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UMA ESTRATÉGIA PARA IMPLANTAR A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL

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Apresentação em tema: "UMA ESTRATÉGIA PARA IMPLANTAR A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 UMA ESTRATÉGIA PARA IMPLANTAR A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania UMA ESTRATÉGIA PARA IMPLANTAR A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL

2 Bases legais Constituição Federal, 1988: Art. 205 ; Art 206; Art. 208 ; Art. 213 ; 217; Lei de Diretrizes e Bases - Lei nº /96, Art. 34 ; Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei de 13 de julho de 1990; Plano Nacional da Educação – Lei nº /2001 (Diretrizes do Ensino Fundamental); Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação- Decreto nº 6094 de 24 de abril de Decreto nº6094, 24 2

3 Bases legais Lei do Voluntariado nº 9.608/1988
Fundo  de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), nº11.494/07 de 20 de junho de 2007 Lei do Voluntariado nº 9.608/1988 Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos Política Nacional de Educação Ambiental - Lei /1999 Portaria Interministerial nº 19/2007, de 24/04/2007 Resolução FNDE nº38, 19/08/2008 Resolução FNDE nº 04, 17/03/2009 Decreto 7.083, de 27/01/2010 3

4 Decreto 7.083, de 27/01/2010 Ministério da Educação
Ministério do Esporte Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Cultura Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério do Meio Ambiente Ministério da Defesa Secretaria Nac. da Juventude/PR Controladoria Geral da União 4

5 A CIDADE COMO TERRITÓRIO DE MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
Declaração de Barcelona de 1990 A cidade será educadora quando reconhecer, exercitar e desenvolver, além de suas funções tradicionais (econômica, social, política e de prestação de serviços) uma função educadora, quando assumir sua intencionalidade e responsabilidade cujo objetivo seja a formação, promoção e desenvolvimento de todos os seus habitantes... 5

6 A FUNÇÃO EDUCADORA DEPENDE...
DOS DIFERENTES ATORES SOCIAIS... GOVERNOS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES EMPRESARIADO MOVIMENTOS SOCIAIS GRUPOS DE JOVENS SINDICATOS UNIVERSIDADES... ... DO MAPEAMENTO DAS POSSIBILIDADES FORMATIVAS 6

7 Secretarias estaduais e municipais
MAIS EDUCAÇÃO MCT MMA MEC MDS MC PR ME MD Fórum Mais Educação Secretarias estaduais e municipais Comunidades Universidades Escolas Comitês locais Comitê Metropolitano 7

8 BASES CONCEITUAIS Ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas; Compreensão do processo de mudança paradigmática na educação escolar; • Compreensão da cidade como território educativo-educador; • Construção da intersetorialidade entre entre Educação, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Inclusão Digital, Assistência Social, Saúde, Cultura e Esporte e outros campos; • Estabelecimento da jornada escolar e da organização curricular, na perspectiva da Educação Integral; • Legitimação de saberes comunitários e do mundo da vida; 8

9 A CIDADE É... ..malha de espaços pedagógicos formais...
ESCOLAS, CRECHES, FACULDADES, UNIVERSIDADES, INSTITUTOS... ...e informais... TEATROS, PRAÇAS, MUSEUS, BIBLIOTECAS, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, REPARTIÇÕES PÚBLICAS, IGREJAS, TRÂNSITO, ÔNIBUS, RUA... 9

10 Escola Ampliação de espaços Equipamentos Públicos Nova geografia do
Gestão Cooperativa Intersetorial do Tempo Educativo Escola Ampliação de espaços Interlocutores Institucionais e atores sociais Equipamentos Públicos Nova geografia do aprendizado Centros comunitários Bibliotecas Públicas Praças Novos Itinerários formativos Novos territórios educativos Museus Outros 10

11 APOSTAS Arte cultura, esporte, lazer, cultura digital,
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)), Tecnologias de Aprendizagem e Convivência (TAC), tecnologias de saúde 11

