A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O JEITINHO BRASILEIRO A arte de ser mais igual que os outros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O JEITINHO BRASILEIRO A arte de ser mais igual que os outros."— Transcrição da apresentação:

1 O JEITINHO BRASILEIRO A arte de ser mais igual que os outros

2 O que é o jeitinho Prática social conhecida e legitimada por todos os segmentos sociais. Prática social conhecida e legitimada por todos os segmentos sociais. Modo brasileiro perante um não pode, sem contestar ou recusar a lei. Modo brasileiro perante um não pode, sem contestar ou recusar a lei. Elemento revelador da nossa dificuldade de lidar com o princípio básico da sociedade burguesa: a igualdade de todos perante as normas Elemento revelador da nossa dificuldade de lidar com o princípio básico da sociedade burguesa: a igualdade de todos perante as normas Postura englobante Postura englobante

3 Sinônimos Quebra-galho Quebra-galho Malandragem Malandragem Jogo de cintura Jogo de cintura Ginga Ginga Desenrolar Desenrolar

4 Características: Universalidade (acessível a todos, diferente do você sabe...) Universalidade (acessível a todos, diferente do você sabe...) Depende da boa vontade Depende da boa vontade É uma forma especial de resolver uma situação difícil; solução criativa É uma forma especial de resolver uma situação difícil; solução criativa

5 (+) (+)/(-) (-) (+) (+)/(-) (-)_______________________________ favor jeitinho corrupção favor jeitinho corrupção

6 Não há separação nítida entre as 3 categorias Não há separação nítida entre as 3 categorias Devem ser pensadas como um continuum de fronteiras subjetivas Devem ser pensadas como um continuum de fronteiras subjetivas Favor implica reciprocidade direta: quem recebe fica individado. Favor implica reciprocidade direta: quem recebe fica individado. Reciprocidade do jeitinho é de outra natureza: mais difuso, menos situada na relação estabelecida Reciprocidade do jeitinho é de outra natureza: mais difuso, menos situada na relação estabelecida Diferença entre o jeito e a corrupção está, grosso modo, no montante de dinheiro envolvido. Diferença entre o jeito e a corrupção está, grosso modo, no montante de dinheiro envolvido.

7 Domínios do jeitinho Domínio privilegiado é o da burocracia Domínio privilegiado é o da burocracia Paradoxo: a solução parte de pressupostos opostos ao da burocracia, como o apelo sentimental (estabelecimento de pessoalidade em ambiente racional,impessoal) Paradoxo: a solução parte de pressupostos opostos ao da burocracia, como o apelo sentimental (estabelecimento de pessoalidade em ambiente racional,impessoal) Sua estratégia depende de fatores opostos aos da burocracia, como simpatia, forma de falar etc. Sua estratégia depende de fatores opostos aos da burocracia, como simpatia, forma de falar etc.

8 Ao contrário do você sabe..., o jeitinho depende somente de características individuais, e não sociais (como dinheiro, status etc). Depende do papo. Ao contrário do você sabe..., o jeitinho depende somente de características individuais, e não sociais (como dinheiro, status etc). Depende do papo. Técnica: envolver emocionalmente o interlocutor. Técnica: envolver emocionalmente o interlocutor. É a interseção entre dois mundos: o honesto e o desonesto. É a interseção entre dois mundos: o honesto e o desonesto.

9 Jeitinho X Você sabe... Ambos lidam com o conflito entre as categorias indivíduo e pessoa. Ambos lidam com o conflito entre as categorias indivíduo e pessoa. Os dois operam transformação de indivíduo em pessoa. Os dois operam transformação de indivíduo em pessoa. São estratégias de ação social válidas entre nós. São estratégias de ação social válidas entre nós. O jeitinho é a afirmação da cordialidade brasileira. O jeitinho é a afirmação da cordialidade brasileira. O Você sabe... é o seu avesso, apela para a antipatia. O Você sabe... é o seu avesso, apela para a antipatia.

10 O jeitinho não hierarquiza, e sim horizontaliza. O jeitinho não hierarquiza, e sim horizontaliza. você sabe é ritual de autoridade, de separação/ jeitinho é ritual de aglutinação. você sabe é ritual de autoridade, de separação/ jeitinho é ritual de aglutinação. somos todos irmãos, somos todos filhos de Deus, hoje sou eu, amanhã pode ser ele... somos todos irmãos, somos todos filhos de Deus, hoje sou eu, amanhã pode ser ele... Vocabulário: meu irmão, companheiro etc. Vocabulário: meu irmão, companheiro etc. Jeitinho é usado na definição de nossa identidade nacional. Jeitinho é usado na definição de nossa identidade nacional.

11 Nos dois casos, fica claro que o Brasil se organiza socialmente em torno de dois eixos ideológicos que se alternam e se sobrepõem. Nos dois casos, fica claro que o Brasil se organiza socialmente em torno de dois eixos ideológicos que se alternam e se sobrepõem.

12 Origens: Em 1961, o livro Brasil para Principiantes, de Peter Kelleman, teria sido o primeiro a mencionar o tal jeito, que desde então vem sendo estudado por especialistas de diversas áreas. Mas o fenômeno parece ter origem na colonização portuguesa, marcada pelo espírito da aventura provisória e oportunista, que não via problema em dobrar as leis quando conveniente. Em 1961, o livro Brasil para Principiantes, de Peter Kelleman, teria sido o primeiro a mencionar o tal jeito, que desde então vem sendo estudado por especialistas de diversas áreas. Mas o fenômeno parece ter origem na colonização portuguesa, marcada pelo espírito da aventura provisória e oportunista, que não via problema em dobrar as leis quando conveniente. Dalmo Dallari conta um caso emblemático, ocorrido no século XVIII: em uma sessão da Câmara Municipal de São Paulo, surge uma dúvida e decide-se verificar o que diziam as ordenações do Reino. Mas nenhum exemplar do documento é encontrado na Câmara, o que mostra que o cumprimento das leis era feito sem nenhum rigor, baseado apenas na memória. Outro exemplo histórico remonta à campanha dos Apeninos, durante a Segunda Guerra Mundial. Por causa da neve, soldados tiveram os pés congelados, aumentando as baixas no exército aliado. Ao contrário do que se suspeitava, o maior número de vítimas vinha do exército estadunidense, não do brasileiro, menos acostumado ao frio. É que os pracinhas haviam decidido por conta própria enrolar os pés em jornais. Os norte-americanos, por sua vez, esperavam orientação do serviço médico. Dalmo Dallari conta um caso emblemático, ocorrido no século XVIII: em uma sessão da Câmara Municipal de São Paulo, surge uma dúvida e decide-se verificar o que diziam as ordenações do Reino. Mas nenhum exemplar do documento é encontrado na Câmara, o que mostra que o cumprimento das leis era feito sem nenhum rigor, baseado apenas na memória. Outro exemplo histórico remonta à campanha dos Apeninos, durante a Segunda Guerra Mundial. Por causa da neve, soldados tiveram os pés congelados, aumentando as baixas no exército aliado. Ao contrário do que se suspeitava, o maior número de vítimas vinha do exército estadunidense, não do brasileiro, menos acostumado ao frio. É que os pracinhas haviam decidido por conta própria enrolar os pés em jornais. Os norte-americanos, por sua vez, esperavam orientação do serviço médico.


Carregar ppt "O JEITINHO BRASILEIRO A arte de ser mais igual que os outros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google