A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA REGIONAL PAMPULHA 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA REGIONAL PAMPULHA 2012."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA REGIONAL PAMPULHA 2012

2 Dispositivo legal Lei 9.394/96: Determina em seu artigo 34, § 2º o seguinte: A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos 4 horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.(...) § 2º – O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino. O que é a Escola Integrada?

3 É uma inovação que confirma Belo Horizonte como Cidade Educadora: espaços próximos à escola são transformados em locais de aprendizado. Com a Escola Integrada, os alunos das escolas públicas municipais recebem formação educacional diferenciada, ao mesmo tempo em que intensificam o relacionamento com a comunidade. O que é a Escola Integrada?

4 As crianças e adolescentes ganham novos locais e formas de aprendizado, mais tempo de estudo e de convivência na comunidade. São realizadas atividades de arte, informática, língua estrangeira, auxílio no dever de casa, prática de esportes, brincadeiras, oficinas e aulas ao ar livre. O que a Escola Integrada acrescenta?

5 A Escola Integrada tem como objetivo a melhoria da aprendizagem, por meio da troca de saberes com a cidade. Diversos lugares, como praças, parques e quadras esportivas passam a funcionar como espaços educativos. A Prefeitura amplia o ambiente escolar e o cuidado com o aluno, que aprende a transitar com segurança pelas ruas e tem a oportunidade de maior aproximação e convivência com a vizinhança. Qual o objetivo desse programa?

6 Os alunos inscritos são atendidos pela manhã e à tarde, e almoçam na escola. As atividades são realizadas na escola e em outros lugares próximos. Para as oficinas, são organizados grupos de 25 alunos, coordenados por um monitor de oficina (da comunidade ou da universidade). Em toda escola integrada há um Professor Comunitário que é o interlocutor da educação integral no território. Como funciona a Escola Integrada?

7 A quem o Programa atende? Crianças e adolescentes do ensino fundamental, de 6 a 14 anos Hoje: alunos 149 escolas CISE-PEI alunos Monitores de Oficina 352 Bolsistas de Extensão 138 Agentes de Informática Meta para mil alunos em escolas

8 Quem atua? Novos perfis: - Monitores de Oficina - Universitários - Agente de Informática - Programa Segundo Tempo: profissionais de ed.física e estagiários - Agente do Programa Saúde na Escola (PSE) - Professores do Projeto de Intervenção Pedagógica - Voluntários

9 Quem atua? Parceiros: Secretarias e Fundações Municipais Universidades ONGs Empresas Instituições Culturais Outros (Inhotim, Itaú Social, CENPEC, Cidade Escola Aprendiz, Corpo Cidadão, Criança Esperança) Prêmio: PARCEIROS DA ESCOLA INTEGRADA

10 RESULTADOS

11 Impactos positivos do Programa em quase todas as dimensões analisadas: - Desenvolvimento de um ambiente de melhores condições de capacitação das crianças, que constitui condição necessária e crucial para a melhora do desempenho escolar destas. RESULTADOS

12 percurso... E.M. Carmelita Carvalho Garcia Percurso : 3 km de ônibus

13 percurso... E.M. Dom Orione Percurso : 900 metros a pé

14 Parceiros… Associação do Pessoal da Caixa Economica Federal – APCEF/MG, Projeto O Lance é Transformar; Programa Segundo Tempo; BH Cidadania; Liderança Comunitários – Edina Teixeira Barbosa CRAS.

15 Projeto O Lance é Transformar Projeto O Lance é Transformar Associação do Pessoal da Caixa Economica Federal – APCEF/MG VIDEO CONTANDO HISTÓRIA

16 Projeto O Lance é Transformar Futsal feminino e masculino; Intervenção Artística; Capoeira; Percussão; Dança do Ventre; Taekwondo; Artes em reciclados; Intervenção Pedagógica. Roda das Realizações. Em um futuro próximo: Empreendedorismo. OFICINAS OFERECIDAS

17 DADOS DO SISTEMA E.M. DOM ORIONE

18 DADOS DO SISTEMA E.M. Carmelita Carvalho Garcia

19 Programa Segundo Tempo O que é o PST? - É um Programa do Governo Federal. Qual é o seu objetivo? - Democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Onde e como funciona? Nas Escolas Municipais, fazendo parte da grade horária das Escolas Integradas, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Oferecendo aos alunos participantes, modalidades esportivas em caráter educacional.

20 BH Cidadania O que é o BH Cidadania? - É um programa da Secretaria Municipal de Políticas Sociais Qual é o seu objetivo? - Promover a inclusão social e o pleno exercício da cidadania, atuando para garantir o acesso da população residente em áreas de maior vulnerabilidade social aos bens e serviços de saúde, educação, cultura, esportes, abastecimento, assistência social, direitos da cidadania e de inclusão produtiva. Principais Atividades Desenvolvidas: -Identificação de situação de risco e orientação familiar: CRAS; Casas do Brincar; oficinas de cultura; atividades desportivas; qualificação profissional.

21 CRAS

22 Liderança Comunitários - Edina Teixeira Barbosa Participação no Dia do Meio Ambiente; Doação de roupas, brinquedos e alimentos; Mobilização das famílias para participação de eventos ligados ao Projeto.

23

24 1º FEIP

25 2º FEIP

26 3º FEIP VIDEO FEIP


Carregar ppt "PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA REGIONAL PAMPULHA 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google