A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
“(…) Destinada a professores com forte aptidão de trabalho colaborativo, capacidade de liderança, formação pedagógica e tecnológica, ao nível de projecto educativo e que pretendam desenvolver e partilhar conhecimentos e competências nesta área.”

2 Text slide with large image
Quadro de referência da formação contínua de professores na área das TIC 1 - A formação contínua de professores na área das TIC a desenvolver no ano de 2006, resultado do Programa "Ligar Portugal" e das orientações do ME para esta área deverá incorporar os seguintes princípios: - Ter como primeiro objectivo a utilização das TIC pelos alunos nas escolas; - Integrar modalidades mistas ("blended"), com uma componente presencial e outra a distância e com o apoio de plataformas de aprendizagem online (LMS); - Estar contextualizada com o trabalho quotidiano do professor, prevendo uma componente prática de trabalho na escola; - Prever a criação de produtos e publicação "online" resultantes do trabalho concreto dos alunos com TIC (e.g. port-folios); Change is happening and Universities, Schools and other learning organisations are re-organising, developing technology systems (eLearning systems) and pedagogy and looking to re-align their curriculum to improve educational outcomes. Text slide with large image

3 Text slide with large image
Quadro de referência da formação contínua de professores na área das TIC - Incluir momentos de auto-formação e proporcionar formação inter-pares ("peer-coaching"); - Realizar-se em modalidades activas de formação (e.g. oficina, projecto, círculo de estudos) acreditadas pelo CCPFCP; - Enquadrar-se no projecto educativo das escolas a que os professores/formandos pertencerem, nomeadamente na sua componente TIC; - Apoiar iniciativas nacionais na área das TIC, nomeadamente Concursos de Projectos, assim como os Planos TIC das escolas e agrupamentos; - Prever a avaliação do processo e do impacto da formação; Change is happening and Universities, Schools and other learning organisations are re-organising, developing technology systems (eLearning systems) and pedagogy and looking to re-align their curriculum to improve educational outcomes. Text slide with large image

4 AN2-B, Razões justificativas da acção
Pretendemos… promover o desenvolvimento curricular, a integração transdisciplinar das TIC, a elaboração de recursos educativos digitais e a sua aplicação no processo de ensino/aprendizagem, de forma a fomentar o desenvolvimento de mais e melhor ensino e aprendizagem. promover a reflexão sobre metodologias de aplicação das TIC no processo de ensino/aprendizagem, incentivar a produção, pelos professores, de materiais de apoio ao ensino e sua disponibilização on-line, prolongando os momentos de aprendizagem no tempo e no espaço. (…) As ferramentas de comunicação e interacção à distância proporcionados pelas TIC podem ser potenciadas na promoção de boas práticas nos vários contextos e modelos de aprendizagem, de que são exemplo o trabalho colaborativo e as comunidades virtuais de aprendizagem. A implementação de novos modelos curriculares com maior ênfase em competências transversais e na realização de tarefas de uma forma autónoma por parte do aluno e ainda a inclusão de novas áreascurriculares não disciplinares, justifica a formação de professores de forma a dar respostaa estes paradigmas, incluindo as TIC como ferramentas potenciadoras e geradoras de novas situações de aprendizagem e metodologias de trabalho. AN2-B, Razões justificativas da acção Education in universities and schools is as much about social interaction and learning as it is about knowledge or skills acquisition – According to Berners Lee this is what the web should be good at - not just good for delivering distance learning or skills based re-training that utilise the one way view of the web. Text slide with large image

5 Efeitos a produzir: MUDANÇAS DE PRÁTICAS, PROCEDIMENTOS OU MATERIAIS DIDÁCTICOS
Utilização de metodologias activas e participativas, com recurso às TIC, no processo de ensino e aprendizagem; Utilização crítica das TIC como ferramentas transversais ao currículo; Partilha de experiências/recursos/saberes no seio da comunidade educativa; Valorização de uma prática avaliativa indutora de melhoria da qualidade dos processos educativos; Estimulo a estratégias pedagógicas promotoras de metodologias inovadoras; Adopção de práticas que levem ao envolvimento dos alunos em trabalho prático com TIC; Produção, utilização e avaliação de recursos educativos digitais potenciadores da construção do conhecimento; Mudança de práticas, com a integração de ferramentas de comunicação e interacção à distância, no processo de ensino e aprendizagem; Prolongamento dos momentos de aprendizagem no tempo e no espaço, fomentando a disponibilização on-line de recursos educativos; Desenvolvimento de projectos/actividades que potenciem a utilização das TIC em contextos inter e transdisciplinares; Promoção de momentos de reflexão decorrentes da prática lectiva;

6 Text slide with “film strip” images
Conteúdos da acção Apresentação de experiências, por parte dos formandos e do formador, de utilização das TIC como instrumento didáctico; Potencialidades das TIC no processo de ensino aprendizagem – apresentação de boas práticas; Metodologias de integração das TIC, com particular destaque para a Internet, no processo de construção e produção do conhecimento; As TIC como: a. Meio de informação que suporte o aprender pesquisando, descobrindo e confrontando. b. Contextos que ofereçam meios seguros de exploração para aprender fazendo. c. Meio de comunicação que sustentem o aprender comunicando e colaborando. Estratégias de utilização das TIC numa perspectiva de reorganização e gestão de sala de aula, adaptadas aos espaços e equipamentos disponíveis nas escolas; Evidence shows that in education the need to empower teachers is as important as the need to drive technological change. Text slide with “film strip” images

