - 09 CDT - 04 UnB - 09 DEX - 09 Editora

15 Outros Serviços: 45 Atendimentos via Disque Tecnologia, dentre eles: micro e pequenos empresários e inventores isolados. Exemplos: - Consultoria em registro de marcas para empresas do ramo de vestuário e jóias. - Consultoria em proteção a patentes para inventores Isolados, em diferentes áreas do conhecimento. 04 Palestras e Seminários em propriedade intelectual para a comunidade acadêmica, micro e pequenos empresários e atuantes na área. Universidade de Brasília

16 Gráfico da evolução do número de tecnologias protegidas na UnB desde a criação do NUPITEC

17 Universidade de Brasília Cabe ressaltar que durante o período de vigência do projeto, 18/08/03 a 18/02/2005, o número de ativos intangíveis protegidos aumentou significantemente, constando: 10 patentes; 01 Desenho Industrial; 02 Softwares.

18 Universidade de Brasília Projeto 2 Organização de Escritórios de Negócios: Criação da Agência de Comercialização de Tecnologia O objetivo do projeto foi criar uma agência para negociação/comercialização das tecnologias desenvolvidas na UnB, atuando como interface entre a Universidade e o setor produtivo.

19 Universidade de Brasília Objetivos Específicos Estabelecer contatos com o setor produtivo visando negociações de projetos de desenvolvimento tecnológico; Criar rotinas internas para a transferência de tecnologias;

20 Universidade de Brasília Objetivos Específicos Criar mecanismos para a divulgação; Estabelecer critérios de valoração das tecnologias; Criar mecanismos para a negociação; Capacitar recursos humanos na área.

21 Universidade de Brasília Resultados Esperados Criação da Agência de Comercialização de Tecnologia; Ampliação do conhecimento em negociações de tecnologias; Ampliação da disponibilização de tecnologias desenvolvidas na UnB à sociedade; Produtos de melhor qualidade e custo mais baixos lançados no mercado.

22 Universidade de Brasília Resultados alcançados Estudo de metodologia da implantação da Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) Desenvolvimento do banco de dados gerenciais para a ACT Conhecimento e tecnologias em processo de comercialização - 02

23 Universidade de Brasília Estrutura da ACT - Equipe NomeFormaçãoFunção Luís Afonso BermúdezEngenharia ElétricaDiretor Ednalva de MoraisSociologiaVice Diretora Kátia BeltrãoAdministraçãoGerente de Tecnologia Márcia AguiarAdministraçãoCoordenadora NUPITEC Jorge NogueiraEconomiaCoordenador de Contratos e Convênios Poliana AndradeDireitoTécnica em Contratos e Convênios Sheila NunesRelações Internacionais Técnica em PI e TT

24 Universidade de Brasília Dificuldades no decorrer do Projeto Operacional Glosa no orçamento por parte do CNPq; Carência de profissionais com perfil adequado na área de PI; Dificuldade na manutenção dos quadros existentes; Prazo insuficiente para mensuração de sua efetividade; Interrupção do processo referente a PI por parte dos micro e pequenos empresários.

25 Universidade de Brasília Problemas Ambientais Falta de visão e conhecimento por parte dos pesquisadores e das MPE´s sobre a importância da proteção da PI; Necessidade de intensificar e ampliar as iniciativas dos órgãos competentes no sentido de fomentar a política de PI; Melhor alinhamento de visão entre os fomentadores de pesquisa (CAPES, CNPq e FINEP com os institutos de ensino superior (PI x Publicação x titularidade); Demora no processo da concessão da patente

26 Universidade de Brasília Lei de Inovação – Lei , 02/12/2004 Instrumento jurídico legal que pode facilitar os processos negociais de TT e a criação de EBTs pelos pesquisadores

27 Universidade de Brasília Vantagens Facilitação para a transferência de tecnologia; Remuneração ao pesquisador; Parceria universidade-empresa; Disseminação da cultura de proteção ao conhecimento e exploração dos resultados obtidos pela pesquisa nacional; Profissionalização dos recursos humanos; Construção de redes.

28 Universidade de Brasília O CDT é um possível candidato ao Núcleo de Inovação Tecnológica? Sim, baseado nos artigos 2º, § VI e o 16 da Lei de Inovação.

29 Contatos Profª Ednalva F. de Morais Vice Diretora – CDT/UnB Prof. Luís Afonso Bermúdez Diretor – CDT/UnB Fone: (61) /


Carregar ppt "Universidade de Brasília Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google