A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observatório do CDCC - USP/SC. Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observatório do CDCC - USP/SC. Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural."— Transcrição da apresentação:

1 Observatório do CDCC - USP/SC

2 Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo - USP Endereço: Av. Trabalhador São-Carlense, n.400 São Carlos-SP Tel: 0-xx (Observatório) Tel: 0-xx (CDCC) Localização: Latitude: 22° 00' 39,5"S Longitude: 47° 53' 47,5"W Imagem: O Inicio do Observatório

3 Sessão Astronomia

4 As Sessões Astronomia são palestras proferidas pela equipe do Setor de Astronomia todos os sábados às 21h00. Iniciadas em 1992, foram criadas com o objetivo de falar sobre Astronomia ao nosso público em uma linguagem simples e acessível a todas as faixas etárias. Estas palestras se tornaram uma opção de diversão e informação para a comunidade local e também para visitantes de nossa cidade. Os temas abordados são os mais variados possíveis. O material multimídia contido aqui consiste numa opção audiovisual complementar que o professor do Sistema de Ensino pode utilizar como auxílio às suas aulas. O conteúdo das Sessões Astronomia pode ser acessado no seguinte endereço: Crédito do logo: Sessão Astronomia, CDCC-USP/SC, criado por Andre Fonseca da Silva Observação: Padrão e resolução da apresentação: 800 x 600 pixel com imagens a 96 dpi ou 38 pixel por centímetro com dimensão de 8,35 polegadas x 6,26 polegadas ou 21,2 cm x 15,9 cm respectivamente. Editado normamente em Office 97, podendo haver incompatibilidade de execução no Office XP e vice-versa.

5 Mitologia Grega e o Sistema Solar Por: Ana Carolina Pimentel

6

7 O Tema da Sessão Astronomia Título : Mitologia Grega e o Sistema Solar Nome do Autor : Ana Carolina Pimentel Data da Apresentação: 04/06/2005 Número de Espectadores no Audiório: 45 Nome do Apresentador: Ana Carolina Pimentel Resumo/ABSTRACT: Tratar do tema sistema solar envolvendo lendas da mitologia grega. Nota de Abertura Sessão Astronomia : André Fonseca Imagem do Siatema Solar : apresentação já existente no CDA

8

9

10

11 Diapositivo 10 Comentários: todas as imagens de mapas da grécia foram retiradas do site: e a do Mapa Mundi: s/mapamundipolitico1.gif&imgrefurl=http://www.escolavesper.com.br/mapas%25 20mundi.htm&h=416&w=640&sz=70&tbnid=SZnl- Q2W01kJ:&tbnh=87&tbnw=133&prev=/images%3Fq%3Dmapa%2Bmundi%26hl% 3Den%26lr%3D&oi=imagesr&start=1

12 Hélios

13 Filho de Hipérion e de Basiléia. Surgia todas as manhãs do oceano para conduzir sua carruagem puxada por 4 cavalos que expeliam fogo pelas narinas.

14

15 Nascer do Sol O Sol não nasce sempre no Leste !

16 Diapositivo 10 Comentário: primeira imagem do sol foi retirada de uma apresentação do CDA. Hélios - Filho de Hipérion e de Basiléia. Foi afogado ao nascer por seus tios, os Titãs. Imagem retirada do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, Quadro Hélios: Helios and Phaeton with Saturn and the Four Seasons c Oil on canvas, 122 x 153 cm Staatliche Museen, Berlin /p/poussin/2a/16helios.jpg&imgrefurl=http://www.wga.hu/html/p/ poussin/2a/&h=763&w=951&sz=160&tbnid=M7yHl38138AJ:&tbnh= 117&tbnw=147&hl=pt- BR&start=24&prev=/images%3Fq%3Dh%25C3%25A9lios%26start%3 D20%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D%26sa%3DN

17 Hermes

18 Mensageiro dos deuses Filho de Júpiter e de Maia, uma das Plêiades. Gostava de ocupar-se com desentendimentos amorosos dos deuses.

