A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observatório do CDCC - USP/SC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observatório do CDCC - USP/SC"— Transcrição da apresentação:

1 Observatório do CDCC - USP/SC
USP - São Carlos Observatório do CDCC - USP/SC

2 Observatório do CDCC - USP/SC
Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo - USP Endereço: Av. Trabalhador São-Carlense, n.400 São Carlos-SP Tel: 0-xx (Observatório) Tel: 0-xx (CDCC) Localização: Latitude: 22° 00' 39,5"S Longitude: 47° 53' 47,5"W Imagem: O Inicio do Observatório

3 Sessão Astronomia

4 As Sessões Astronomia são palestras proferidas pela equipe do Setor de Astronomia todos os sábados às 21h00. Iniciadas em 1992, foram criadas com o objetivo de falar sobre Astronomia ao nosso público em uma linguagem simples e acessível a todas as faixas etárias. Estas palestras se tornaram uma opção de diversão e informação para a comunidade local e também para visitantes de nossa cidade. Os temas abordados são os mais variados possíveis. O material multimídia contido aqui consiste numa opção audiovisual complementar que o professor do Sistema de Ensino pode utilizar como auxílio às suas aulas. O conteúdo das Sessões Astronomia pode ser acessado no seguinte endereço: Crédito do logo: Sessão Astronomia, CDCC-USP/SC, criado por Andre Fonseca da Silva Observação: Padrão e resolução da apresentação: 800 x 600 pixel com imagens a 96 dpi ou 38 pixel por centímetro com dimensão de 8,35 polegadas x 6,26 polegadas ou 21,2 cm x 15,9 cm respectivamente. Editado normamente em Office 97, podendo haver incompatibilidade de execução no Office XP e vice-versa. Sessão Astronomia

5 Mitologia Grega e o Sistema Solar
Por: Ana Carolina Pimentel

6

7 O Tema da Sessão Astronomia
Título : Mitologia Grega e o Sistema Solar Nome do Autor : Ana Carolina Pimentel Data da Apresentação: 04/06/2005 Número de Espectadores no Audiório: 45 Nome do Apresentador: Ana Carolina Pimentel Resumo/ABSTRACT: Tratar do tema sistema solar envolvendo lendas da mitologia grega. Nota de Abertura Sessão Astronomia : André Fonseca Imagem do Siatema Solar : apresentação já existente no CDA

8

9

10

11 Diapositivo 10 Comentários: todas as imagens de mapas da grécia foram retiradas do site: e a do Mapa Mundi:

12 Hélios

13 Filho de Hipérion e de Basiléia
Filho de Hipérion e de Basiléia. Surgia todas as manhãs do oceano para conduzir sua carruagem puxada por 4 cavalos que expeliam fogo pelas narinas.

14

15 Nascer do Sol O Sol não nasce sempre no Leste !

16 Diapositivo 10 Comentário: primeira imagem do sol foi retirada de uma apresentação do CDA. Hélios - Filho de Hipérion e de Basiléia. Foi afogado ao nascer por seus tios, os Titãs. Imagem retirada do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003. Quadro Hélios: Helios and Phaeton with Saturn and the Four Seasons c Oil on canvas, 122 x 153 cm Staatliche Museen, Berlin

17 Hermes

18 Mensageiro dos deuses Filho de Júpiter e de Maia, uma das Plêiades. Gostava de ocupar-se com desentendimentos amorosos dos deuses.