12 MACROCAMPOS (FNDE, Resolução nº 04 de 17/03/2009) 1
MACROCAMPOS (FNDE, Resolução nº 04 de 17/03/2009) Acompanhamento pedagógico 2. Meio Ambiente 3. Esporte e Lazer 4. Direitos humanos em educação 5. Cultura e artes 6. Cultura digital 7. Prevenção e promoção da saúde 8. Educomunicação 9. Investigação no campo das ciências da natureza 10. Educação econômica 12

13 ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO Ensino Fundamental
Matemática Letramento  Ciências História e Geografia Línguas Estrangeiras 13

14 Ensino Médio Matemática Leitura e Produção de Texto ou Português Ciências: Cinética Química Ciências: Reações Químicas Ciências: Eletroquímica Ciências: Química orgânica Ciências: Física ótica Ciências: Circuitos elétricos Ciências: Calorimetria Ciências: Célula animal Ciências: Estrutura do DNA Ciências: Coleta de sangue História e Geografia Filosofia e Sociologia Línguas estrangeiras 14

15 2. MEIO AMBIENTE Com-Vidas Agenda 21 na escola -
Educação para Sustentabilidade Horta Escolar e/ou Comunitária 15

16 Programa Segundo Tempo
3. ESPORTE E LAZER Recreação/Lazer Voleibol Futebol Handebol Tênis de Mesa Judô Karatê Taekwondo Yoga Natação Xadrez Tradicional Xadrez Virtual Atletismo Ginástica Rítmica Corrida de Orientação Ciclismo Tênis de Campo Basquete de rua Programa Segundo Tempo 16

17 Direitos Humanos e Ambiente Escola Aprendizagem e Convivência .
17

18 5. CULTURA E ARTES ‏ Leitura Banda Fanfarra Canto Coral Hip Hop Danças
Teatro Pintura Grafite Desenho Escultura Percussão Capoeira Flauta Doce Cineclube Práticas Circenses Mosaico 18

19 6. CULTURA DIGITAL Software educacional
Informática e tecnologia da informação   Ambiente de Redes Sociais Inclusão Musical Digital 19

20 (Articulação com o Programa Saúde na Escola- MEC/MS)
7. PREVENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE Atividades de prevenção e promoção da saúde alimentação saudável saúde bucal práticas corporais e educação do movimento saúde sexual, reprodutiva e prevenção DST/AIDS prevenção ao uso do tabaco e outras drogas saúde ambiental promoção da cultura de paz prevenção às violências e acidentes estratégias de promoção da saúde prevenção à dengue, febre amarela, malária, hanseníase, doença falciforme e outras (Articulação com o Programa Saúde na Escola- MEC/MS) 20

21 Histórias em Quadrinhos
8. EDUCOMUNICAÇÃO Jornal Escolar Rádio Escolar Histórias em Quadrinhos Fotografia Vídeo 21

22 9.Iniciação à investigação das ciências da natureza
Laboratório, Feiras e Projetos Científicos 10. Educação Econômica‏ Direitos do Consumidor Educação Financeira Empreendedorismo Cidadania Fiscal Controle Social 22

23 ADESÃO AO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO/2009

24 35 92 165 99 388 216 183 354 480 262 113 37 71 276 41 47 119 300 121 130 155 66 755 26 51 37 272 24

25 Referenciais para o Debate na implementação do Mais Educação

26

27 RECURSOS DO MAIS EDUCAÇÃO
PDDE RESSARCIMENTO DE DESPESAS DE ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MONITORES (Lei do Voluntariado)‏ CONTRATAÇÃO DE PEQUENOS SERVIÇOS E AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE CONSUMO AQUISIÇÃO DE KITS DE MATERIAIS PNAE

28 “É preciso toda uma aldeia para educar uma criança”.
(provérbio africano)‏

29 E-mail: educacaointegral@mec.gov.br
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Anexo I, Sala 423 CEP – Brasília – DF Telefones: (61) ; (61) ; (61)


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