A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdo Estruturante: Textos Sagrados Conteúdo Básico: Os mitos de criação e os textos sagrados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdo Estruturante: Textos Sagrados Conteúdo Básico: Os mitos de criação e os textos sagrados."— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdo Estruturante: Textos Sagrados Conteúdo Básico: Os mitos de criação e os textos sagrados

2 QUE TAL DESVENDARMOS ALGUNS MISTÉRIOS! ! ! O QUE É MITO O QUE O MITO TEM A VER COM A RELIGIÃO MITO PODE SER UM TEXTO SAGRADO

3 O Mito de Criação do Girassol: CLÍCIE era uma ninfa aquática apaixonada por Apolo, que não correspondeu ao seu amor. Então ficou debilitada, sentando-se o dia inteirosobre o chão frio, com as suas tranças caídas sobre os ombros. Durante nove dias ficou ali sem comer e sem beber, alimentando-se apenas de suas próprias lágrimas e do orvalho frio. Divisou o sol quando nasceu, e acompanhou o seu percurso diário até o crepúsculo; Clície não viu nenhum outro objeto além do sol, seus olhos estavam voltados o tempo todopara ele. Dizem que, enfim, seus pés enraizaram-se no solo e seu rosto tornou-se uma flor que gira sobre a própria haste,voltada sempre para o sol; mantendo desse modo osentimento que lhe deu origem.

4 EGITO ANTIGO IIlustração 1: Egito Antigo http://www.geppemaia.com.br/egyptmap1.html

5 Escrita Egípcia Recebeu o nome de "hieroglífica" (do grego hieros que significa sagrado, e ghyhhein que significa gravar), ao pé da letra:inscrição sagrada porque foi criado para servir os rituais religiosos (usado em túmulos e templos), os monumentos estatais, as comemorações de acontecimentos militares e políticos. As anotações eram feitas em papiros, pedras, placas de madeira ou barro cozido. Essa escrita era comumente lida da direita para a esquerda, ou de cima parabaixo. Imagine quantos símbolos era utilizado para escrever uma palavra! Ilustração 2: Hieróglifos http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress/port/alfa/zoom/e9.html

6 Papiro Ilustração 3 Papiro: http://www.solverde.com.ar/solverde_exterio r/Papiro/Papiro1.jpg Ilustração 4 Papiro: http://www.avato.it/egitto/images/papiro.jpg Ilustração 5 Papiro Papel http://blog.aveluz.com.br/up/a/av/blog.aveluz. com.br/img/papiro_novo.jpg

7 O que é Mumificação? Os Egípcios acreditavam na vida após a morte, por isso aplicavam técnicas para preservar o corpo dos cadáveres (embalsamamento), impedindo sua putrefação (decomposição do corpo). IIlustração 4 Deus Anúbis: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-egipcia/imagens/mumificacao31.jpg

8 Atividade: Como mumificar uma maça? Fonte: http://www.amorc.org.br/museu.htm Você vai precisar: - Uma Maçã; - Sal de cozinha; - Um recipiente; - Bicarbonato de Sódio; O recipiente poderá ser um pote de margarina. É importante fazer vários furos com agulha no fundo do recipiente, para que a água que sair da maçã não fique em contato com a mesma. Assim, a maçã se conservará melhor. Como fazer: 1. Fazer uma mistura de sal de cozinha com o bicarbonato de sódio. Esta mistura deverá ser 3 vezes maior que o peso da maçã. Por exemplo: se a maçã tiver um peso de 50 gramas, a mistura deverá ser 3 vezes maior, ou seja, 150 gramas, sendo 75 gramas de sal e 75 gramas de bicarbonato. 2. Colocar a maçã no recipiente. 3. Cobrir a maçã com a mistura de sal e bicarbonato de sódio. 4. Agora é só esperar duas ou três semanas e você verá uma maçã mumificada. Ela ficará seca e dura, mas se conservará por muito tempo como as múmias no Antigo Egito. Colaboração: Moacir Elias Santos.

9 Ao Falar em Deuses, Estamos falando em Mito? Então o que é Mito? Mito é uma narrativa explicativa e/ou simbólica relacionada com uma cultura e/ou religião. A essência do mito é oferecer uma explicação geral da existência: de onde viemos e para onde vamos? Como foi que o homem e o mundo passaram a existir? Por que estamos vivos e por que morremos? Por isso, os mitos são considerados textos sagrados escritos e orais, e conforme a cultura de algum povo, os mitos procuram explicar, por meio de deuses e heróis, os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem. Sendo assim, o mito sagrado tem um significado bem mais profundo do que a lenda e os contos folclóricos.

10 Divindades e Heróis... Gregos Mito grego de Afrodite, envolvendo os deuses Hefesto e Ares.

11 Conhecendo um pouco da Cultura Brasileira Religião Afro-Brasileira e Indígena.

12 Como surgiu o Homem? Na antiga Babilônia, havia o mito de Emuna Elish, que narra a origem dos deuses, sendo Marduk, a divindade protetora, e como os deuses criaram o ser humano, indicando, já na origem mítica, formas de comportamento, como o trabalho incessante, quase escravo. Na China, o mito do Ovo Cósmico fala de um tempo em que só havia o caos, encerrado na forma de um ovo de galinha, no qual os princípios fundantes, Ying e Yang, o masculino e o feminino, entraram em conflito e, quebrando ovo, iniciaram a criação com o surgimento de Pan-Gu, o primeiro ser, encarregado de manter separados o céu e a terra. Cansado, Pan-Gu morreu e, das pulgas que habitavam seu corpo, nasceram os seres humanos. O Hino do Homem Primordial, no livro sagrado do Hinduísmo, os Vedas, fala de Prajapati, o senhor dos seres - mais tarde identificado com o deus Brahma – como homem cósmico, cujo corpo é sacrificado e do qual surge à variedade do mundo das formas.

13 Textos Sagrados Escritos Ilustração 4 Vedas: http://www.harekrsna.com/philosophy/gss/sastra/knowledge/knowledge.htm

14 Vedas Os sábios do Hinduísmo, no início do surgimento da religião, transmitiam oralmente as verdades eternas e supra sensoriais, chamadas Verdades Védicas, as quais para eles vieram de Deus e não dos homens. Com o passar do tempo houve a necessidade de juntar as verdade védicas, então um sábio chamado Krishma Dvaipãyana Vyãsa as coletou de diferentes fontes e as registrou nos livros chamados Vedas. Elas são divididas em quatro partes: Rig-Veda, Sãma-Veda, Yajur-Veda e Atharva-Veda. Cada um desses textos consiste, também, de quatro seções chamadas Samhitã, Brãhmana, Aranyaka e Upanishad. A primeira seção contém os hinos e orações dirigidas às várias verdades védicas; a segunda explica esses hinos, instruindo a respeito de quando e como usá-los; a terceira, também conhecida como o tratado das florestas, enfatiza às interpretações das idéias filosóficas e espirituais por detrás dos ritos e cerimônias; e a última é onde está organizado a mais elevada sabedoria metafísica, ou seja os conhecimentos que tratam da natureza da existência, da verdade e do próprio conhecimento.

15 Referência Folhas – Autor: Roseli Correia de Barros Casagrande.


Carregar ppt "Conteúdo Estruturante: Textos Sagrados Conteúdo Básico: Os mitos de criação e os textos sagrados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google