A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Discipulado cristão na Carta aos Gálatas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Discipulado cristão na Carta aos Gálatas"— Transcrição da apresentação:

1 Discipulado cristão na Carta aos Gálatas
Estudo 06 Discipulado cristão na Carta aos Gálatas Gálatas 5 e 6 “Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”

2 Introdução Estamos seguindo a ordem de classificação das cartas de Paulo no NT. Já estudamos o discipulado nas cartas aos romanos (ano 60) e aos coríntios (52/54). Esta carta foi a 1a.a ser escrita (Ano 50/51).

3 Introdução I A região da Galácia foi visitada por Paulo em sua primeira viagem nos anos 49/50. Era a região que compunha o norte da Ásia Menor (Galácia, Ponto, Capadócia e Bitínia) a Turquia atual. Vejam o mapa:

4 Turquia Atual Antioquia Mar Mediterrâneo Chipre 1.a Viagem Missionária
Icônio Antioquia (Pisídia) Antioquia Listra Derbe Mar Mediterrâneo Chipre Selêucia Salamina Pafos Atalia Perge 1.a Viagem Missionária At 13 & 14 Turquia Atual Satellite Image - NASA © EBibleTeacher.com

5 Introdução II Foi a primeira carta, escrita provavelmente no intervalo entre as 1a. e a 2a. viagem, pois Paulo se preocupou com as notícias que ouviu, tanto que na 2a. viagem vai passar por toda a região novamente.

6 Introdução III A razão da carta está bem expressa no versículo 6 do primeiro capítulo: “Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho”

7 Introdução IV Sim, o apóstolo se preocupava que o exercício de seu discipulado na Galácia estivesse fracassando pelo afastamento dos discípulos que ali treinara para outro evangelho que não o de Cristo.

8 Introdução IV É isto exatamente que vamos estudar hoje: o cuidado que deve ter o discipulador pela fidelidade e crescimento cristão dos discipulandos. O bom discipulador acompanha os seus discipulandos.

9 Com as Bíblias abertas vamos agora acompanhar os conselhos que o apóstolo vai transmitir aos seus discípulos na Galácia de ontem e a nós no mundo de hoje.

10 Não mais a circuncisão, mas a fé.
Parte I - Gl 5.1-5 Os crentes da Galácia estavam se deixando perverter pelas velhas formas da lei dos judeus. Ele chama atenção para a liberdade em Cristo que agora desfrutavam. Não mais a circuncisão, mas a fé.

11 Parte II - Gl Chamando a atenção dos gentios convertidos ao cristianismo para a liberdade que desfrutavam em Cristo, ele também os adverte que por causa desta nova situação, não podiam dar lugar ao pecado.

12 Parte III-Gl Neste sentido destaca para os gálatas quais são as obras da carne que deviam evitar. São 16: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, facções, dissensões, partidos, invejas, bebedices, orgias e coisas semelhantes.

13 Parte IV-Gl Para em contraposição a tais frutos do pecado, apresentar então, o fruto do Espírito que se expressa de 9 formas na vida do verdadeiro discípulo de Cristo: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio

14 ”Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”
Parte V-Gl Para culminar a lição com a vitória do crente sobre o pecado por meio da presença do Espírito Santo em seu íntimo. Daí o texto áureo: ”Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”

15 Parte VI-Gl 6.1-9 Suas recomendações finais são essenciais para o exercício do bom discipulado: Como corrigir o irmão, o exercício da solidariedade, a humildade de espírito, a busca pela prática do bem, enfim.

16 As marcas do discipulado cristão: Humildade de espírito (v.11-16)
Parte VII-Gl As marcas do discipulado cristão: Bondade (v.10) Humildade de espírito (v.11-16) A marca do crente: “Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.”

17 Você se sente livre em Cristo? O que é isto?...
Conclusão Você se sente livre em Cristo? O que é isto?... Você consegue superar o ataque das obras do mal? E quanto ao fruto do Espírito, você o experimenta? Que marcas de Cristo você leva para o mundo?


Carregar ppt "Discipulado cristão na Carta aos Gálatas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google