19

20 Diapositivo 14 Comentário: Apesar de sua característica virtuosa, ele era também um inimigo perigoso, astuto e ladrão. No dia de seu nascimento ele roubou o gado de seu irmão, o deus Apolo, obscurecendo sua trilha e fazendo o rebanho caminhar devagar, atrasando-o. Quando inquirido por Apolo, Hermes negou o roubo. Os irmãos finalmente se reconciliaram quando Hermes deu a Apolo sua mais nova invenção: a lira. Ensinou aos homens a luta, a dança e os exercícios ao ar livre que necessecitam de força e graça. Ninguém morria enquanto ele não cortasse os laços que unem a alma ao corpo. imagem do planeta retirada de uma apresentação do CDA, já existente. A imagem desenho de Hermes foi retirada do site: a estátua de Hermes foi retirada do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

21 Afrodite

22 Deusa do amor e da beleza. Por Hesíodo é descrita como nascida da espuma do mar.

23 Sandro Botticelli

24 Na lenda de Homero, ela é dita como sendo a filha de Zeus e Dione.

25 Diapositivo 19 Comentário: Possuia um cinto no qual estavam as graças, o sorriso sedutor, o falar doce, o espírito persuasivo, o silêncio expressivo e o olhar terno. A imagem do planeta Vênus, foi retirada de uma apresentação já existente no CDA. O desenho de vênus foi retirado do site:http://minerva.ufpel.edu.br/~tiaogalo/Deuses/Afrodite.htm a imagem do pintor Boccelli do site: e a escultura do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

26 Gaia

27 Mãe de todos os seres, personificação da terra. Uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo, nasceu imediatamente depois do Caos.

28

29 Diapositivo 23 Comentário: Mãe de todos os seres vivos; participa ativamente da vida de seus filhos e de toda natureza. Muitas vezes também é chamada de mãe-natureza. Tudo que morre ele recolhe e guarda novamente em seu seio. a imagem do planeta Terra foi retirada do site: terra.com/globo-america.htm O desenho de gaia foi retirado do site: e a escultura de gaia do site: / Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, Gaia.html

30 Selene

31 Filha de Hipérion e de Téia, irmã de Hélios. Transformada em astro, por amor fraternal.

32

33 Fases da Lua NovaCheia Crescente Minguante Crescente Minguante Lunação ou Mês Sinódico 29, dias ~ 29 d 12 h 44 m 03 s Mês Lunar : 29 ou 30 dias Nova Quarto Crescente Quarto Minguante Nova Cheia

34 Diapositivo 27 Comentário: Selene se suicidou ao saber que seu irmão Hélios havia sido afogado. Por pena os deuses do Olimpo levaram seu corpo para o céu e transformaram-na em astro da noite; brilhando pela luz de seu irmão. Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, Imagem do astro lua: foi retirada de apresentação já existente no CDA. Imagem da pintura: Imagem da estátua:

35 Ares

36 O deus da guerra Filho de Júpiter e Juno. Impopular entre os deuses e humanos. Matou filho de Netuno e foi julgado no monte Areópago (colina de Marte)

37

38 Diapositivo 27 Comentário: sanguinário e agressivo, personificava a natureza brutal da guerra. Era impopular tanto com os deuses quanto com os humanos. Entre as divindades associadas com Ares estavam sua mulher Afrodite, deusa do amor, e divindades menos importantes, como Deimos (o Temor) e Fobos (o Tumulto), que o acompanhavam em batalha A imagem do planeta Marte e suas luas foi retirada do site: o desenho de ares foi retirado do site: e a estátua de Ares do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

39 Zeus

40 Zeus o deus dos deuses Filho de Cronos e Réa. Matou seu pai libertando-se e aos seus irmãos. O deus dos deuses. Controlava os fenômenos atmosféricos.

