Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A Progressão Continuada
e o Sistema de Ciclos Dra. Elianeth Dias Kanthack Hernandes Supervisora de Ensino
2
Quem tem um “POR QUE”... arruma um “COMO”. Nilson José Machado
3
A Progressão Continuada
e o Sistema de Ciclos O Contexto de ontem As demandas de hoje A Proposta Os Entraves As Possibilidades
4
de 07 a 14 anos estavam na escola.
CONTEXTO... Nos anos 50 do século XX, 36 em cada 100 crianças de 07 a 14 anos estavam na escola.
5
Das 36 crianças 21 Desistiam ou eram reprovadas
6
10 crianças completavam o
Apenas 10 crianças completavam o Ensino Fundamental em oito anos.
7
DEMANDAS
8
Ao alunos não são mais os mesmos...
e a aula? e a avaliação?
9
P E T N C R S E R Jean Baptiste Siméon Chardin, Retrato de Auguste Gabriel Godefroy, 1738, OST, M. do Louvre
10
TER
11
PARECER
12
CONHECER
13
PROGRESSÃO CONTINUADA e a FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
FUNDAMENTAL ≠ ESSENCIAL
14
Centrada no aluno e sua aprendizagem
Há a crença de que todo aluno é capaz de aprender Professor propõe estratégias de ensino diferenciadas Escola organiza outros espaços e tempos para o aluno aprender – recuperação contínua e paralela A escola se reorganiza no sentido de garantir a aprendizagem dos alunos A equipe gestora se compromete com o sucesso do aluno
15
Centrada na programação
S I Ç Ã Centrada na programação Há um encadeamento linear dos conteúdos O aluno deve se adaptar à programação pré estabelecida, mesmo retrocedendo e refazendo todo o percurso A organização da escola se faz criando turmas supostamente homogêneas O aluno que não aprende deve repetir as etapas já percorridas
16
escola seletiva / escola de todos
Entraves que ainda persistem ... Resistência baseada: -na aceitação da escola como seletiva -na crença da classe homogênea -na crença no prêmio e no castigo como formas de provocar a aprendizagem. escola seletiva / escola de todos pedagogia da repetência/ democratização do ensino classes homogêneas /classes heterogêneas
17
É perda de tempo ficar lamentando por que chegamos aqui
É perda de tempo ficar lamentando por que chegamos aqui. É mais produtivo perguntar por que insistimos em permanecer aonde estamos.
18
AVALIAMOS PARA ENSINAR OU ENSINAMOS PARA AVALIAR?
19
Sherlock Holmes e Dr. Watson foram acampar
Sherlock Holmes e Dr. Watson foram acampar. Depois de uma boa refeição e um cálice de vinho, eles entraram na barraca e foram dormir. Holmes acordou e cutucou seu amigo fiel. _ Watson, olhe para o céu e diga-me: o que você vê? Watson respondeu: _ Eu vejo milhões e milhões de estrelas. Pergunta Sherlock: _ O que elas dizem a você? Watson ponderou por um minuto, então disse:
20
_ Astronomicamente, isto me diz que lá estão milhões de planetas
_ Astronomicamente, isto me diz que lá estão milhões de planetas. Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão. Horologicamente, deduzo que agora, são aproximadamente três horas e quinze minutos. Teologicamente, posso ver e ter certeza que Deus é o Todo Poderoso e perante Ele todos nós somos pequenos e insignificantes. Meteorologicamente, suspeito que vamos ter um lindo dia amanhã. O que elas dizem a você? Holmes silenciou-se por um minuto e disse: _ Watson ... Você esqueceu-se do óbvio. Alguém levou a nossa barraca.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.