A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A MENSAGEM DAS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO. Índice 1.Que valor têm estas narrativas? 2.O sentido simbólico das narrativas da criação; 3.Síntese da mensagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A MENSAGEM DAS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO. Índice 1.Que valor têm estas narrativas? 2.O sentido simbólico das narrativas da criação; 3.Síntese da mensagem."— Transcrição da apresentação:

1 A MENSAGEM DAS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO

2 Índice 1.Que valor têm estas narrativas? 2.O sentido simbólico das narrativas da criação; 3.Síntese da mensagem bíblica.

3 Que valor têm estas narrativas?

4 1. Não têm valor histórico em sentido moderno. Duas narrativas diferentes sobre a criação do homem e da mulher, qual será a verdadeira?. Esta questão leva-nos à conclusão de que as narrativas do Génesis sobre a origem do homem e da mulher não querem ser uma narrativa histórica no sentido moderno, de tal modo que conte as coisas tal qual se passaram.. A finalidade é outra…

5 2. São uma mensagem religiosa sobre Deus e sobre o homem e a mulher:. As narrativas bíblicas não querem ensinar ciência, física, astronomia, matemática, etc., mas o seu objectivo é formar cristãos como dizia Santo Agostinho.. O que devemos procurar nestas narrativas é a mensagem religiosa.. O homem e a mulher são reflexo da glória de Deus, pois foram criados à Sua imagem e semelhança.. Estas narrativas comunicam-nos a verdade profunda acerca das coisas e das pessoas, de Deus e da história…

6 O sentido simbólico das narrativas da criação

7 Ouve-se por vezes dizer que Adão e Eva nunca existiram. Isto prova que quem assim não entendeu nada sobre o género literário destas narrativas bíblicas. Aos primeiros homens e mulheres, a Bíblia dá-lhes o nome de Adão e Eva. Estes nomes significam, em hebraico: o Homem e a Vida, tratando-se, assim, de nomes simbólicos.

8 Adão = tirado do húmus (da terra, da argila), significa o seu enraizamento corporal no universo material, mas é o sopro de vida, que Deus lhe insufla nas narinas, que o converte numa pessoa viva, capaz de se relacionar com Deus. Eva = vida, mãe dos viventes, significa que a mulher é portadora de vida e dos filhos que dá à luz.

9 «Não é bom que o homem esteja só» Significa a necessidade de alguém que seja para ele um outro, capaz de diálogo. Manifesta a relação existente entre o homem e a mulher.

10 O homem deu um nome aos seres da natureza. Dar um nome significa a submissão de toda a natureza ao ser humano e isto faz parte do desígnio criador de Deus.

11 «Os dois tornam-se uma só carne» Significa que o homem e a mulher são iguais e complementares e que podem unir-se em matrimónio, de modo a formarem «uma só carne».

12 Síntese da mensagem bíblica

13 O ser humano é uma criatura de Deus; A natureza humana realiza-se na dupla sexualidade: masculina e feminina; O homem e a mulher são seres em relação – têm uma dimensão social; O homem e a mulher são criados por Deus como pessoas únicas e livres;

14 Deus chama-nos à vida do amor, estabelecendo entre nós relações e estruturas de amor; A mulher é igual ao homem em dignidade; O homem e a mulher são colaboradores e continuadores da criação de Deus; O homem e a mulher são criados por Deus para serem felizes.

15


Carregar ppt "A MENSAGEM DAS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO. Índice 1.Que valor têm estas narrativas? 2.O sentido simbólico das narrativas da criação; 3.Síntese da mensagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google