A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação da Disciplina Modelagem de Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação da Disciplina Modelagem de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação da Disciplina Modelagem de Software
Profa. Msc. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em ciência da computação – ufu Mestre em ciência da computação – UFU Bacharel em ciência da computação - UFJF

2 Informações de Contato
Profa. Cintia Carvalho Oliveira Facebook: Site: Horário de Atendimento: Terça-feira: das 14 até as 17 horas Quinta-feira: das 14 até as 17 horas Sala dos professores ou laboratórios de informática

3 Ementa Conceitos de Modelagem de Software. Abordagens Históricas de modelagem de software; UML e seus diagramas; Conceitos de Padrões de Projeto; Padrões de Projetos mais importantes

4 Metodologia A disciplina Desenvolvimento de Aplicações Web tem uma estrutura de créditos , ou seja, zero horas semanais de atividades em sala de aula, quatro créditos de laboratório e quatro horas semanais recomendadas para estudo complementar extra-classe. O conteúdo da disciplina é abordado através de aulas expositivas, exercícios e testes de avaliação. A disciplina possui: 40 horas-aula presenciais

5 Objetivos Conhecer conceitos e técnicas para Análise e Projeto Orientado a Objetos Conhecer a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) Elaborar diagramas da UML Identificar e utilizar padrões de projeto

6 Objetivos Específicos
Ao final do curso o aluno deverá: Conhecer Diagrama de Fluxo de Dados e Dicionário de Dados Diagrama de Caso de Uso Diagrama de Classe Diagrama de Sequência Diagrama de Comunicação Diagrama de Atividades Diagrama de Estados Padrões de Projeto

7 Bibliografia Básica Modelagem e projetos baseados em objetos com UML 2. Blaha, M., Rumbaugh, J. Campus. 2006 UML Guia do Usuário. Booch, Grady; Jacobson, Ivar e Rumbaugh, James. Campus, 2006. UML 2 – Uma abordagem prática. Guedes, Gileanes, T.A. Novatec. 2009 Engenharia de Software. Ian Sommerville, Editora Pearson / Addison Wesley

8 Pontuação – 100 pontos Trabalhos em sala (feito durante as aulas – não faltar!) – 10 pts 1ª Avaliação – 25 pts 2ª Avaliação – 25 pts Seminário – 15 pts Apresentação pts Tutorial – 5 pts Trabalho Final – 25 pts Documentação (diagramas) – 10 pts Software final – 10 pts

9 Programação Diária http://cintiaoliveira.com.br/Modelagem_de_Software

10 Advertência Os slides e notas de aula servem principalmente como roteiro de aula. Nem o professor nem os slides substituirão jamais o estudo ou a consulta ao material bibliográfico. É extremamente importante dedicar algum tempo de estudo extra- classe para um bom desempenho no curso.

11 Seminário 1. Ana Cláudia e Igor Acássio - Web
3. Carlos e Juliano - Componentes 4. Dayane e Matheus - RUP 5. Nicolas e Igor Bagnara – Baseado em Modelo 6. José Henrique e Leoni - SCRUM 7 Eduardo, Daniel - Petri 8. Henrique e Anatalia - Z

12 Temas do seminário 1. Desenvolvimento Baseado em Componentes
2. Rede de Petri 3. Modelagem de Sistemas de Tempo Real 4. Desenvolvimento Dirigido a Modelos 5. SCRUM 6. RUP 7. Engenharia de Software Web 8. Notação Z


Carregar ppt "Apresentação da Disciplina Modelagem de Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google