A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de palavras Outros processos. Estrangeirismos São os empréstimos linguísticos provenientes de línguas estrangeiras em diferentes épocas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de palavras Outros processos. Estrangeirismos São os empréstimos linguísticos provenientes de línguas estrangeiras em diferentes épocas."— Transcrição da apresentação:

1 Formação de palavras Outros processos

2 Estrangeirismos São os empréstimos linguísticos provenientes de línguas estrangeiras em diferentes épocas.

3 Estrangeirismos - casos Geralmente ocorre um aportuguesamento gráfico fonológico das palavras estrangeiras que se incorporam ao idioma (xampu, futebol, abajur, boate) Há casos em que as palavras não se alteram e devem ser escritas com algum destaque - geralmente itálico. (show, shopping, air-bag, check-out) Geralmente ocorre um aportuguesamento gráfico fonológico das palavras estrangeiras que se incorporam ao idioma (xampu, futebol, abajur, boate) Há casos em que as palavras não se alteram e devem ser escritas com algum destaque - geralmente itálico. (show, shopping, air-bag, check-out)

4 Hibridismo Ocorre quando há a combinação ou a união de palavras em cuja formação entram elementos de línguas diferentes.

5 Hibridismo - caso A palavra automóvel é composta por dois elementos de origens diferentes: auto (que vem do grego) e móvel (que vem do latim)

6 Abreviação ou redução vocabular Resulta da eliminação de um segmento da palavra para se obter uma forma mais curta, que tem o mesmo significado da palavra original.

7 Abreviação - caso O termo (metrô) é uma abreviação de (metropolitano). O fenômeno da abreviação ou redução vocabular é muito comum na língua oral, e mesmo na escrita, por ser mais fácil e rápido. É uma maneira de economizar tempo.

8 Onomatopeia É a imitação de sons, ruídos e vozes de animais que são reproduzidos pela formação de uma palavra nova.

9 Onomatopeia - casos Pingue-pongue Bangue-bangue Pingue-pongue Bangue-bangue

10 Neologismo São palavras criadas recentemente ou usadas com um novo significado, para atender ás necessidades de expressão dos usuários da língua.

11 Neologismo - casos Se bip é onomatopéia, bipado (um termo inventado a partir de bip) é neologismo.

12 Neologismo semântico A palavra alterada apenas no seu sentido: Marginal - (malfeitor ou rua) Tira - (policial ou HQ) Figura - (gravura ou pessoa estranha) A palavra alterada apenas no seu sentido: Marginal - (malfeitor ou rua) Tira - (policial ou HQ) Figura - (gravura ou pessoa estranha)

13 Siglonimização As siglas resultam da combinação das letras iniciais das palavras que formam um nome. CPF - Cadastro de Pessoas Físicas PT - Partido dos Trabalhadores As siglas resultam da combinação das letras iniciais das palavras que formam um nome. CPF - Cadastro de Pessoas Físicas PT - Partido dos Trabalhadores

14 Palavra-Valise É formada tanto na linguagem coloquial, como no padrão culto, pela fusão de duas palavras; no processo, ao menos uma sofre truncamento. Portunhol - português e espanhol Flaflu - flamengo e fluminense É formada tanto na linguagem coloquial, como no padrão culto, pela fusão de duas palavras; no processo, ao menos uma sofre truncamento. Portunhol - português e espanhol Flaflu - flamengo e fluminense


Carregar ppt "Formação de palavras Outros processos. Estrangeirismos São os empréstimos linguísticos provenientes de línguas estrangeiras em diferentes épocas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google