A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nome: Bianca Araújo Série do integral: 5º ano Professora: Cristiane

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nome: Bianca Araújo Série do integral: 5º ano Professora: Cristiane"— Transcrição da apresentação:

1 Nome: Bianca Araújo Série do integral: 5º ano Professora: Cristiane
Monteiro Lobato Nome: Bianca Araújo Série do integral: 5º ano Professora: Cristiane

2 Monteiro Lobato biografia
Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Pica pau Amarelo (1939).

3 Imagens

4 Músicas Marmelada de banana Bananada de goiaba Goiabada de marmelo Sítio do Pica-pau Amarelo (bis) Boneca de pano é gente Sabugo de milho é gente O sol nascente é tão belo Sítio do Pica-pau Amarelo (bis) Rios de prata piratas Voo sideral na mata Universo paralelo Sítio do Pica-pau Amarelo (bis) No país da fantasia Num estado de euforia Cidade Polichinelo Sítio do Pica-pau Amarelo

5 Livros

6 Resumo do livro O livro inicia-se com Emília, a boneca falante, resolvendo escrever suas memórias e relatando essa ideia a Dona Benta, avó de Narizinho e Pedrinho. Ao ouvir a pretensão de Emília, Dona Benta indaga a boneca se esta sabia o significado de memórias. A partir daí as duas envolvem-se em uma divagação acerca do que seria verdade e o que seria mentira, partindo do pressuposto de que os autores de memórias mentem para que elas fiquem mais interessantes, e concluem que “verdade é uma espécie de mentira bem pregada, das que ninguém desconfia”. Percebe-se aí uma crítica à sociedade como um todo, baseada em mentiras e interesses, tão comuns na época quanto o são hoje. A boneca é uma espécie de encarnação da antimentira, pois em nenhum momento aceita não falar a verdade, chegando muitas vezes a parecer mal-educada ou rude por dizer o que pensa. Emília não liga para as conveniências, fala aquilo que lhe vem à cabeça, sem medo de ofender. Pode-se até discutir a forma como certas verdades devem ser faladas, mas não se pode negar que a boneca fala o que muitas pessoas pensam. Excetuam-se os casos em que ela transmite certas ideias preconceituosas a nosso olhar de hoje, porém, como se sabe, tais perspectivas devem ser inseridas no universo ideológico da época e contrastadas com outras mais avançadas em relação ao seu tempo (como o próprio comportamento questionador e irreverente da boneca). Tais perspectivas – ideologicamente aceitáveis ou não – podem ser utilizadas para mostrar aos alunos a historicidade e a efemeridade das ideias, ou seja, é um reflexo do pensamento da época em que o livro foi escrito e, portanto, aquilo que se apresenta preconceituoso é fruto da época e deve ser ultrapassado.


Carregar ppt "Nome: Bianca Araújo Série do integral: 5º ano Professora: Cristiane"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google