A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deus criou o homem livre e responsável 08 CRANACH, Lucas, o Velho Adão e Eva 1531 Gemäldegalerie, Dresden.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deus criou o homem livre e responsável 08 CRANACH, Lucas, o Velho Adão e Eva 1531 Gemäldegalerie, Dresden."— Transcrição da apresentação:

1 Deus criou o homem livre e responsável 08 CRANACH, Lucas, o Velho Adão e Eva 1531 Gemäldegalerie, Dresden

2 Compêndio do Catecismo 66. Em que sentido o homem é criado «à imagem de Deus»? Afirmar que o homem é criado à imagem de Deus significa que ele é capaz de conhecer e amar, na liberdade, o próprio Criador. É a única criatura, nesta terra, que Deus quis por si mesma e que chamou a partilhar a sua vida divina, no conhecimento e no amor. Enquanto criado à imagem de Deus, o homem tem a dignidade de pessoa: não é uma coisa mas alguém, capaz de se conhecer a si mesmo, de se dar livremente e de entrar em comunhão com Deus e com as outras pessoas.

3 Introdução Deus cria todos os homens. Com a colaboração dos pais forma o corpo, e directamente Ele cria do nada a alma que infunde nesse corpo. Como diz a Sagrada Escritura, criou-nos à "sua imagem e semelhança" (Génesis 1,26). O que é o homem? Para que nos criou Deus? Como devemos comportar-nos?

4 Ideias principais

5 1. Deus criou o homem com corpo e alma Deus formou o corpo do homem "do barro da terra", e lhe inspirou no rosto "alento de vida". Com estas palavras tão simples Deus disse-nos que formou o homem de uma matéria que já existia, e que depois criou directamente do nada uma alma e a uniu a esse corpo. Depois de Adão e Eva, nós, homens, recebemos o corpo dos nossos pais, mas a alma recebemo-la directamente de Deus. Miguel Ângelo Criação de Adão (detalhe) Capela Sistina, Vaticano

6 2. A "imagem e semelhança" de Deus Alguns aspectos que manifestam a imagem de Deus no homem: A dignidade da pessoa humana. O homem é um ser inteligente. O homem é um ser livre. O homem é rei e senhor do universo. O homem é imagem de Deus, sobretudo, pela graça. MIGUEL ÂNGELO Buonarroti Moisés 1515 S. Pedro in Vincoli, Roma

7 3. Igualdade e diferença queridas por Deus O homem e a mulher foram criados, quer dizer, queridos por Deus em total igualdade como pessoas humanas, mas com diferenças morfológicas e peculiaridades psicológicas. "Ser homem" ou "ser mulher é uma realidade boa e querida por Deus. O homem e a mulher são, com a mesma dignidade, "imagem de Deus".

8 4. O homem é responsável pelos seus actos A matéria carece de responsabilidade. Os animais tão-pouco são responsáveis. Só o homem é responsável pelo que faz. Se fizemos o que tínhamos que fazer, merecemos prémio; se não, merecemos castigo; a terra, as plantas ou o cavalo não merecem prémio nem castigo pelo que fazem. BROUWER, Adriaen Camponeses lutando Alte Pinakothek, Munique

9 5. Cumprir sempre a vontade de Deus Somos merecedores de prémio ou de castigo, conforme cumpramos ou não, sempre e em tudo, a vontade de Deus. Os mandamentos da lei de Deus, os da Santa Madre Igreja, as obrigações da nossa idade e estado. Os pais, os educadores, e o sacerdote, especialmente, poderá ajudar-nos a ver a vontade de Deus sobre nós. Exame de consciência. ANDREA DEL SARTO O sacrifício de Abraão Gemäldegalerie, Dresden

10 Propósitos de vida cristã

11 Um propósito para avançar Procurar ser agradecido com Deus, que nos criou e cuida de nós com amor. Aproveitar especialmente a Santa Missa, que é um acto infinito de acção de graças. Ser muito sincero na confissão e exame da noite.


Carregar ppt "Deus criou o homem livre e responsável 08 CRANACH, Lucas, o Velho Adão e Eva 1531 Gemäldegalerie, Dresden."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google