7 Conteúdos da acção (cont.)
Produção e utilização de recursos para o ensino e aprendizagem. a. Concepção de recursos de suporte à actividade dos professores; b. Concepção de recursos para o apoio à aprendizagem dos alunos; Capacidade de produção de produtos e recursos pelos alunos. Construção de uma ou duas actividades a realizar em contexto de sala de aula, por parte de cada um dos formando/grupo de formandos; Intervenção no terreno/aplicação das actividades; Avaliação da/s actividade/es realizada/as – reflexão, análise e discussão em grupo; Evidence shows that in education the need to empower teachers is as important as the need to drive technological change. Text slide with “film strip” images

8 wwwesfcastro.pt/moodle/
E-learning e B-learning Resumir a funcionalidade de uma plataforma de e-learning é unificar os três modos básicos de ensino: dizendo, fazendo e discutindo (…). O resultado é a sala de aula  virtual, um ambiente tendencialmente síncrono que simula uma tradicional sala de aula, conferência ou ambiente de um seminário. Plataforma Moodle sistema de gestão da aprendizagem permite gerir e partilhar online as nossas disciplinas comunicação síncrona (em tempo real): chats e salas de discussão comunicação assíncrona: e fóruns de discussão gestão fácil de quaisquer tipos de ficheiros, que podem ser consultados pelos alunos permite a criação de processos de avaliação dos alunos What is initially and frequently conceived as a technology installation agenda is in fact at least a dual agenda - Balancing the investment in technology systems and people empowerment appears to be the key to success. This is not however necessarily as simple as a balancing exercise but is about strategic investment. Other factors to be considered are social and fiscal policies that have a bearing on the general direction of development and reform in society – thus making this a matrix of factors contributing to the overall balance of investment need. wwwesfcastro.pt/moodle/

9 Wiki (glossário) E-learning
E-learning significava originalmente electronic learning, ou ensino/aprendizagem com auxílio electrónico. Hoje em dia o termo é aplicado a toda a forma de ensino/formação através de plataformas que utilizam a Internet como meio de comunicação entre formandos/alunos e o formador/professor. Eyebrow /breadcrumb (text below business unit or product name): 14pt Arial Regular, light gray R128 | G128 | B128 Thought leadership from IBM to minimise risk - IBM has great experience in this field and has been researching into the effect of ICT on education since This gives a wealth of insights into the challenges. See transformations presentation and paper – transforming the current learning model. Finance options to schedule payments but to also take a view on how kit will be refreshed and kept up to date and able to leverage latest advances in communications technology. Callout/quote in left margin: 13pt Arial Italic, teal R204 | G 255 | B153 Text slide with callout or sidebar

10 Wiki (glossário) B-learning
“Blended-learning”: modelo misto de aprendizagem, que utiliza o eLearning ao mesmo tempo que a aprendizagem colaborativa e a formação presencial em sala de aula/formação. Permite a rapidez e flexibilidade da formação à distância aliada às vantagens da presença regular do professor/formador. Eyebrow /breadcrumb (text below business unit or product name): 14pt Arial Regular, light gray R128 | G128 | B128 Thought leadership from IBM to minimise risk - IBM has great experience in this field and has been researching into the effect of ICT on education since This gives a wealth of insights into the challenges. See transformations presentation and paper – transforming the current learning model. Finance options to schedule payments but to also take a view on how kit will be refreshed and kept up to date and able to leverage latest advances in communications technology. Callout/quote in left margin: 13pt Arial Italic, teal R204 | G 255 | B153 Text slide with callout or sidebar

11 Algumas sugestões de trabalho
Cada formando construirá um portfólio que poderá consistir em: Planos de Unidades/ projectos; Apresentações multimédia; Publicações (boletim informativo, folheto, …) Recursos educativos digitais; Planeamento de “WebQuests” e de “caça ao tesouro”. Produção de “WebQuizes” Fichas e testes em formato digital Ferramentas de avaliação dos materiais elaborados Utilizar ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona Cada formando colocará on-line o portfólio disponibilizando os materiais aos alunos e colegas

12 Trabalho não presencial, autónomo e com apoio à distância
Metodologia Trabalho não presencial, autónomo e com apoio à distância Sessões presenciais • 1ª sessão: 3 horas • 2ª sessão: 3 horas • 3ª sessão: 3 horas • 4ª sessão: 3 horas • 5ª sessão: 3 horas • 6ª sessão: 3 horas • 7ª sessão: 3 horas • 8ª sessão: 2 horas • 9ª sessão: 2 horas • 12,5 horas Evidence shows that in education the need to empower teachers is as important as the need to drive technological change. Text slide with “film strip” images

13 Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Fim da Sessão. Obrigado pela vossa atenção. Title slide


Carregar ppt "Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google