A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARCOS 14:1-11. Introdução Os trechos paralelos dos Evangelhos sinópticos (Mateus-Marcos-Lucas). Rumo ao Calvário: o centro do Evangelho O trecho de Marcos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARCOS 14:1-11. Introdução Os trechos paralelos dos Evangelhos sinópticos (Mateus-Marcos-Lucas). Rumo ao Calvário: o centro do Evangelho O trecho de Marcos."— Transcrição da apresentação:

1 MARCOS 14:1-11

2 Introdução Os trechos paralelos dos Evangelhos sinópticos (Mateus-Marcos-Lucas). Rumo ao Calvário: o centro do Evangelho O trecho de Marcos 14.1 até 16.8 é um grande sanduíche com várias camadas de recheio sobrepostas. Nosso trecho de 14:1-11 é um sanduíche simples {pão-recheio-pão}.

3 1ª Parte do Sanduíche: A anatomia de uma traição 1 (Marcos 14.1,2)

4 Uma turminha do mal (v.1b). Seu plano não era novo: matar Jesus (3:6; 12:7). O ódio aumentava. Resumindo o plano: Matar Jesus depois da festa da páscoa. O plano fracassou (Mt 26:1-5).

5 Mateus 26:1-5 Tendo Jesus acabado todos estes ensinamentos, disse a seus discípulos: Sabeis que daqui a dois dias celebrar-se-á a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado. Então os principais sacerdotes e os anciãos do povo reuniram no palácio do sumo sacerdote, chamado Caifás; e deliberaram prender Jesus, à traição, e matá-lo. Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo.

6 O recheio do Sanduíche: Uma história de amor e devoção (Marcos )

7 Relatos paralelos Um flashback Por que Marcos incrementa esse recheio ao sanduíche? Poderia ser porque o melhor da natureza humana, diante do que Deus, em sua maravilhosa graça fez por ela, torna-se ainda mais radiante quando é contrastado com o que há de pior nela (Hendriksen).

8 UM ACONTECIMENTO INUSITADO EM BETÂNIA (vs.3-5) Jantar Adoração Prejuízo

9 A ATITUDE DE JESUS PARA COM MARIA (v.6-9) Ele a protege (v.6a). Ele a elogia (v.6b). Ele decreta que sua atitude jamais será esquecida (v.9).

10 2ª Parte do Sanduíche: A anatomia de uma traição 2 (Marcos 14.10,11)

11 Após o flashback, de volta a cena do crime (v.10). Uma ótima e inesperada oferta (v.11). O que leva alguém a agir assim?

12 ALGUNS DESAFIOS

13 Não subestimemos o arsenal de iniquidade residente em nosso coração, pois, por natureza, não somos melhores que Judas. Essa é uma das razões pela qual devemos continuamente buscar ao Senhor, não deixando também de apresentar nossos queridos a Ele.

14 Cuidado com a falsa religião que geralmente se preocupa demais com as finanças, mas que no fundo não passa de triste traição ao evangelho de Cristo!

15 Confiemos no Senhor e na sua soberania. Deus jamais perde o controle de cada situação e nenhum dos seus planos pode ser frustrado, mesmo que a maldade pareça prevalecer.

16 Queres que o Senhor te defenda, então se entregue a Ele e não confie na força do teu braço!

17 Queres que o Senhor aceite a tua vida como perfume puro? Então arrisque a sua reputação pela causa de Cristo. Ouse ser zombado e ridicularizado pelo Evangelho. Tenha a coragem de confessá- lo publicamente e isso será oferta agradável ao Senhor.

18 Assim como os olhos de Maria estavam fixos no Calvário, na morte do Cristo que precisava ser ungido para a sepultura, assim também os verdadeiros filhos de Deus devem aprender a ouvir a mensagem da cruz e a adorar o Cristo ressuscitado para que seus atos ganhem lembrança eterna.

19


Carregar ppt "MARCOS 14:1-11. Introdução Os trechos paralelos dos Evangelhos sinópticos (Mateus-Marcos-Lucas). Rumo ao Calvário: o centro do Evangelho O trecho de Marcos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google