A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roberto DaMatta. Você sabe com quem está falando? É um rito de autoridade É um rito de autoridade É um ritual tão brasileiro como as situações de confraternização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roberto DaMatta. Você sabe com quem está falando? É um rito de autoridade É um rito de autoridade É um ritual tão brasileiro como as situações de confraternização."— Transcrição da apresentação:

1 Roberto DaMatta

2 Você sabe com quem está falando? É um rito de autoridade É um rito de autoridade É um ritual tão brasileiro como as situações de confraternização social, como o carnaval >> seu simétrico inverso. É um ritual tão brasileiro como as situações de confraternização social, como o carnaval >> seu simétrico inverso.

3 Constitui na separação radical e autoritária de duas posições sociais real ou teoricamente diferenciadas. Constitui na separação radical e autoritária de duas posições sociais real ou teoricamente diferenciadas. É um rito escondido, pois mascara a democracia racial e social do brasileiro. É um rito escondido, pois mascara a democracia racial e social do brasileiro. Forma velada de expressão dos preconceitos. Forma velada de expressão dos preconceitos.

4 Subverte nosso orgulho da intimidade, da suposta ausência de fronteiras >> revela as hierarquias mascaradas pelo carnaval, pelo futebol, pela praia. Subverte nosso orgulho da intimidade, da suposta ausência de fronteiras >> revela as hierarquias mascaradas pelo carnaval, pelo futebol, pela praia. É a negação da simpatia: Põe as coisas no seu devido lugar. É a negação da simpatia: Põe as coisas no seu devido lugar. Denota conflito >> por isso é negado. Denota conflito >> por isso é negado.

5 Hipótese do autor: no Brasil, o conflito é evitado por que os lugares sociais estão claros. Há uma profunda e clara hierarquia na qual cada qual sabe seu lugar. Hipótese do autor: no Brasil, o conflito é evitado por que os lugares sociais estão claros. Há uma profunda e clara hierarquia na qual cada qual sabe seu lugar. É clara mas é implícita, daí o constrangimento da frase. É clara mas é implícita, daí o constrangimento da frase. Revela o paradoxo de uma sociedade onde tudo é universal e cordial, apesar de uma hierarquia profundamente arraigada. Revela o paradoxo de uma sociedade onde tudo é universal e cordial, apesar de uma hierarquia profundamente arraigada.

6 Remete a uma identificação social vertical. Remete a uma identificação social vertical. É um instrumento social de uma sociedade na qual a moral está nas relações pessoais. É um instrumento social de uma sociedade na qual a moral está nas relações pessoais. É uma atualização da cordialidade; uma resposta à tentativa de imposição da lei impessoal. É uma atualização da cordialidade; uma resposta à tentativa de imposição da lei impessoal.

7 Variações: Quem você pensa que é? Quem você pensa que é? Onde você pensa que está? Onde você pensa que está? Recolha-se à sua insignificância. Recolha-se à sua insignificância. Vê se te enxerga! Vê se te enxerga!

8 Essas frases restabelecem uma hierarquia momentaneamente perdida. Essas frases restabelecem uma hierarquia momentaneamente perdida. O oposto americano: a formalidade reage à malandragem com o who do you think you are? O oposto americano: a formalidade reage à malandragem com o who do you think you are? Na versão americana, a pergunta aparece para restabelecer a igualdade, é um rito igualitário. Na versão americana, a pergunta aparece para restabelecer a igualdade, é um rito igualitário.

9 Qual é, então, o dilema brasileiro? Sociedade com dois ideais: igualdade e hierarquia. Sociedade com dois ideais: igualdade e hierarquia. Aos meus amigos tudo; aos meus inimigos a lei (GV). Aos meus amigos tudo; aos meus inimigos a lei (GV). O Brasil opera com duas noções sobrepostas: pessoa E indivíduo. O Brasil opera com duas noções sobrepostas: pessoa E indivíduo.

10 Indivíduo: lei universal, igualdade, anonimato. Indivíduo: lei universal, igualdade, anonimato. Pessoa: exige atenção enquanto alguém diferenciado; quer a curvatura da lei à sua personalidade. Pessoa: exige atenção enquanto alguém diferenciado; quer a curvatura da lei à sua personalidade. No Brasil há a sobreposição dessas duas noções. >> Código duplo. No Brasil há a sobreposição dessas duas noções. >> Código duplo. EUA excluem a pessoa, Índia os indivíduos. EUA excluem a pessoa, Índia os indivíduos. Paradoxo brasileiro: o Estado moderno, individualizante e cidadão, só existe para os menos favorecidos. Paradoxo brasileiro: o Estado moderno, individualizante e cidadão, só existe para os menos favorecidos. Pessoa X indivíduo

11 São duas formas de agir e conceber o mundo social. São duas formas de agir e conceber o mundo social. O você sabe... é a tentativa drástica de mudança de chave. O você sabe... é a tentativa drástica de mudança de chave. O dilema brasileiro: Temos regras universalizantes feitas para corrigir as desigualdades. No entanto, elas as reforçam. O dilema brasileiro: Temos regras universalizantes feitas para corrigir as desigualdades. No entanto, elas as reforçam.

12 Caso ocorrido em julho de 2002: Ao fazer cumprir a lei, a guarda de trânsito Rosimeri Dionísio, no Rio de Janeiro, recebendo uma punição inusitada: foi parar na delegacia e autuada depois de multar o carro do filho de um desembargador - um Golf - e mais sete veículos estacionados em local proibido (Rua Lacerda Coutinho, em Copacabana). O desembargador era o renomado jurista Eduardo Mayr, da 7ª Câmara Criminal, o qual alegou desacato à autoridade e abuso de poder para fazer o registro de ocorrência na polícia contra a guarda de trânsito. Ao fazer cumprir a lei, a guarda de trânsito Rosimeri Dionísio, no Rio de Janeiro, recebendo uma punição inusitada: foi parar na delegacia e autuada depois de multar o carro do filho de um desembargador - um Golf - e mais sete veículos estacionados em local proibido (Rua Lacerda Coutinho, em Copacabana). O desembargador era o renomado jurista Eduardo Mayr, da 7ª Câmara Criminal, o qual alegou desacato à autoridade e abuso de poder para fazer o registro de ocorrência na polícia contra a guarda de trânsito.


Carregar ppt "Roberto DaMatta. Você sabe com quem está falando? É um rito de autoridade É um rito de autoridade É um ritual tão brasileiro como as situações de confraternização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google