A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPIRACA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Departamento Pedagógico Escolas em Tempo Integral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPIRACA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Departamento Pedagógico Escolas em Tempo Integral."— Transcrição da apresentação:

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPIRACA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Departamento Pedagógico Escolas em Tempo Integral

2 I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO CENFAP Escola em Tempo Integral: Refletindo as práticas construindo o futuro. TEMA CENTRAL

3 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL LEGAL

4 Lei de Diretrizes e Bases - LDB Art. 34 – A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. § 1° São ressalvados os casos do ensino noturno e das formas alternativas de organização autorizadas nessa lei. § 2° O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.

5 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Estatuto da Criança e do Adolescente Art. 4 – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária.

6 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Plano Nacional da Educação – PNE apontou a ampliação da jornada escolar como um avanço significativo para diminuir as desigualdades sociais e ampliar democraticamente as oportunidades de aprendizagem.

7 ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: Uma realidade no Município de Arapiraca Projeto piloto e pioneiro no Estado de Alagoas. Iniciou em 2007 com a implantação em duas escolas atendendo a alunos do 1° ao 5° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em 2008, mais três escolas foram inauguradas atendendo alunos.

8 ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: Uma realidade no Município de Arapiraca Em 2009, mais uma escola foi implantada abrangendo um total de 781 alunos. Em 2010, foi inaugurada a sétima Escola de Tempo Integral atendendo 368 alunos. Em 2012, mais duas escolas foram inauguradas atendendo a alunos Atualmente contamos com dez escolas que atendem um total de alunos do 1° ao 5° ano dos anos iniciais do ensino fundamental.

9 ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL – OBJETIVO Oferecer um maior tempo de permanência do aluno no espaço escolar, possibilitando um desenvolvimento amplo do ser humano, voltado para a potencialização de todas as suas capacidades cognitivas, afetivas, sociais e emocionais.

10 OBJETIVOS Assegurar a permanência e a promoção do aluno na escola, especialmente das camadas populares, garantindo-lhes uma aprendizagem significativa. Proporcionar aos educandos um desenvolvimento pleno conceitual, procedimental e principalmente atitudinal, para formar verdadeiros cidadãos críticos; Permitir a expressão da sensibilidade e do potencial criativo através de atividades socioeducativas.

11 OPERACIONALIZAÇÃO DA PROPOSTA A proposta da Escola de Tempo Integral tem como objetivo principal dar conta das atividades curriculares, bem como as atividades sócio-educativas que forem inseridas na escola, na perspectiva de tirar as crianças da vulnerabilidade, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida.

12 AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO

13 AÇÕES ADMINISTRATIVAS Vontade e compromisso político; Recursos financeiros específicos; Recursos próprios;

14 AÇÕES ADMINISTRATIVAS Adequação dos espaços escolares; Levantamento de necessidades de material pedagógico e equipamento; Levantamento de necessidades de recursos humanos.

15 INTERFACE DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EQUIPE MULTIDISCIPLINAR COORDENAÇÃO GERAL DEPARTAMENTO DE ESPORTE Fonoaudiólogos; Assistente social; Psicólogos; Psicopedagogos; Supervisores Pedagogo Equipe de profissionais graduados em educação física Articular os conhecimentos no intuito de reintegrar e readaptar os alunos a situação de sala de aula Coordenar e acompanhar as atividades pedagógicas e socioeducativas realizadas na escola Selecionar monitores, estagiários e organizar formação continuada.

16 FLUXOGRAMA DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NºESCOLASALUNOS 01Escola Zélia Barbosa400 02Escola Claudecy Bispo850 03Escola Benildo Medeiros510 04Escola José Ursulino Malaquias452 05Escola Pontes de Miranda440 06Escola Dom Constantino180 07Escola Cleonice Barbosa926 08Escola César Fontes840 NºESCOLASALUNOS 01Escola Manoel João398 02Escola Enéas Benedito408 ZONA URBANA ZONA RURAL

17 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Das 7h30 às 16h30 COMPONENTES CURRICULARES Base comum – 1º ao 5º ano Língua Portuguesa; Matemática ; Ciências; História Geografia Artes Educação Física Ensino Religioso ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO Filosofia e Sociologia; Letramento e alfabetização; Línguas Estrangeiras (Inglês e Francês); Experiências Matemáticas/ Jogos

18 ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS OBJETIVO Contextualizar as experiências educacionais, a fim de garantir o processo ensino-aprendizagem, reforçando e favorecendo as competências inerentes ao desenvolvimento a cidadania.

19 ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS ARTES E CULTURA ARTES CÊNICAS ARTES PLÁSTICAS MÚSICA Dança; Práticas Circenses; Teatro. Banda Fanfarra; Canto Coral; Flauta Doce; Teclado; Violão. Pintura; Desenho ; Mosaico; Artesanato. MANIFESTAÇÃO CULTURAL REGIONAL CAPOEIRA

20 ATIVIDADES DESPORTIVAS ARTES MARCIAIS - Jiu Jitsu; - Judô ; - Karatê; - Kung Fu - Ginástica Rítmica; -Recreação e lazer; - Xadrez tradicional ESPORTE E LAZER CULTURA DIGITAL Informática e Tecnologia da Informação

21 AVANÇOS E CONQUISTAS Melhoria do estado nutricional dos alunos; Formação continuada em serviço para os docentes; Orientação da Equipe Multidisciplinar aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem; Orientação da Equipe Multidisciplinar aos professores e as famílias dos alunos que apresentam problemas de ordem cognitiva, afetiva e social;

22 AVANÇOS E CONQUISTAS Promoção de cursos de geração de emprego e renda para os pais e alunos aos fins de semana em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Corte e costura; Cabeleireiro; Peças íntimas; Pintura em tecido); Parcerias com outras Secretarias Municipais com ações de promoção de saúde, melhoria da qualidade de vida e cidadania;

23 AVANÇOS E CONQUISTAS Acesso da criança à escola; Ampliação do tempo do aluno na escola; Mudança de hábitos e atitudes; Diminuição da vulnerabilidade social; Potencialização das habilidades e competências dos alunos Aumento do Índice da Educação Básica (IDEB); Redução da Evasão Escolar.

24 AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO Contínuo Secretaria de Educação

25 ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL Uma realidade no município de Arapiraca

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38 CONTATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Carregar ppt "PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPIRACA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Departamento Pedagógico Escolas em Tempo Integral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google