A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt."— Transcrição da apresentação:

1 A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt

2 Línguas latinas: influência romana sobre a nossa civilização até hoje  Italiano, francês, espanhol e o português são idiomas latinos, ou seja, derivados do latim.  O latim era falado por um povo que vivia na cidade de Roma.  Com as conquistas romanas, os povos dominados eram obrigados a falar o latim.

3 O começo: lenda e mistério  Rômulo, Remo e a loba

4 O que há de verdade na lenda?  Os arqueólogos encontraram ruínas de uma aldeia que existiu no século VIII a. C., onde hoje está a cidade de Roma, no coração da Península Itálica.

5 Povos:  Os etruscos ocupavam grande parte da Itália. Faziam comércio com colônias localizadas ao sul, fundadas pelos gregos. Por isso, absorveram muitos valores culturais gregos.  Outros povos também formavam comunidades: latinos e itálicos.

6 Localização:

7 Períodos:

8 Monarquia:  Roma era governada por reis;  Pirâmide social romana:

9 Política na Monarquia:  Rei;  Senado: assembléia formada por patrícios, que tomavam as decisões mais importantes.  Assembléia Curiata: formada por todos os patrícios. Declaravam a guerra ou a paz, confirmavam o monarca e adotavam novas leis.

10 Fim da Monarquia, início da República:  Ao longo do século VI a. C. os patrícios aumentaram o seu poder e depuseram o último rei etrusco, Tarquínio.  Em 509 a. C. foi o fim do período da Monarquia.

11 República: coisa pública  A república surgiu com o argumento de libertar Roma do domínio etrusco.  Dois governantes eleitos pelos patrício trabalhariam juntos por um ano. Seus poderes estavam subordinados ao Senado.

12 Estrutura da República: órgãos  Consulado: dois membros que governavam Roma, os cônsules.  Senado: órgão mais poderoso, formado somente por patrícios. Podia suspender os cônsules.  Assembléia Centurial: composta por centuriões(organizavam-se em centúrias), participavam patrícios e plebeus.  Assembléia Curiata: assuntos religiosos.

13 Magistrados romanos: cargos  Pretor: aplicava a justiça.  Censor: fazia a contagem dos indivíduos.  Questor: responsável pelo tesouro público.  Edil: encarregado da conservação da cidade.  Pontífice: responsável pelos assuntos religiosos.

14 Magistrados romanos:

15 Conflitos: plebeus x patrícios  Os plebeus não tinham os mesmos privilégios dos patrícios.  Para lutar pelos seus direitos, retiraram-se para uma montanha próxima quando foram convocados para uma campanha militar.  Foi criado o tribuno da plebe, cargo que representava e defendia os interesses dos plebeus.

16

17 Conquistas romanas  Roma se destacou na mesma época em que Atenas, na Grécia, ou seja, no século V a. C.  Após reforçar seu exército e dominar seus Vizinhos.  Quase toda a Itália pagava tributos a Roma.

18 Guerras Púnicas  Conflitos entre Roma e Cartago pelo domínio da Sicília (rica em plantações) e pelo controle comercial do Mediterrâneo.  Com a derrota de Cartago em 146 a. C., Roma começou a controlar a área ocidental do Mediterrâneo.  Nos séculos II a. C. e I a. C., os romanos conquistaram a Macedônia, a Síria, a Grécia e o Egito.

19

20 Problemas sociais após algumas conquistas:camponeses querem terras  Os inimigos vencidos eram escravizados pelos romanos e suas riquezas eram tomadas.  Os camponeses, convocados para ser soldados, empobreceram, já que suas terras ficavam abandonadas.

21 Os irmãos Graco:  Os tribunos Tibério e Caio Graco queriam limitar o tamanho das propriedades de terra e a reforma agrária. Medidas não aprovadas.

22 Lei Frumentária:  Caio Graco consegui a aprovação dessa lei que obrigava o Estado a vender o pão de trigo mais barato para os pobres de Roma.  Tibério foi morto antes de Caio.  Caio ordenou que um escravo o matasse quando os nobres enviaram soldados contra os seus homens.

23 A revolta de Spartacus:  A situação dos escravos era péssima. Assim, muitas rebeliões aconteceram.A mais famosa foi liderada pelo gladiador Spartacus.

24 Referências:  SCHMIDT, Mario. Nova História Crítica.SP: Nova Geração, 1999, p  VICENTINO, Cláudio. Radix 6º Ano. SP: Scipione,  filosofandoehistoriando.blogspot.com  historia-pitagoras.blogspot.com  historiadomundo.com.br


Carregar ppt "A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google