A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP História, conceitos e princípios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP História, conceitos e princípios."— Transcrição da apresentação:

1 DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP História, conceitos e princípios

2 FORMAIS –M–Mais demorado podem não dar resultados reais: DINÂMICA –N–Não estimulava a participação dos agricultores na análise de seus problemas –S–São indicados para situações que se necessita de quantificação INFORMAIS –M–Mais rápidos na obtenção das informações gerais e das ações a serem desenvolvidas –E–Estimulam a participação dos agricultores na análise de seus problemas D iagnóstico

3 A palavra diagnóstico significa discernimento, faculdade de conhecer, de ver através de... É também um conjunto de ações que visam conhecer a realidade de um lugar ou uma situação.

4 A melhor forma de fazer um diagnóstico é de modo participativo, buscando o maior envolvimento possível das pessoas na construção de um conhecimento aprofundado a respeito da realidade local.

5 UM DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO É MAIS DIFÍCIL DE FAZER Requer o respeito as diferenças. Inclusão do máximo de visões com o máximo de pessoas. Aprendizado coletivo. Ação transformadora. Tem a ver com comportamento e atitude de nós mesmos. Aprendemos sobre participação quando tentamos vivenciá-la.

6 ENFOQUE PARTICIPATIVO Requer flexibilidade e envolve compreensão É, portanto, um insumo, uma postura, uma necessidade e uma condição da eficiência para o diagnóstico da realidade. Como as pessoas tem necessidade de se auto- afirmar, de interagir em sociedade, de criar, de realizar, de contribuir, novas formas de conhecimento expandem-se com esse tipo de enfoque.

7 Participação deve ser entendida como o fazer parte nas tomadas de decisão. Participar é também acompanhar, durante o projeto e ao final dele, as atividades geradas por meio daquelas decisões coletivas tomadas durante o processo participativo.

8 A PARTICIPAÇÃO TEM COMO PRESSUPOSTOS... Melhorar as condições para tomada de decisão e ações coletivas. Elevar a co-responsabilidade dos atores sociais. Facilitar os processos de aprendizado social. Aperfeiçoar as formas de articulação e representação de interesses.

9 NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO Passividade Consulta Incentivos materiais Funcional Interativa Auto-ajuda Fonte de informação

10 O QUE É UM DRP? É um conjunto de técnicas e ferramentas que permite que as comunidades façam o seu próprio diagnóstico e a partir daí comecem a autogerenciar o seu planejamento e desenvolvimento.

11 CARACTERÍSTICAS DO DRP É um processo de construção de informações, com integração de diferentes perspectivas e interesses. Impulsiona mudança de papéis. Reconhece o valor dos conhecimentos locais. Instrumento de comunicação.

12 HISTORIA DO DRP Década de 70 Mudança do foco para conhecimento das condições locais; dos grupos beneficiários e suas tradições (acúmulo de dados). Década de 60 Transferência de tecnologias.

13 Década de 80 Conceitos mais participativos da educação popular (redução de dados). Surge o Diagnóstico Rural Rápido – DRR Década de 90 Ampliação da participação com o Diagnóstico Rural Participativo – DRP

14 PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DRP Respeitar a sabedoria e a cultura do grupo. Analisar e entender as diferentes percepções. Escutar todos da comunidade. Utilizar meios de visualização.

15 Promover a triangulação das informações. Considerar a ignorância ótima. Analisar as informações com a comunidade.

16 Obrigado pela atenção!!!!


Carregar ppt "DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP História, conceitos e princípios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google