A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O teatro Popular em Portugal Gil Vicente (1465 – 1537)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O teatro Popular em Portugal Gil Vicente (1465 – 1537)"— Transcrição da apresentação:

1 O teatro Popular em Portugal Gil Vicente (1465 – 1537)
Humanismo O teatro Popular em Portugal Gil Vicente (1465 – 1537)

2 Humanismo ( ) Transição dos valores medievais para a nova realidade mercantil; Nobreza decadente X Burguesia antifeudal; Centralização do poder nas mãos do Rei; Mercantilismo e Expansão Ultramarinha; Crise na Igreja; Humanistas  estudiosos da cultura clássica Imprensa  Em Portugal (1454)

3 Gil Vicente Nascimento e morte por volta de 1465 e 1537
Funcionário da corte 1ª Aparição: 1502 Monólogo do Vaqueiro ou Auto da Visitação Governo de D. Manuel

4 O teatro de Gil Vicente Primitivo e popular;
Painel crítico (satírico) da sociedade portuguesa; “Ridendo Castigat Mores” Peças sacras e satíricas; Defesa do cristianismo; Personagens: tipos humanos, fantásticos, alegóricos e teológicos.

5 Características Influência medieval
 redondilhas, alegorias, cantigas, religiosidade,... Influência renascentista  crítica social, figuras mitológicas,... Peças escritas em português (17), em Espanhol (11) e Bilíngües (16).

6 Obras Auto da Barca do Inferno (trilogia das barcas) – Trata-se de um cais para onde as almas vão logo após a morte. »Vasta galeria de tipos humanos interrogados por um diabo e por um anjo; »Salvam-se o parvo e quatro cavaleiros.

7 Obras Auto da Índia - adultério, hipocrisia, interesse,...
(Constança, Lemos e Juan) Farsa de Inês Pereira - “mais vale um asno que me carregue do que cavalo que me derrube” (Inês, Brás da Mata e Pero Marques )

8 Obras Auto da Lusitânia – peça de base lendária (Lusitânia + Portugal) com forte crítica social envolvendo os personagens alegóricos Todo Mundo e Ninguém. O Velho da Horta narra a história de um velho que se apaixona por uma moça jovem.


Carregar ppt "O teatro Popular em Portugal Gil Vicente (1465 – 1537)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google