41

42 Diapositivo 34 Comentário: O deus supremo do mundo, o deus por excelência. Presidia aos fenômenos atmosféricos, recolhia e dispersava as nuvens, comandava as tempestades, criava os relâmpagos e o trovão e lançava a chuva com sua poderosa mão direita, à sua vontade, o raio destruidor; por outro lado mandava chuva benéfica para fecundar a terra e amadurecer os frutos. Casou-se com Hera, porém teve muitos amores. A imagem do planeta Júpiter veio de uma apresentação já exustente no CDA. O desenho veio do site: e a estátua do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

43 Cronos

44 Cronos - o deus do Tempo Filho de Urano e Gaia.Se tornou senhor do céu castrando o pai. Como tinha medo de ser destronado, Cronos engolia os filhos ao nascerem, engoliu todos exceto Zeus.

45

46 Diapositivo 38 Comentário: Casou com Réia, e teve Héstia, Deméter, Hera, Ades e Poseidon. Réa conseguiu salvar enganando Cronos enrolando uma pedra em um pano, a qual ele engoliu sem perceber a troca. Mais tarde Zeus voltou, deu ao pai um remédio que o fez vomitar os filhos. Imagem do planeta saturno retirada de uma apresentação já existente no cda. O desenho de cronos foi retirado do site: e a outra imagem do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

47

48

49 Urano - deus do firmamento

50 Urano - o primeiro deus Gaia gerou Urano sozinha. Por odiar os filhos, Urano prendia- os em um abismo e não os deixava ver o dia. Cronos impossibilita Urano de ter filhos, separando assim o céu da Terra.

51 Diapositivo 42 Comentário: Da posterior união de Gaia com Urano, nasceram os Titãns, os Cíclopes e os Hecatonquiros. Com uma harpe (cimitarra), Cronos castrou Urano quando este se uniu a Gaia. Das gotas de sangue que caíram sobre ela nasceram as Erínias, os Gigantes e as Melíades (ninfas dos freixos). A imagem do planeta Urano foi retirada de uma apresentação já existente no CDA. O desenho de Urano foi retirado do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

52 Posêidon

53 O deus dos mares Deus do mar, filho de Cronos e Réa. Ao nascer Réa o escondeu na Arcádia. Após a revolução olímpica coube a Netuno governar os mares.

54 Imagem do pintor Luca Giordano

55

56 Diapositivo 46 Comentário: Irmão de Zeus, Deméter, Héstia, Hera e Hades. Posêidon era o marido de Anfitrite, uma das Nereidas, com quem ele teve um filho, Tritão. Entretanto, Posêidon teve inúmeros outros casos de amor, especialmente com ninfas de riachos e fontes, e teve filhos conhecidos pela sua selvageria e crueldade, entre eles o gigante Orion e o Ciclope Polífemo. Posêidon e Górgona Medusa eram os pais de Pégaso, o famoso cavalo alado. Réa escondeu seu filho na Arcádia e fez Saturno acreditar que ela dera a luz a um potro, que foi prontamente devorado. Réa salvou a vida de mais um de seus filhos. imagem do planeta Netuno foi retirada de uma apresentação pré existente no CDA. O desenho de Netuno veio do site: a imagem de bronze do site: a pintura de Luca Giodano do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

57 Hades - o planeta Plutão

58 O deus dos infernos Hades era filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus e de Posêidon. Coube a Hades o mundo subterrâneo, na partilha que os três irmãos fizeram entre si.

59 José Benlliure Gil

60

61 Diapositivo 51 Comentário: Reinava em compania de sua esposa Prosérpina ou Perséfone (rapitada e obrigada e se casar com ele), sobre as forças infernais e sobre os mortos. Único deus que nunca temeu ser destronado. Odiado pelas sombras que governa; nunca foi esobedecido por seu súditos. Não há registros de hinos, canções ou louvores a ele. Imagem do planeta plutão e seu satélite, foi retirada de uma apresentação já existente no CDA. O desenho de Hades veio do site: e a outra imagem com o cão do site: caronte: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

62 Final da Apresentação


Carregar ppt "Observatório do CDCC - USP/SC. Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google