A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIOLOGIA JURÍDICA OBJETIVO DA SOCIOLOGIA JURÍDICA SEGUNDO ÉMILE DURKHEIM: INVESTIGAR COMO AS REGRAS JURÍDICAS SE CONSTITUÍRAM; O MODO COMO AS NORMAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA JURÍDICA OBJETIVO DA SOCIOLOGIA JURÍDICA SEGUNDO ÉMILE DURKHEIM: INVESTIGAR COMO AS REGRAS JURÍDICAS SE CONSTITUÍRAM; O MODO COMO AS NORMAS."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA JURÍDICA OBJETIVO DA SOCIOLOGIA JURÍDICA SEGUNDO ÉMILE DURKHEIM: INVESTIGAR COMO AS REGRAS JURÍDICAS SE CONSTITUÍRAM; O MODO COMO AS NORMAS JURÍDICAS FUNCIONAM NA SOCIEDADE.

2 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
CONCEITOS PRELIMINARES: 1. Validade: “válido é aquilo que está revestido de todos os seus requisitos legais”.

3 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES: 1. VALIDADE: “VÁLIDO É AQUILO QUE ESTÁ REVESTIDO DE TODOS OS SEUS REQUISITOS LEGAIS”. 2. EFICÁCIA: FORÇA DO ATO VÁLIDO PARA PRODUZIR OS EFEITOS DESEJADOS.

4 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
ASPECTOS SOCIOLÓGICOS DA EFICÁCIA DA NORMA JURÍDICA E DOS SEUS EFEITOS.

5 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
EFEITOS DA NORMA JURÍDICA = TODOS E QUAISQUER RESULTADOS PRODUZIDOS PELA NORMA. A PRÓPRIA EXISTÊNCIA DA NORMA JÁ PRODUZ EFEITOS. EFEITOS: NEGATIVOS OU POSITIVOS.

6 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
EFICÁCIA DA LEI: LEI EFICAZ É AQUELA QUE TEM FORÇA PARA PRODUZIR OS SEUS EFEITOS SOCIAIS; LEI EFICAZ É AQUELA QUE ATINGE SEUS OBJETIVOS; LEI EFICAZ É AQUELA QUE ESTÁ AJUSTADA ÀS NECESSIDADES DA SOCIEDADE.

7 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
RELAÇÃO ENTRE O LEGISLADOR E A SOCIOLOGIA JURÍDICA: TAREFA DO LEGISLADOR: ELABORAR NORMAS ADEQUADAS ÀS NECESSIDADES DA SOCIEDADE; TAREFA DA SOCIOLOGIA: FORNECER AO LEGISLADOR OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA ELABORAÇÃO DA NORMA.

8 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
TAREFA DO LEGISLADOR: AJUSTAR O DIREITO POSITIVO À REALIDADE SOCIAL. CASO O LEGISLADOR NÃO ELABORE LEIS AJUSTADAS À REALIDADE SOCIAL IRÁ GERAR UMA LEI INEFICAZ. A EFICÁCIA É UM DOS EFEITOS DA LEI.

9 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
CAUSAS DA INEFICÁCIA DA LEI DIANTE DOS FATOS: 1. DESATUALIZAÇÃO DAS LEIS; ex. adultério (crime previsto no Código Penal com detenção de 15 dias a seis meses, lei revogada em 2005).

10 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
CAUSAS DA INEFICÁCIA DA LEI DIANTE DOS FATOS: 2. TENTATIVA DO LEGISLADOR DE ANTECIPAR INSTITUIÇÕES;

11 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
CAUSAS DA INEFICÁCIA DA LEI DIANTE DOS FATOS: 3. FALÊNCIA DO LEGISLADOR DIANTE DAS FORÇAS DO MISONEÍSMO.

12 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
EFEITOS POSITIVOS DA LEI: SÃO OS RESULTADOS COMPATÍVEIS COM OS INTERESSES SOCIAIS; EFEITOS NEGATIVOS DA LEI: SÃO OS RESULTADOS CONTRÁRIOS AOS INTERESSES DA SOCIEDADE.

13 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
NORMA EFICAZ: PRODUZ, GERALMENTE, EFEITOS POSITIVOS. PRINCIPAIS EFEITOS POSITIVOS DA NORMA: 1. FUNÇÃO DE CONTROLE SOCIAL; 2. FUNÇÃO EDUCATIVA; 3. FUNÇÃO CONSERVADORA; 4. FUNÇÃO TRANSFORMADORA.

14 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
EFEITO POSITIVO DA NORMA: CONTROLE SOCIAL: REFERE-SE AO PODER QUE A NORMA POSSUI DE PREVENIR CONFLITOS (COAÇÃO PSICOLÓGICA, INTIMIDAÇÃO, AMEAÇA DE UMA PENA AO TRANSGRESSOR)

15 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
EFEITO POSITIVO DA NORMA: FUNÇÃO EDUCATIVA DERIVADA DA OBRIGATORIEDADE DE DIVULGAR, PUBLICAR A LEI PARA QUE SEJA CONHECIDA PELO GRUPO E TRANSMITIDA AOS DEMAIS.

16 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
EFEITO POSITIVO DA NORMA: FUNÇÃO CONSERVADORA REFERE-SE À TUTELA DE DETERMINADOS BENS DA VIDA SOCIAL COMO A FAMÍLIA, RELIGIÃO, ESTADO, VIDA ...

17 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
EFEITO POSITIVO DA NORMA: FUNÇÃO TRANSFORMADORA ESTABELECIMENTO DE NOVAS DIRETRIZES E NOVOS PRINCÍPIOS. EX. SISTEMA PRISIONAL (REFORMA PENITENCIÁRIA), LEIS TRABALHISTAS; LEI CONTRA O RACISMO; LEI DE COTAS ...

18 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
EFEITOS NEGATIVOS DA NORMA: 1. QUANDO É INEFICAZ; 2. QUANDO HÁ OMISSÃO DA AUTORIDADE PARA APLICÁ-LA; 3. QUANDO INEXISTE ESTRUTURA ADEQUADA À APLICAÇÃO DA LEI.

19 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
EFEITOS NEGATIVOS DA NORMA: LEI INEFICAZ É A LEI ULTRAPASSADA, EX. JOGO DO BICHO; CONSEQUÊNCIA: DESCRÉDITO DAS DEMAIS LEIS.

20 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
EFEITOS NEGATIVOS DA NORMA GERADOS PELA OMISSÃO DAS AUTORIDADES; CONSEQUÊNCIA: DILUIÇÃO DA FUNÇÃO PREVENTIVA E ESTÍMULO ÀS NOVAS TRANSGRESSÕES.

21 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
EFEITOS NEGATIVOS DA NORMA GERADOS PELA FALTA DE ESTRUTURA ADEQUADA À APLICAÇÃO DA LEI; CONSEQUÊNCIA: TRANSGRESSÃO SEM PUNIÇÃO E ESTÍMULO À ILICITUDE.

22 EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS.
UMA FRASE DE MONTESQUIEU PARA PENSAR: “QUANDO VOU A DETERMINADO PAÍS, NÃO INDAGO SE AÍ HÁ LEIS BOAS, PORQUE LEIS BOAS HÁ EM TODA PARTE, MAS SIM SE AS EXECUTAM”.


Carregar ppt "SOCIOLOGIA JURÍDICA OBJETIVO DA SOCIOLOGIA JURÍDICA SEGUNDO ÉMILE DURKHEIM: INVESTIGAR COMO AS REGRAS JURÍDICAS SE CONSTITUÍRAM; O MODO COMO AS NORMAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google