A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TAI – 2010 Emanuel Wagner. Binet: Inteligência é julgar bem, compreender bem, raciocinar bem. Tearman: A capacidade de conceituar e de compreender o seu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TAI – 2010 Emanuel Wagner. Binet: Inteligência é julgar bem, compreender bem, raciocinar bem. Tearman: A capacidade de conceituar e de compreender o seu."— Transcrição da apresentação:

1 TAI – 2010 Emanuel Wagner

2 Binet: Inteligência é julgar bem, compreender bem, raciocinar bem. Tearman: A capacidade de conceituar e de compreender o seu significado.

3 Helm: A atividade inteligente consiste na compreensão do essencial de uma situação e numa resposta reflexa apropriada. Piaget: Adaptação ao ambiente físico e social.

4 Hoje em dia, para muitos pesquisadores, a idéia de inteligência passou a ser associada com a idéia de sobrevivência.

5 Carne: Talvez a característica básica de um organismo inteligente seja sua capacidade de aprender a realizar várias funções em um ambiente dinâmico, tais como sobreviver e prosperar.

6 Fogel: Inteligência pode ser definida como a capacidade de um sistema de adaptar seu comportamento para atingir seus objetivos em uma variedade de ambientes.

7 Inteligência é uma propriedade não física de organismos vivos, a qual não pode ser recriada numa máquina. Inteligência é uma propriedade emergente de um sistema complexo: microprocessadores são organismos compostos que podem induzir um comportamento inteligente.

8 A primeira teoria é baseada em dualismo. Isto é, a mente e o corpo são duas entidades distintas. A mente pode ser vista como a consciência humana. Desse ponto de vista o conceito de inteligência está ligado à espiritualidade, o que é puramente filosófico e não conhecido. Assim, seria impossível recriá- la, a não ser por acidente.

9 A segunda teoria identifica inteligência como uma propriedade envolvida em sistemas complexos. Como, por exemplo, o desempenho de microprocessadores. Nesse sentido, inteligência poderia ser recriada.

10 O conceito de inteligência poderia, então, pertencer a determinados "agentes" que apresentassem os seguintes comportamentos: Têm atitudes mentais (crenças, desejos e intenções); Podem aprender (têm capacidade de adquirir novos conhecimentos) Podem resolver problemas, incluindo a capacidade de quebrar sistemas complexos em sistemas mais simples;

11 Têm capacidade de entendimento (têm a capacidade de tornar uma informação ambígua ou contraditória em algo que possa ter um sentido lógico); Têm a capacidade de planejar e prever as consequências de uma sequência de ações; Conhecem os limites do seu conhecimento.

12 Certas características podem definir a inteligência através de ações demonstram um tipo de procedimento inteligente: Aprende por experiência Usa conhecimento adquirido por experiência Soluciona problemas na ausência de alguma informação

13 Reage rapidamente perante uma nova situação Determina o que é importante Raciocina e pensa Entende imagens visuais Processa e manipula símbolos É criativo e imaginativo Usa heurísticas

14 Define-se procedimento heurístico como um método de aproximação das soluções dos problemas, que não segue um percurso claro mas se baseia na intuição e nas circunstâncias a fim de gerar conhecimento novo. É o oposto do procedimento algorítmico. Exemplo: O diagnóstico realizado por um médico


Carregar ppt "TAI – 2010 Emanuel Wagner. Binet: Inteligência é julgar bem, compreender bem, raciocinar bem. Tearman: A capacidade de conceituar e de compreender o seu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google