19

20 Diapositivo 14 Comentário: Apesar de sua característica virtuosa, ele era também um inimigo perigoso, astuto e ladrão. No dia de seu nascimento ele roubou o gado de seu irmão, o deus Apolo, obscurecendo sua trilha e fazendo o rebanho caminhar devagar, atrasando-o. Quando inquirido por Apolo, Hermes negou o roubo. Os irmãos finalmente se reconciliaram quando Hermes deu a Apolo sua mais nova invenção: a lira. Ensinou aos homens a luta, a dança e os exercícios ao ar livre que necessecitam de força e graça. Ninguém morria enquanto ele não cortasse os laços que unem a alma ao corpo. imagem do planeta retirada de uma apresentação do CDA, já existente. A imagem “desenho” de Hermes foi retirada do site: a estátua de Hermes foi retirada do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

21 Afrodite

22 Deusa do amor e da beleza
Deusa do amor e da beleza. Por Hesíodo é descrita como nascida da espuma do mar.

23 Sandro Botticelli

24 Na lenda de Homero, ela é dita como sendo a filha de Zeus e Dione.

25 Diapositivo 19 Comentário: Possuia um cinto no qual estavam as graças, o sorriso sedutor, o falar doce, o espírito persuasivo, o silêncio expressivo e o olhar terno. A imagem do planeta Vênus, foi retirada de uma apresentação já existente no CDA. O desenho de vênus foi retirado do site:http://minerva.ufpel.edu.br/~tiaogalo/Deuses/Afrodite.htm a imagem do pintor Boccelli do site: e a escultura do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

26 Gaia

27 Mãe de todos os seres, personificação da terra.
Uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo, nasceu imediatamente depois do Caos.

28

29 Diapositivo 23 Comentário: Mãe de todos os seres vivos; participa ativamente da vida de seus filhos e de toda natureza. Muitas vezes também é chamada de mãe-natureza. Tudo que morre ele recolhe e guarda novamente em seu seio. a imagem do planeta Terra foi retirada do site: O desenho de gaia foi retirado do site: e a escultura de gaia do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, Gaia.html

30 Selene

31 Filha de Hipérion e de Téia, irmã de Hélios
Filha de Hipérion e de Téia, irmã de Hélios. Transformada em astro, por amor fraternal.

32

33 Lunação ou Mês Sinódico
Fases da Lua Nova Quarto Crescente Minguante Cheia Nova Crescente Cheia Minguante Crescente Minguante Lunação ou Mês Sinódico 29, dias ~ 29 d 12 h 44 m 03 s Mês Lunar : 29 ou 30 dias

34 Diapositivo 27 Comentário: Selene se suicidou ao saber que seu irmão Hélios havia sido afogado. Por pena os deuses do Olimpo levaram seu corpo para o céu e transformaram-na em astro da noite; brilhando pela luz de seu irmão. Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003. Imagem do astro lua: foi retirada de apresentação já existente no CDA. Imagem da pintura: Imagem da estátua:

35 Ares

36 Filho de Júpiter e Juno. Impopular entre os deuses e humanos.
O deus da guerra Filho de Júpiter e Juno. Impopular entre os deuses e humanos. Matou filho de Netuno e foi julgado no monte Areópago (colina de Marte)

37

38 Diapositivo 27 Comentário: sanguinário e agressivo, personificava a natureza brutal da guerra. Era impopular tanto com os deuses quanto com os humanos. Entre as divindades associadas com Ares estavam sua mulher Afrodite, deusa do amor, e divindades menos importantes, como Deimos (o Temor) e Fobos (o Tumulto), que o acompanhavam em batalha A imagem do planeta Marte e suas luas foi retirada do site: o desenho de ares foi retirado do site: e a estátua de Ares do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

39 Zeus

40 Zeus o deus dos deuses Filho de Cronos e Réa. Matou seu pai libertando-se e aos seus irmãos. O deus dos deuses. Controlava os fenômenos atmosféricos.

41

42 Diapositivo 34 Comentário: O deus supremo do mundo, o deus por excelência. Presidia aos fenômenos atmosféricos, recolhia e dispersava as nuvens, comandava as tempestades, criava os relâmpagos e o trovão e lançava a chuva com sua poderosa mão direita, à sua vontade, o raio destruidor; por outro lado mandava chuva benéfica para fecundar a terra e amadurecer os frutos. Casou-se com Hera, porém teve muitos amores. A imagem do planeta Júpiter veio de uma apresentação já exustente no CDA. O desenho veio do site: e a estátua do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

43 Cronos

44 Cronos - o deus do Tempo Filho de Urano e Gaia.Se tornou senhor do céu castrando o pai. Como tinha medo de ser destronado, Cronos engolia os filhos ao nascerem, engoliu todos exceto Zeus.

