A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de Deus nos ajuda a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Deixe seguir automaticamente

3 Seguir...

4 "Vinde Espírito Santo" Celebramos hoje a festa de PENTECOSTES, a festa final do tempo pascal. As leituras nos falam do fato: Na 1ª Leitura, São Lucas descreve como um fato solene, na festa judaica do Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa. O Espírito Santo transforma profundamente os apóstolos e une numa mesma comunidade povos de todas as raças. Inúmeros ouvintes pedem o Batismo... (At 2,1-11)

5 + O "PENTECOSTES" era uma festa judaica muito antiga, celebrada 50 dias depois da Páscoa. - Inicialmente era uma festa agrícola, que agradecia a colheita do trigo e oferecia as primícias. - Depois passou a celebrar a chegada do Povo ao Monte Sinai, onde recebeu a Lei de Deus (Aliança). * Lucas queria afirmar que na festa judaica da Lei de Moisés, recebemos a nova Lei de Cristo: o Espírito Santo.

6 - Daí apresentar os mesmos fenômenos do Sinai: trovões, vento forte, chamas de fogo... - Várias línguas... a Igreja é destinada a todos os povos, sem barreiras de língua, raça ou nação. No Pentecostes acontece o contrário de BABEL. - Lá ninguém se entende... e se afasta uns dos outros... - Aqui todos formam uma única família, onde todos falam uma língua que todos compreendem.

7 Esse texto apresenta a Igreja como uma comunidade de irmãos reunidos por causa de Cristo, animada pelo Espírito Santo, que testemunha na história o projeto libertador de Jesus. A 2ª leitura, recorda a atuação do Espírito Santo na Comunidade. Os dons provindos do único Espírito não podem criar competição, mas devem servir para promover a unidade... (1 Cor 12,3b-7.12-13)

8 No Evangelho, João situa a recepção do Espírito Santo no anoitecer do dia de Páscoa. (Jo 20,19-23) - O "anoitecer", o "medo", as "portas fechadas", revelam a situação de uma Comunidade desorientada e insegura. - Entretanto, Jesus aparece "no meio deles". Os discípulos redescobrem o seu ponto de referência e recuperam a sua identidade.

9 - Jesus lhes deseja "a paz" ('Shalon'). Significa serenidade, tranqüilidade, confiança, para os discípulos superarem o medo e a insegurança. - Em seguida, Jesus "mostra-lhes as mãos e o lado". São os "sinais" da entrega total e amorosa de Jesus na cruz. - Comunica o Espírito, "soprando" sobre os discípulos. Com o "sopro" de Deus na criação, o homem adquiriu vida. com este "sopro" de Jesus, nasce o Homem Novo.

10 - Finalmente, Jesus explicita a missão dos discípulos: "Como o Pai me enviou... eu também vos envio..." Embora as perspectivas de João e de Lucas sejam diferentes, a finalidade é a mesma. Ambos mostram que o Espírito que sustentou a luta de Jesus para realizar o projeto de Deus é o mesmo Espírito que anima agora as lutas da Comunidade.

11 O Pentecostes continua - Em NOSSA VIDA houve um Pentecostes. Na Crisma, recebemos a Plenitude do Espírito Santo, para nos tornar cristãos adultos e responsáveis na Igreja, assumindo uma missão própria, segundo a nossa vocação. - Na IGREJA : O Espírito Santo é a alma da Igreja. Faz nascer a Igreja e sempre a renova, com seus dons e carismas.

12 - NA MISSÃO: "Como o Pai me enviou, eu também vos envio..." - NA MESMA LINGUAGEM: Todos se entendem... "O Espírito na aurora da Igreja deu a todas as nações o conhecimento da divindade e reuniu a variedade das línguas na confissão da mesma fé". (Prefácio) O Espírito Santo continua presente em nós e em nossas comunidades. Fiquemos atentos a seus apelos, indicações e questionamentos.

13 Que Ele ilumine nossos passos, nosso agir e nossas escolhas. Que Ele nos dê coragem e alegria para sermos verdadeiros DISCÍPULOS e MISSIONÁRIOS de Cristo. Para isso, invoquemos: "Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra". Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS 11.05.2008

14 http://www.buscandonovasaguas.com acesse este endereço: Você está convidado a visitar o site do autor e desfrutar de outras mensagens como estas!


Carregar ppt "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google