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Aquisição de Conhecimento
Álvaro Degas
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Roteiro Introdução Aquisição de Conhecimento, Engenharia do Conhecimento Considerações na Aquisição do Conhecimento Formação da Equipe Tipos de Conhecimento Fontes de Conhecimento Técnicas de Aquisição Problemas com Aquisição de Conhecimento
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Roteiro Dado x Informação X Conhecimento
Técnicas de Aquisição de Conhecimento Explícito Sistemas Especialistas Shell de Sistemas Especialistas Técnicas de Aquisição de Conhecimento Implícito Aprendizagem de Máquina Técnicas de Inferência Paradigmas de Aprendizagem
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Roteiro Técnicas de Aquisição de Conhecimento Implícito (cont)
Um protocolo de Aprendizagem de Máquina Métodos Indutivos Regras de Classificação Regras de Associação Clustering Outras Programas de Aquisição de Conhecimento Implícito
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Introdução Aquisição de Conhecimento X Aprendizagem de Máquina
Knowledge Discovery “Can the machines think?” (Platão) O que é pensar? O que é Inteligência? E Inteligência Artificial?
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Introdução Inteligência Aspectos da Inteligência Aspectos do “Pensar”
Percepção mas não aferição Aspectos da Inteligência Aspectos do “Pensar” Aprender Criar Processo Interno “desconhecido”
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Introdução Pensar Pensamento Recursividade? Definição complexa!
Formar no espírito pensamento ou idéia (...) (Aurélio) Pensamento Ato ou efeito de pensar (Aurélio) Recursividade? Definição complexa!
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Introdução Aprender Tomar conhecimento de algo (...) (Aurélio) Aprendizagem é um processo, cujos efeitos podem ser percebidos Cérebro humano (na verdade qualquer cérebro) Evolução das espécies Sistemas imunológicos ...
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Introdução Criar Dar existência a, dar origem a, formar, imaginar, fundar (...) (Aurélio) A criação também é um processo cujos efeitos podem ser percebidos Encontrar a solução de um problema Compor uma música Desenvolver um algoritmo ...
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As máquinas podem pensar?
Introdução A pergunta do filósofo permanece: As máquinas podem pensar? Não compreendemos os processos internos do pensamento! Mas compreendemos seus efeitos! IA forte: modelar a inteligência IA fraca: alcançar efeitos da inteligência
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As máquinas podem agir como se pensassem?
Introdução Refazendo a pergunta do grego: As máquinas podem agir como se pensassem? Teste de Turing!
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Introdução Vivemos na Era da Informação? Já era! Era do Conhecimento!
Dado X Informação X Conhecimento
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Introdução Dado Estrutura fundamental dos sistemas de Informação
Um valor (números, letras, imagens, sons...) Podem ou não ser úteis Estrutura fundamental dos sistemas de Informação Atributo imprescindível do dado: Precisão!
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Introdução Elementos de um Dado Campos
Registros (linhas, tuplas, objetos ...) Arquivos (tabelas, bancos de dados, classes...)
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Introdução Informação
Dado cuja apresentação o torna útil Interpretação Decisão Resultado de processamento que pode variar desde um único dado a um montante deles Atributo Imprescindível: Utilidade
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Introdução Conhecimento Instintos, Idéias, Regras, Procedimentos
Capacidade de resolver problemas, inovar e aprender baseado em experiências prévias Instintos, Idéias, Regras, Procedimentos Atributo desejável: Descrever a forma como as coisas acontecem
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Introdução O conhecimento pode ser intuitivo e baseado nas relações sociais
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Introdução
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Introdução Dado não é Informação Informação não é Conhecimento
Da Filosofia: Dado não é Informação Informação não é Conhecimento Conhecimento não é Inteligência Inteligência não é Sabedoria
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Aquisição de Conhecimento.
FIM! “ Viva todos os dias como se fosse o último. Um dia você acerta” L. F. Veríssimo. Malfati
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