A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enfermidade psicológica da

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enfermidade psicológica da"— Transcrição da apresentação:

1 Enfermidade psicológica da
A CRISE DO CAPITALISMO LIBERAL Em busca do ouro (1925) Tempos modernos (1936) Idéia de riqueza fácil, ode ao capitalismo Enfermidade psicológica da Grande Depressão

2 PERÍODOS APÓS A GRANDE GUERRA:
1919 – 1928: tentativa de volta às condições econômicas normais, na Europa, e expansão econômica nunca vista nos EUA 1928 – 1932: surto de prosperidade interrompido pela Grande Depressão. 1932 – 1939: esforço para superar a crise EUA: os “frenéticos anos 20” - Ideais internacionalistas de Wilson soterrados pela avalanche isolacionista - Características: isolacionismo, conservadorismo e prosperidade material.

3 EUA NA DÉCADA DE 1920 Prosperidade material: No final da década os EUA concentravam 45% da produção industrial do mundo. Expansão do consumo. Automóveis, geladeiras, fogões e rádios deixam de ser artigos de luxo. Isolacionismo e conservadorismo: De devedores antes da Guerra a credores. Ao invés de incentivar o consumo de mercadorias europeias, criaram-se barreiras alfandegárias, e os recursos foram transformados em empréstimos para a Europa. Concentração no mercado interno. Excedentes rurais: queda de preços dos produtos agrícolas e pobreza nas áreas rurais. Restrições à entrada de estrangeiros, devido aos radicalismos políticos europeus. Intolerância social, racial e política Ku Klux Klan com 5 milhões de adeptos: racismo, antisemitismo e anticatolicismo. Lei Seca -> explosão do crime organizado.

4 Crise de 1929: Manutenção na paz do mesmo ritmo de produção dos anos de guerra. Não intervenção do governo na economia. Produção industrial excedendo o consumo. Criação de estoques de produtos agrícolas para evitar a baixa de preço. Indústrias parando para evitar o excesso de produção: desemprego e criação de círculo vicioso. Ações supervalorizadas por especulação. Acionistas tentam vender, mas não há compradores. Quebra da Bolsa de NY. Impacto da crise: Falência de 4 mil bancos e 85 mil empresas americanas. Salários baixaram 20%. 14 milhões de desempregados. Retirada dos capitais americanos da Europa afeta Inglaterra, Alemanha, França, etc. Brasil: 70% da exportações = café. Principal comprador = EUA.

5 Combate à crise: New Deal (pres. Roosevelt) : intervenção do Estado na vida econômica. Medidas financeiras: crédito aos bancos, financiamento das exportações, crédito aos produtores rurais. Combate ao desemprego: fixação de salário mínimo, abolição do trabalho de crianças, instituição de jornada de trabalho, previdência social, sindicatos. Agricultura, indústria e comércio exterior: controle dos preços, abertura do mercado externo.


Carregar ppt "Enfermidade psicológica da"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google