A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral"— Transcrição da apresentação:

1 Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
Pessoas com deficiência Inclusão Social

2 variadas nas escolas de ensino regular
Pessoas com Deficiência * Prioridade de matrícula na Educação Infantil para crianças com deficiência. * Acompanhamento às escolas pela Equipe de Apoio à Inclusão de Pessoas com Deficiência, Condutas Típicas e Altas Habilidades. * Disponibilização de equipamento, recursos materiais e adequação da rede física das escolas. * Criação do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP-BH). * Projeto de escolarização de surdos na Língua Brasileira de Sinais. * Intersetoriedade entre Secretarias e setores da sociedade civil e do Poder Público. Parcerias com Rede Sarah de Hospitais, Universidades e ONGs. * Disponibilização de estagiários de apoio à inclusão. * Em 2004, foram incluídos alunos com deficiências variadas nas escolas de ensino regular

3 Promoção de Igualdade Racial
Promover a valorização da diversidade cultural e a superação da desigualdade étnico-racial, através dos seguintes eixos de trabalho: Formação permanente de professores na questão étnico- racial. Investimento em materiais didático-pedagógicos, como filmes, documentários e livros. Política baseada na Lei /03, que determina a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos Africanos no currículo da Educação Básica, para resgatar, valorizar e reconhecer a participação dos negros na construção e formação da sociedade brasileira.

4 Inclusão Digital Desde 2003, a Prefeitura de Belo Horizonte adquiriu impressoras e scanners para as escolas e realiza o cabeamento local e a conexão em banda larga para uso de internet. Em 2004, os investimentos foram de aproximadamente R$ 10 milhões. Até o final do ano de 2005, todas as 181 escolas municipais estarão com seus laboratórios de informática implantados e funcionando. Além disso, o município desenvolve ações como os projetos Rede.Lê (em convênio com a UFMG), e Internet Cidadã, além da formação permanente de professores e funcionários. Utilizando software livre, a inclusão digital na Rede Municipal de Educação é um dos maiores em implantação no Brasil, permitindo a participação direta de mais de 200 mil usuários.

5 Tempo Integral Em 2002 foi criada a Lei municipal que estabelece estudo em tempo integral nas escolas de Ensino Fundamental do município Belo Horizonte. Os alunos têm as aulas normais pela manhã e no período da tarde vivem momentos de letramento, iniciação musical, brincadeiras, atividades artísticas e leitura. Essas crianças e adolescentes têm direito, por lei, a três refeições diárias. Por acreditar no potencial e importância do programa para a construção de novos saberes e fazeres, a Prefeitura de Belo Horizonte ultrapassou o apresentado na Lei e estendeu o Tempo Integral para a Educação Infantil. Apenas no primeiro semestre de 2005, alunos já foram contemplados. A meta é expandir o atendimento, até o final do ano, para cinco mil estudantes.

6 TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O tempo integral contempla, em sua maioria, crianças de 0 a 3 anos. Hoje são crianças da Educação Infantil atendidas em: 17 Unidades Municipais de Educação Infantil - UMEIs 3 escolas municipais de Ensino Fundamental com turmas de Educação Infantil 6 unidades de Educação Infantil 1 escola municipal de tempo integral (EM Monteiro Lobato) ESCOLA MONTEIRO LOBATO A Escola Municipal Monteiro Lobato, inaugurada em 9 de março de 2005, é a primeira escola da Prefeitura de Belo Horizonte totalmente dedicada ao ensino em tempo integral. O ATENDIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL Atualmente, a Prefeitura de Belo Horizonte possui mais de 30 escolas municipais de Ensino Fundamental funcionando em tempo integral. São alunos, de 6 a 14 anos, atendidos.


Carregar ppt "Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google