A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Introdução Antigos Cordas de nylon

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Introdução Antigos Cordas de nylon"— Transcrição da apresentação:

1 6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Introdução Antigos Cordas de nylon
Cordas de aço Étnicos Elétricos Posteriormente trasnformados em links, que remeterão às telas seguintes. E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC, produzido por: Cristina Tourinho, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, maio de 2008.

2 6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Introdução
Muitos são os instrumentos que deram origem ao violão. Com o passar dos anos, instrumentos de cordas dedilhadas ou plectradas (tocadas com plectro, ou palheta) tiveram grande popularidade e foram sofrendo alterações ao longo do tempo, afim de se adequarem às necessidades da música de cada época. Além disso, a evolução tecnológica fez com que os instrumentos ganhassem novas possibilidades de construção e exploração sonora, ganhando novas sonoridades e técnicas de execução. De instrumentos antigos, como o alaúde, até a mais moderna das guitarras, existe uma gama imensa de instrumentos de cordas dedilhadas que, apesar de muitas diferenças em virtude da época em que foram construídos, possuem características em comum, que nos permitem traçar um panorama tanto histórico quanto étnico da utilização destes em diferentes gêneros e grupos musicais. Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC, produzido por: Cristina Tourinho, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, maio de 2008.

3 6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Antigos
Teorba: trata-se de um instrumento da família do alaúde, desenvolvido em Florença (Itália) no século XVI. O exemplo mais típico contém seis cordas duplas (ordens) tocadas normalmente (utilizando mão esquerda e direita) e mais 8 baixos que só são tocados como cordas soltas, pois não ficam posicionados sobre a escala. Orpharion: é um instrumento de cordas da Renascença, desenvolvido na Inglaterra na segunda metade do século XVI. Apresenta nove ordens e sua afinação é similar à afinação do alaúde. Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC, produzido por: Cristina Tourinho, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, maio de 2008.

4 6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Cordas de nylon
Violão de sete cordas: é utilizado principalmente em grupos de Samba e Choro. Por conter uma corda a mais no registro grave (em relação ao violão clássico), nele é executada a chamada baixaria, ou seja, as linhas melódicas de sustentação harmônica, mais graves, das músicas. Violão de oito cordas: não é tradicional de nenhum gênero específico de música; mas é utilizado por alguns músicos, tanto da música popular quanto da música erudita. Por ter mais cordas, este violão é construído com o braço mais largo. Em relação ao violão clássico, as duas cordas a mais estão num registro mais grave, ou uma mais grave e outra mais aguda. Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC, produzido por: Cristina Tourinho, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, maio de 2008.

5 6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Cordas de aço
Violão Folk: é um tipo de violão utilizado basicamente para a execução de música popular. É o violão de cordas de aço mais utilizado por músicos de Rock, Blues e outros gêneros populares. Se diferencia do violão clássico por não ter exatamente o mesmo formato do corpo (o que acarreta diferenças na construção interna do instrumento) e, de um modo geral, por apresentar um escudo no corpo (detalhe de acabamento feito geralmente de plástico, colado logo abaixo da boca do instrumento). Violão de 12 cordas: este tipo de violão apresenta uma variedade muito grande de possibilidades de construção e de formato de corpo. No Violão de 12 Cordas, estas aparecem dispostas em seis duplas. A afinação dos dois pares mais agudos é na mesma nota, em uníssono; nos pares restantes, as cordas são afinadas também na mesma nota, mas com diferença de uma oitava. Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC, produzido por: Cristina Tourinho, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, maio de 2008.

6 6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Étnicos
Viola Caipira: este instrumento recebe este nome porque é utilizado, tradicionalmente, como instrumento acompanhador da música feita no interior dos estados das regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Caipira é o adjetivo que se dá para pessoas e coisas oriundas desta região. Este instrumento tem como principal característica a utilização de dez cordas, dispostas em cinco pares. A Viola Caipira apresenta diversas possibilidades de afinação. De uma forma geral, as afinações utilizadas originam acordes (tocadas as cordas soltas, soa um acorde perfeito maior ou menor), por isso sendo chamadas abertas. Desta forma, na execução utiliza-se muito as cordas soltas do instrumento, dando assim uma característica bastante peculiar na sua sonoridade. Cavaquinho: é um instrumento de origem portuguesa, utilizado na música popular. Naquele país, também é chamado de Braguinha, Braga, Machete, Machetinho ou Machete-de-braga. No Brasil , tornou-se um dos instrumentos características do Choro, do Samba e do Pagode. O Cavaquinho é um instrumento bastante pequeno e possui um registro agudo. Possui quatro cordas, que podem apresentar diferentes afinações; todavia, a afinação mais comum é ré-sol-si-ré. Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC, produzido por: Cristina Tourinho, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, maio de 2008.

7 6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Elétricos
Guitarra: diferente do violão, que possui uma caixa de ressonância para que o som produzido seja amplificado, a guitarra é um instrumento que depende de captadores e amplificadores para ter o seu som projetado. Por ter que, necessariamente, passar por um equipamento de amplificação, raramente a guitarra é utilizada com o seu som original (dito limpo). O mais comum é que esse som seja manipulado através de efeitos. Apesar de serem dois instrumentos diferentes e possuírem técnicas de execução distintas, o Violão e a Guitarra tem muitas semelhanças entre si. A principal delas é a afinação, que é a mesma para os dois instrumentos. Esse fato faz com que padrões de acordes e escalas também sejam os mesmos nos dois instrumentos. Contrabaixo Elétrico: também chamado de Baixo, este instrumento tem, em termos de captação e amplificação do som, as mesmas características da guitarra. O formato dos dois instrumentos também é bastante similar. A diferença se dá pelo fato de que o baixo emite notas mais graves e por isso apresenta um braço mais longo e cordas mais grossas. O modelo mais comum de baixo é o de quatro cordas. Entretanto, são bastante utilizados os de cinco e seis cordas. A afinação do instrumento é a mesma da guitarra (mi-la-ré-sol, no caso dos baixos de quatro cordas, acrescidos das notas si e mi no caso dos instrumentos de cinco e seis cordas, respectivamente. Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC, produzido por: Cristina Tourinho, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, maio de 2008.


Carregar ppt "6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Introdução Antigos Cordas de nylon"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google