A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Impermeabilização como Forma de Proteção das Estruturas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Impermeabilização como Forma de Proteção das Estruturas"— Transcrição da apresentação:

1 Impermeabilização como Forma de Proteção das Estruturas

2 Impermeabilização é matéria e atividade complexa

3 ESCOLHA DE UM SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÂO Impermeabilizar é impedir a passagem da água para dentro das edificações ou de dentro dos locais construídos para armazená-las (p.e. cx d’água). Para tanto, utiliza-se alguns sistemas de impermeabilização que variam de acordo com o tipo e finalidade das estruturas e também de acordo com a solicitação a que estão sujeitas estas estruturas.

4 A infiltração de água acarreta uma série de consequências patológicas

5 Causas de patologias: falta de impermeabilização, escolha de materiais inadequados, dimensionamento inadequado para o escoamento das águas pluviais, entre outros

6 Pontos por onde a água entra: telhados, jardineiras, rejuntes, janelas e vitros, entre outros

7 Origem de falhas na impermeabilização:
Falta ou falha de Projeto de Impermeabilização; Mão-de-obra não qualificada; Uso de materiais não normalizados; Preparação inadequada do substrato; Caimentos insuficientes; Transito não previsto sobre a impermeabilização ou revestimento inadequado

8

9 Exemplos de Projetos de Impermeabilização
IMPERMEABILIZAÇÃO DE TUBULAÇÃO EMERGENTE

10 IMPERMEABILIZAÇÃO DE RALO

11 IMPERMEABILIZAÇÃO DE CAIXA DE PASSAGEM

12 IMPERMEABILIZAÇÃO DE POÇO DE ELEVADOR

13 IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO

14 IMPERMEABILIZAÇÃO DE CORTINA EXISTENTE

15 IMPERMEABILIZAÇÃO DE RODAPÉ E ALVENARIA

16 IMPERMEABILIZAÇÃO DE BACIA SANITÁRIA

17 De acordo com a atuação da água sobre o elemento da construção:
As impermeabilizações podem ser classificadas em duas formas principais De acordo com a atuação da água sobre o elemento da construção: contra água de percolação, contra água com pressão e contra umidade por capilaridade 2. De acordo com o comportamento físico do elemento da construção: onde se prevê a ocorrência de trincas e fissuras, e elementos da construção não sujeitos a fissuramento e trincas

18 Atuação da Água (ex. 1) e Comportamento Físico (ex. 2):
Exemplo 1

19 Métodos de Impermeabilização
O mercado classifica os métodos de impermeabilização em duas categorias de acordo com o seu comportamento e forma de aplicação: Sistema rígido, formado por aditivos de ação hidrofugante para o concreto e argamassa (estearatos, silicatos etc.); e Sistema flexível onde se enquadram os produtos pré-fabricados (mantas asfálticas) e os moldados no local (asfaltos e emulsões aplicados a quente ou a frio).

20 Impermeabilização Rígida
A impermeabilização rígida é aquela que torna a área aplicada impermeável pela inclusão de aditivos químicos, aliado à correta granulometria dos agregados e redução da porosidade do elemento, entre outros.

21 Impermeabilização Flexível
Impermeabilização flexível compreende o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas sujeitas à fissuração que podem ser divididos em dois tipos: moldados no local, chamados de membranas e também os pré-fabricados, chamados de mantas.  Os materiais utilizados para impermeabilização flexível são compostos geralmente por elastômeros e polímeros. O sistema moldado no local pode ser aplicado a quente, como os asfaltos em bloco, ou aplicado a frio, como as emulsões e soluções, e possuem espessuras variadas. Exigem aplicação em camadas superpostas, sendo observado para cada produto, um tempo de secagem diferenciado. Os sistemas pré-fabricados, como a manta asfáltica, possuem espessuras definidas e controladas pelo processo industrial, podendo ser aplicados normalmente em uma única camada. .

22 Exemplos Impermeabilização Flexível

23 • Reservatórios de água superior; • Varandas, terraços e coberturas;
O sistema flexível de impermeabilização é normalmente empregado em locais tais como: • Reservatórios de água superior; • Varandas, terraços e coberturas; • Lajes maciças, mistas ou pré-moldadas; • Piscinas suspensas e espelhos d’água; • Calhas de grandes dimensões; • Galerias de trens; • Pisos frios (banheiros, cozinhas, áreas de serviço).

24 Impermeabilização Flexível

25 Resumo das Soluções para Impermeabilização


Carregar ppt "Impermeabilização como Forma de Proteção das Estruturas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google