45

46 Diapositivo 38 Comentário: Casou com Réia, e teve Héstia, Deméter, Hera, Ades e Poseidon. Réa conseguiu salvar enganando Cronos enrolando uma pedra em um pano, a qual ele engoliu sem perceber a troca. Mais tarde Zeus voltou, deu ao pai um remédio que o fez vomitar os filhos. Imagem do planeta saturno retirada de uma apresentação já existente no cda. O desenho de cronos foi retirado do site: e a outra imagem do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

47

48

49 Urano - deus do firmamento

50 Urano - o primeiro deus Gaia gerou Urano sozinha. Por odiar os filhos, Urano prendia- os em um abismo e não os deixava ver o dia. Cronos impossibilita Urano de ter filhos, separando assim o céu da Terra.

51 Diapositivo 42 Comentário: Da posterior união de Gaia com Urano, nasceram os Titãns, os Cíclopes e os Hecatonquiros. Com uma harpe (cimitarra), Cronos castrou Urano quando este se uniu a Gaia. Das gotas de sangue que caíram sobre ela nasceram as Erínias, os Gigantes e as Melíades (ninfas dos freixos). A imagem do planeta Urano foi retirada de uma apresentação já existente no CDA. O desenho de Urano foi retirado do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

52 Posêidon

53 Após a revolução olímpica coube a Netuno governar os mares.
O deus dos mares Deus do mar, filho de Cronos e Réa. Ao nascer Réa o escondeu na Arcádia. Após a revolução olímpica coube a Netuno governar os mares.

54 Imagem do pintor Luca Giordano

55

56 Diapositivo 46 Comentário: Irmão de Zeus, Deméter, Héstia, Hera e Hades. Posêidon era o marido de Anfitrite, uma das Nereidas, com quem ele teve um filho, Tritão. Entretanto, Posêidon teve inúmeros outros casos de amor, especialmente com ninfas de riachos e fontes, e teve filhos conhecidos pela sua selvageria e crueldade, entre eles o gigante Orion e o Ciclope Polífemo. Posêidon e Górgona Medusa eram os pais de Pégaso, o famoso cavalo alado. Réa escondeu seu filho na Arcádia e fez Saturno acreditar que ela dera a luz a um potro, que foi prontamente devorado. Réa salvou a vida de mais um de seus filhos. imagem do planeta Netuno foi retirada de uma apresentação pré existente no CDA. O desenho de Netuno veio do site: a imagem de bronze do site: a pintura de Luca Giodano do site: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

57 Hades - o planeta Plutão

58 O deus dos infernos Hades era filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus e de Posêidon. Coube a Hades o mundo subterrâneo, na partilha que os três irmãos fizeram entre si.

59 José Benlliure Gil

60

61 Diapositivo 51 Comentário: Reinava em compania de sua esposa Prosérpina ou Perséfone (rapitada e obrigada e se casar com ele), sobre as forças infernais e sobre os mortos. Único deus que nunca temeu ser destronado. Odiado pelas sombras que governa; nunca foi esobedecido por seu súditos. Não há registros de hinos, canções ou louvores a ele. Imagem do planeta plutão e seu satélite, foi retirada de uma apresentação já existente no CDA. O desenho de Hades veio do site: e a outra imagem com o cão do site: caronte: Lenda: Pugliese, Marcio. Mitologia Greco-Romana, arquétipo dos deuses e heróis. Ed. Madras. São Paulo, 2003.

62 Final da Apresentação FIM


Carregar ppt "Observatório do CDCC - USP/SC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google