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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GESTÃO 2009/2012.

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Apresentação em tema: "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GESTÃO 2009/2012."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GESTÃO 2009/2012

2 PERFIL DA REDE MUNICIPAL TOTAL DE ALUNOS: ESCOLAS MUNICIPAIS – 184 UMEIS – 47 (Obs: 7 novas UMEIS entraram em funcionamento: Fevereiro : Águas Claras (B),, Santa Cruz (NE,) Pindorama (NO), Paraíso (L), Pituchinha(NO)e Helvécio Marques Lisboa(B) Março: Ouro Minas (NE) TOTAL DE INSTITUIÇÕES MUNICIPAIS: 231

3 QUADRO DE PESSOAL: Professor Municipal : Professor Municipal : Educador Infantil: Educador Infantil: Pedagogo: 239 Pedagogo: 239 Bibliotecário: 46 Bibliotecário: 46 Auxiliar de Biblioteca: : 388 Auxiliar de Biblioteca: : 388 Auxiliar de Escola: 910 Auxiliar de Escola: 910 Auxiliar de Secretaria : 315 Auxiliar de Secretaria : 315

4 PERFIL DE FORMAÇÃO DO QUADRO DE PROFESSORES TOTAL: PROFESSOR MUNICIPAL COM NÍVEL SUPERIOR: COM NÍVEL MÉDIO: 325 COM ESPECIALIZAÇÃO: COM MESTRADO: 319 COM DOUTORADO: 28 PERFIL DE FORMAÇÃO DO QUADRO DE EDUCADORES INFANTIS TOTAL: NÍVEL SUPERIOR: SUPERIOR INCOMPLETO: 221 NÍVEL MÉDIO: 444

5 Os princípios da democracia regem todas ações da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Através do Cadastro Escolar, Belo Horizonte garante o acesso a todos, respeitando o direito do aluno em estudar próximo de sua residência. A política é de inclusão social com o objetivo de atender prioritariamente as famílias que mais necessitam do ensino público: as, de baixa e de média renda que enfrentam problemas sociais e/ou que possuem crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência. Com a meta de aproximar cada vez mais o estudante e o professor, o Ensino Municipal tem o compromisso de formar cidadãos politicamente mais conscientes que vivenciam cultura, lazer, conhecimento, arte e socialização num mesmo espaço físico. Gestão Democrática

6 Com a preocupação de atender aos desejos da população local e dos pais, a Prefeitura conta com Conselhos e programas específicos no intuito de manter o diálogo com a sociedade, buscando profissionais qualificados escolhidos pela própria comunidade para os cargos de direção e vice-direção de escola. As Gerências Regionais de Educação definem prioridades locais a fim de implementar as solicitações dos usuários da rede de ensino e atender também às inúmeras reivindicações, sugestões e denúncias do serviço Alô, Educação! São cidadãos que telefonam e nos ensinam continuamente como melhor construir uma escola para todos.

7 Os colegiados escolares, formados por representantes de vários segmentos sociais nas unidades da rede de ensino da Prefeitura, oferecem aos moradores de Belo Horizonte uma maneira justa e democrática de compartilhamento das responsabilidades da educação de crianças e jovens, dever de todos e não apenas da escola. Os integrantes de cada colegiado participam de maneira conjunta nas discussões e decisões referentes ao âmbito escolar e educacional da escola. A composição de cada colegiado escolar reúne no mínimo 11 e máximo de 21 membros, sendo o diretor o presidente. Podem participar membros do estabelecimento escolar (30%), estudantes com idade igual ou superior a 16 anos (30%), pais, mães ou responsável legal pelo aluno (30%) e também representantes de grupos comunitários (10%). Colegiado Escolar

8 Programas e Projetos Educação Infantil, Programa Primeira Infância Bolsa Escola Municipal – Programa Família Escola Kit Escolar Educação de Jovens e Adultos BH para Crianças Programa Rede pela Paz

9 Programa Segundo Tempo Projeto de Intervenção Pedagógica / PSE Programa Escola Integrada

10 A Escola Integrada está implantada em 50 escolas da rede pública municipal. O Programa atende a crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, de 6 a 14 anos. No início dos trabalhos, foi definido um cronograma de adaptação das escolas, que ampliam progressivamente o atendimento de 40% até a totalidade de seus estudantes. Os alunos da Escola Integrada são atendidos pela manhã e à tarde, o almoço é servido na escola. As atividades são realizadas tanto dentro, quanto fora da escola, em diversos lugares da comunidade. Ao todo, o aluno é atendido durante 9 horas. Escola Integrada

11 Para as ações fora da escola, são organizados grupos de 25 alunos, acompanhados de um monitor, que pode ser estudante universitário ou agente comunitário. Já são parceiros dez instituições de Ensino Superior: UFMG, PUC Minas, Universo, UNA, Uni- BH, FABRAI, Newton Paiva, FUMEC, UEMG e CEFET-MG. Entre fundações e ONG's destacam-se o Instituto Paulo Freire, Fundação Itaú Social, Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Associação Cidade Escola Aprendiz, Instituto Sangari, entre diversas outras instituições.

12 Transforma diferentes espaços da cidade em centros educativos. A partir do reconhecimento da vocação local de cada região, os locais são definidos, com o aproveitamento dos recursos educativos existentes na cidade, como museus, praças, parques, bibliotecas, teatros, cinemas e clubes. Cabe às escolas o desenvolvimento de ações articuladas com projetos já existentes na comunidade, criando novas atividades que atendam ao projeto pedagógico da escola, visando à melhoria da aprendizagem de seus alunos.

13 É um programa multidisciplinar e pretende integrar os diferentes programas públicos e sociais, tendo como base a intersetorialidade e o compartilhamento de ações entre as secretarias municipais de Educação, Políticas Sociais, Esportes, Regulação Urbana, Saúde e a Fundação Municipal de Cultura, sob a Coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação.

14 Boletim Escolar –Com novo formato, o Boletim se baseia na Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDBEN), e permite à família conhecer e acompanhar o desenvolvimento e a frequência escolar dos seus filhos. Para professores,que precisam da avaliação dos alunos, é instrumento que auxilia no planejamento de suas ações pedagógicas e para a SMED, contribui na compilação dos resultados dos educandos.


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