A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clareza do texto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clareza do texto."— Transcrição da apresentação:

1 Clareza do texto

2 Eficácia na comunicação
Aprender a escrever é aprender a pensar1 GARCIA,O. M. Comunicação em prosa moderna. 14. ed.Rio de Janeiro: FGV, 1988

3 Eficácia na comunicação
Qualidades do texto argumentativo: organização, clareza e lógica

4 Recursos argumentativos2
Unidade – o texto deve tratar de um só objeto, tema, matéria. Um texto cheio de informações e dispersivo fica confuso: fala tudo e não fala nada Cuidado: unidade ≠ repetição! 2 - Adaptado de FIORIN e PLATÃO, 2000, p

5 Recursos Argumentativos: Argumentar e contra-argumentar
Um texto, para ser convincente, não precisa fazer de conta que não existem argumentos contrários aos que ele defende. É interessante apresentar esses contra-argumentos e refutá-los.

6 Exemplo de contra-argumentação
Certamente nunca terá faltado aos sonegadores de todos os tempos e lugares o confortável pretexto de que o seu dinheiro não deve ir para as mãos de administradores incompetentes e desonestos. Como pretexto, a invocação é insuperável e tem mesmo a cor e os traços de do mais acendrado civismo. Como argumento, no entanto, é cínica e improcedente. Cínica porque a sonegação, que nesse caso se pratica, não é compensada por qualquer sacrifício ou contribuição que atenda à necessidade de recursos imanente a todos os erários sejam eles bem ou mal administrados. Ora, sem recursos obtidos da comunidade não há policiamento, não há transportes, não há escolas ou hospitais. E sem serviços públicos essenciais não há Estado e não pode haver sociedade política. Improcedente porque a sonegação, longe de fazer melhores os maus governos, estimula-os à prepotência e ao arbítrio, além de agravar a carga tributária dos que não querem e dos que, mesmo querendo, não têm como dela fugir – os que vivem de salário, por exemplo. Antes, é preciso pagar, até mesmo para que não faltem legitimidade e força moral às denúncias de malversação. É muito cômodo, mas não deixa de ser, no fundo, uma hipocrisia, reclamar contra o mau uso dos dinheiros públicos para cuja formação não tenhamos colaborado. Ou não tenhamos colaborado na proporção da nossa renda.

7 Defeitos da argumentação
Emprego de noções de totalidade indeterminada Todos os políticos são iguais: só querem chegar ao poder para encher os bolsos de dinheiro (Todos?) O comunismo e o capitalismo, na verdade, são a mesma coisa (Exatamente a mesma coisa?) Os países latino-americanos são diferentes em tudo: nos hábitos, na concepção de vida, nos valores, na cultura etc. (Todos os países? Diferentes em tudo?)

8 Defeitos da argumentação
Conclusão que não decorre dos exemplos e situações apresentados Venho acompanhando pelo jornal um debate acalorado entre professores universitários a respeito de um tema da especialidade deles: literatura moderna. O debate, que se iniciou com dois professores e acabou envolvendo outros mais, terminou sem que se chegasse a uma conclusão uniforme. Isso nos leva a concluir que o homem não é mesmo capaz de entrar em entendimento e, por isso, o mundo está repleto de guerras.

9 Referências FIORIN, J.L., Platão, F. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 2000 GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1988


Carregar ppt "Clareza do texto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google