A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIG – definição e histórico de implementação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIG – definição e histórico de implementação"— Transcrição da apresentação:

1 SIG – definição e histórico de implementação
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de Sao Paulo Ecologia de Paisagem SIG – definição e histórico de implementação Juliani Sideri Caetano Mayra Camargo A. Costa

2 Definições "Uma tecnologia de informação que armazena, analisa e exibe dados espaciais ou não - SIG é de fato uma tecnologia e necessariamente não é limitada a um simples e bem definido sistema de computador" (PARKER, 1988); "Qualquer conjunto de procedimentos manuais ou baseados em computador destinados a armazenar e manipular dados referenciados geograficamente" (ARONOFF, 1989); "Um sistema de informações baseado em computador que permite a captura, modelagem, manipulação, recuperação, análise e apresentação de dados georreferenciados" (WORBOIS, 1995).

3

4 Sistema: Tem capacidade funcional para entrada de dados, manuseio, transformação, visualização, combinação, consultas, análises, modelagem e saída. Informação: Produção conhecimento útil, na forma de mapas e imagens, estatísticas, gráficos, etc. Geográfica: implica conhecimento da localização dos itens de dados, em termos de coordenadas geográficas.

5 Objetivos Produzir mapas de maneira muito mais rápida e elaborada
Baratear o custo de produção de mapas Facilitar a utilização de mapas e o acesso digital Possibilitar a automação da atualização e revisão Revolucionar a análise quali-quantitativa de dados espaciais

6 Histórico Década de 40: Avanços nas tecnologias Computacionais e cartográficas;

7 Histórico Década de 50: Meteorologistas, geofísicos e geólogos incorporaram em suas atividades rotineiras os mapas gerados por computadores. Década de 60: SIG implementado nos EUA;

8 Histórico Década de 70: Trabalhos publicados atestando e acentuando o desenvolvimento dessa tecnologia; Planejamento urbano e incorporação dos produtos derivados do sensoriamento remoto nas análises espaciais. Década de 90: Popularização e adoção dos SIGs como instrumento para tomada de decisões, facilitado uso dos aplicativos.

9 A partir de 2005, com a disponibilização gratuita do visualizador Google Earth, o formato KMZ se popularizou, tornando-se um padrão. Vários SIG, em 2006, já apresentam possibilidades de exportação e importação de arquivos KMZ, como o NASA World Wind.

10 Histórico SIG na atualidade: Do ponto de vista tecnológico podemos classificar os modernos SIG em três grandes grupos, a saber: - Os CAD/cartográficos, sistemas herdeiros da tradição de Cartografia; - O dos bancos de dados geográficos; - Bibliotecas geográficas digitais ou centros de dados geográficos; - Os CAD/cartográficos, sistemas herdeiros da tradição de Cartografia, com limitado suporte de bancos de dados e com o paradigma típico de trabalho sendo o mapa (chamado de "cobertura" ou de "plano de informação"). Esses SIGs podem ser caracterizados como sistemas orientados a projeto (project-oriented GIS). 
- O dos bancos de dados geográficos. Concebidos para uso em ambiente cliente-servidor, acoplados a gerenciadores de bancos de dados relacionais e com pacotes adicionais para processamento de imagens, chegaram ao mercado no início da década de 90. 
- Bibliotecas geográficas digitais ou centros de dados geográficos, produto da evolução do segundo grupo. Estão começando a chegar ao mercado e caracterizam-se pelo gerenciamento de grandes bases de dados geográficos, com acesso através de redes locais e remotas, com interface via WWW (World Wide Web). São sistemas orientados para troca de informações entre organizações e cidadãos, acessando bases de dados públicas (society-oriented GIS).

11 CAMPOS DE APLICAÇÃO LOCALIZAÇÃO de determinado local cumprimento na CONDIÇÃO imposta TENDÊNCIAS ao longo do tempo e espaço melhores ROTAS MODELOS a partir do comportamento observado aprofundamento de cobertura no MATERIAL JORNALÍSTICO Sistemas Espaciais de Apoio à Decisão

12 Obrigada.


Carregar ppt "SIG – definição e histórico de implementação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google